Na sequência da participação no Mónaco Yacht Show 2025, que decorre de 24 a 27 de setembro, o Turismo da Arábia Saudita reforça a sua posição como epicentro mundial dos desportos náuticos. Num evento marcado pela excelência e inovação, a Arábia Saudita esteve presente numa das maiores montras de super iates do mundo.
Com 1.800 km de costa banhada pelo Mar Vermelho, a Arábia Saudita reinventa o futuro da navegação de luxo. Entre marinas de classe mundial e clubes náuticos exclusivos, o país transforma-se num verdadeiro porto global para super iates. E enquanto no Mediterrâneo a temporada de navegação está a terminar com a chegada do Inverno, a Arábia Saudita afirma-se como um destino emergente para navegar e explorar ecossistemas marinhos diversos.
Nesse sentido, novos clubes náuticos vêm moldar a ascensão da Arábia Saudita no panorama internacional da navegação de luxo:
1. Jeddah Yacht Club & Marina: Primeiro centro de super iates da Arábia
Jeddah Yacht Club (JYC) já está em funcionamento e a definir padrões de excelência. Com 91 zonas de ancoragem, um parque com 440 viaturas e a primeira academia de vela da Arábia Saudita, foi desenhado para se estabelecer como uma das melhores marinas do mundo.
Para além da capacidade de ancoragem, o Jeddah Yacht Club (JYC) conta ainda com o hotel Jeddah Edition, um beach club exclusivo, espaços de bem-estar e relaxamento e um movimentado passeio marítimo com diversas lojas e restaurantes.
Localizado na costa saudita do Mar Vermelho, o Jeddah Yacht Club é a porta de entrada de iates luxuosos no país, funcionando como ponto de partida para viagens ao longo da costa da Arábia Saudita.
2. AMAALA Yacht Club: A Riviera reinventada
O AMAALA Yacht Club, concebido como um destino para todo o ano, prepara-se para se tornar um dos espaços mais exclusivos para a navegação de iates.
Inspirado na arquitetura moderna e integrado no ecossistema de luxo do AMAALA, o clube conta com zonas de ancoragem inovadoras, gastronomia única, programação cultural e artística e espaços de bem-estar.
Localizado em Triple Bay, é muito mais do que uma marina: é um verdadeiro ponto de encontro para os proprietários de iates mais exigentes, com capacidade para rivalizar com destinos icónicos como St. Tropez ou Porto Cervo, enquanto destino de luxo de primeira linha.
3. Bay La Sun Marina & Yacht Club: O Destino de luxo para descontrair Relaxamento e sofisticação no Mar Vermelho saudita
Situado na cidade económica do Rei Abdullah, Bay La Sun é o clube ideal para quem procura o equilíbrio perfeito entre lazer e luxo.
Com zonas de ancoragem para iates privados, acesso a hotéis, pistas de bowling, salões de jogos e desportos aquáticos é a verdadeira Riviera saudita.
Este destino de relaxamento traz diversidade às atividades náuticas, conquistando famílias, jovens marinheiros e todos os que procuram um ambiente descontraído acompanhado pelo luxo das viagens de cruzeiro.
Em conjunto, estes clubes formam uma rede de marinas de classe mundial ao longo dos 1800 km da costa saudita do Mar Vermelho. Com regulamentação simples, processos de entrada unificados e um ecossistema em expansão que inclui centros de mergulho, empresas de aluguer de iates e resorts de luxo, o Mar Vermelho afirma-se como o destino ideal para acolher super iates de todo o mundo.
Estes clubes marítimos, não se limitam a facilitar a ancoragem, são também um polo de atração de proprietários de iates internacionais, investidores e viajantes, posicionando a Arábia Saudita como o grande destino da navegação turística de luxo.