A rota da Economia Azul acaba de ganhar uma nova escala em Mafra. O Fórum Oceano, a ACAP – Divisão Náutica e o Câmara Municipal de Mafra assinaram, na passada semana, um Memorando de Entendimento que marca um novo passo na promoção do desenvolvimento económico sustentável ligado ao mar e à economia azul.
Um dos eixos centrais desta parceria é o desenvolvimento de uma Incubadora de Startups de EconomiaAzul no Concelho de Mafra, baseada num Ecossistema de Inovação Aberta e no fomento de iniciativas de inovação, incubação de startups e aceleração de empresas sustentáveis. Esta incubadora terá como áreas prioritárias setores como a pesca, o surf, as Energias Renováveis, a biotecnologia, entre outros.
O acordo reflete a vontade das três entidades em estreitar laços, partilhar conhecimento e reforçar a cooperação técnica num momento em que o Município de Mafra estrutura a sua Política Pública de Economia Azul, em articulação com empresas, organismos governamentais, universidades e sociedade civil.
O Memorando foi assinado em representação do Fórum Oceano pelo Presidente Carlos Costa Pina, em representação do Município de Mafra por Hugo Moreira Luís e em representação da ACAP – Divisão Náutica por Hélder Pedro.
Para Carlos Costa Pina, Presidente do Fórum Oceano, “esta parceria representa um passo decisivo para consolidar a Economia Azul como um motor de inovação e desenvolvimento sustentável em Portugal. A incubadora de Mafra vai criar condições para o aparecimento de novas ideias e negócios com forte ligação ao mar, capazes de gerar valor económico e social”.
Com esta iniciativa, reforçamos o compromisso azul do Fórum Oceano com a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade, contribuindo para consolidar Portugal como uma referência internacional na Economia Azul. Fonte: Fórum Oceano