Salão Náutico Internacional de Barcelona expande-se para os superiates numa edição mais exclusiva

0

O evento cresce em escala e oferece uma seleção e experiência premium destinada a atrair compradores de topo

Pela primeira vez, o cais de Barcelona junta-se à área expositiva do Port Vell para acolher embarcações de maior dimensão. O Salão Náutico Internacional de Barcelona inicia este mês de outubro uma nova viagem com o objetivo de aumentar a qualidade e a variedade da sua oferta e proporcionar uma experiência premium a um público mais exclusivo. Para isso, o principal evento náutico de Espanha apresentará a maior frota de grandes iates dos últimos anos, estendendo o espaço de exposição até ao cais de Barcelona, com barcos de estaleiros de referência e estreias internacionais, e introduzindo espaços de alta gastronomia, como o Village, ponto de encontro social e empresarial do salão.

Organizado pela Fira de Barcelona com a colaboração da Associação Nacional de Empresas Náuticas (ANEN), a 62.ª edição do Salão Náutico Internacional de Barcelona decorrerá de 8 a 12 de outubro. Estarão presentes cerca de 200 expositores e aproximadamente o mesmo número de embarcações, das quais 130 estarão em exposição flutuante, mostrando as mais recentes novidades da indústria através de uma variedade de modelos maior do que nunca.

O evento contará com a presença de estaleiros de referência mundial como a Brunswick e o grupo Beneteau, bem como de marcas prestigiadas como Absolute, Azimut, Bluegame, De Antonio Yachts, Excess, Fyord, Garmin, Girbau, Jeanneau, Pardo, Leopard, Fountaine Pajot, Lagoon, Movilmotors, Nuva, Touron, Recambios Marinos, Rodman, Sasga, Sealine, Sessa, Solaris, Solé, X-Yacht, Yamaha, Zephir e Zodiac.

Entre as novidades deste ano contam-se as participações da Sunreef, Horizon, Kawasaki e Pearl. Estarão também presentes novos estaleiros espanhóis, como Kumbra, Level, Maxim ou Cleemenss, e os italianos Explorer e Rio Yachts, todos a estrearem-se na edição de 2025.

Os expositores apresentarão as últimas novidades em tecnologia, design, eficiência e sustentabilidade. Destaca-se a estreia mundial do novo modelo Horizon FD100, com 31 metros de comprimento.

No geral, o evento cresce em número de marcas e fabricantes de embarcações, bem como na variedade de modelos e nas dimensões, sendo que 24% da frota será composta por iates entre 16 e 30 metros. Para isso, o cais de Barcelona junta-se pela primeira vez à oferta do evento, que inclui também o Moll de la Fusta e trechos dos cais España, Dipòsit e Sota Muralla (Marina Port Vell). Os visitantes poderão fazer um percurso de 360º pela exposição através de um barco-shuttle elétrico da De Antonio Yachts, que ligará os cais de Barcelona e España.

Mudança de Rumo
O presidente do salão, Luis Conde, afirmou “Esta edição marca um ponto de viragem na história do salão, pois estamos empenhados numa melhoria substancial da qualidade geral do evento. Por isso teremos embarcações maiores e conteúdos mais exclusivos, como o Village, que estreia em 2025.

Sob o tema “The Boatique”, esta edição inaugura uma nova era para o Salão Náutico, resultado de um Plano Estratégico que visa, num prazo de três anos, elevar a qualidade da oferta para atrair os principais compradores nacionais e internacionais.

O diretor do evento, Josep Antoni Llopart, acrescentou “O nosso objetivo é reposicionar-nos no calendário internacional como um evento de topo, no prazo máximo de três anos, com uma maior presença de empresas líderes internacionais que apresentarão em Barcelona as suas mais recentes novidades.

O Village: o Coração do Salão
Na mesma linha, o Salão Náutico lança um novo espaço concebido para os visitantes mais exclusivos. No cais das Drassanes, perto da zona do Portal de la Pau, será instalado um Village de 2.500 m² que funcionará como epicentro social para visitantes, compradores, expositores e profissionais, acolhendo ações promocionais e contactos de negócio. Empresas como a CaixaBank, Occident, Espígul Imobiliária, Land Rover Quadis e Tara terão espaços dedicados.

O serviço de catering estará a cargo do Le Chef Catering, que apresentará um menu de degustação de seis pratos com ingredientes do mar, criado pelo conceituado chef sevilhano Rafa Zafra, responsável por restaurantes em Barcelona, Madrid, Ibiza e Monte Carlo. A oferta gastronómica será completada por um Open Bar com tapas de elevada qualidade.

Sustentabilidade e Economia Azul
O Edifici Terminal Drassanes acolherá o programa de conferências Ágora-Port para profissionais, de 8 a 11 de outubro, coordenado pelo Porto de Barcelona. Durante quatro dias, mais de 30 sessões – incluindo apresentações e mesas-redondas – reunirão mais de 100 especialistas para debater temas relacionados com inovação, sustentabilidade e promoção da economia azul.

Os temas em discussão vão desde experiências de gestão portuária inovadora e sustentável, à eletrificação de navios e navegação de zero emissões, às oportunidades da Inteligência Artificial, ao uso da robótica marinha na investigação oceanográfica, manutenção de embarcações e instalações, boas práticas de navegação responsável e implementação de plataformas digitais para planear travessias com grandes iates.

Entre os oradores estarão o diretor do Port Vell de Barcelona, David Pino; o presidente do Porto de Tânger (Marrocos), Mohamed Ounaya; o gestor da Seabots, Pau Guasch; o presidente da Marinas de España, Tomás Azcárate; a diretora-geral de Portos da Generalitat, Esther Roca; a diretora do Instituto Náutico de Barcelona, Mireia Latre; e a cofundadora da Ocean Estructures, Mireia de Mas.

Setor Estratégico
Mais do que um estilo de vida, a náutica é também um setor económico estratégico.
As atividades náuticas são um importante motor da economia azul, que atravessa um momento de profunda transformação, e iniciativas como as que serão apresentadas na próxima edição do Salão Náutico de Barcelona são um estímulo importante para reforçar a inovação, a internacionalização e a competitividade das nossas empresas”, afirma Jordi Carrasco, diretor-geral da ANEN.

O mercado de embarcações de recreio em Espanha registou um total de 4.084 novas inscrições entre janeiro e agosto de 2025. Este valor representa uma diminuição de 5,3% face ao mesmo período de 2024, segundo dados da ANEN baseados nos registos da Direção-Geral da Marinha Mercante.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta