Anunciados os vencedores do “Standard Chartered Weather Photographer of the Year 2025”

0

A Royal Meteorological Society anunciou os vencedores da edição deste ano do concurso Standard Chartered Weather Photographer of the Year, que celebra o seu décimo aniversário.

Selecionadas entre mais de 4 000 imagens enviadas por fotógrafos amadores e profissionais de 84 países, as fotografias premiadas foram escolhidas por um painel internacional de especialistas nas áreas da meteorologia e do clima, fotografia e jornalismo, incluindo membros da equipa de meteorologia da ITV.

Além disso, o público votou na sua imagem favorita no site da Royal Meteorological Society. É possível ver todas as fotografias premiadas na galeria de vencedores disponível no site da instituição.

Categoria Principal
O prestigioso título de Standard Chartered Weather Photographer of the Year 2025 foi atribuído a Geshuang Chen e Shuchang Dong, com a fotografia *The Gorgeous Ring*.
O engenheiro e fotógrafo de astronomia Geshuang Chen, da China, comentou “Chovia ligeiramente no Lago Lugu [na província de Yunnan, China]. Lancei o meu drone a 500 metros de altitude, atravessei a cortina de chuva, com a lente virada na direção oposta ao sol, e capturei um arco-íris circular completo — um anel dado pelo sol ao lago.

Os juízes consideraram esta imagem particularmente especial: não apenas uma visão rara de um arco-íris completo, mas também um momento de alinhamento perfeito, com a pequena ilha enquadrada exatamente no centro.
Geshuang Chen e Shuchang Dong recebem um prémio monetário de £5 000.

O segundo lugar na Categoria Principal foi atribuído a Jadwiga Piasecka, do Reino Unido, com a fotografia *Eunice III*, captada num local abrigado em Newhaven, na costa sul britânica, durante a tempestade Eunice, quando o vento soprava a mais de 80 milhas por hora.
Do meu ponto de observação, vi ondas gigantes embaterem contra o paredão, lançando salpicos dramáticos de água no ar… mostrando a verdadeira imensidão da fúria da tempestade”, explica Piasecka.

O terceiro lugar foi atribuído a Lukáš Gallo, da República Checa, com a fotografia *Sky Surfing*, um registo perfeitamente sincronizado de raras nuvens de tipo “fluctus” — formadas quando há uma diferença acentuada de velocidade ou direção do vento entre duas camadas de ar, semelhante à forma como o vento gera ondas no mar.
O resultado é uma série espetacular de ondulações nas nuvens, que se assemelham a ondas oceânicas a rebentar, além de constituírem um aviso visual claro de turbulência.

Categoria Mobile
O título de Standard Chartered Mobile Weather Photographer of the Year foi atribuído a Kyaw Zay Yar Lin, de Myanmar, com a fotografia *Fishing in the Raining Season*.
A imagem capta a urgência de ser surpreendido por uma chuvada repentina — o efeito de desfoque de movimento dos pescadores e da chuva faz o observador sentir-se parte da ação, envolvido na intensidade súbita de uma tempestade tropical.
Kyaw Zay Yar Lin recebe um prémio monetário de £2 500.

O segundo lugar na Categoria Mobile foi para Tamás Kusza, da Eslováquia, com a fotografia *Path to the Heart of the Storm*. Tamás descreve assim o momento da captura “Sabia que um momento especial se aproximava. Segui pela estrada de terra até onde pude — a visão era quase paralisante. Larguei a bicicleta e peguei na câmara. Fiquei ali, frente ao coração da tempestade, onde o poder da natureza se encontrava com a minha própria coragem. Era o momento antes do silêncio. O mundo observava os meus passos em silêncio. Ficaria para capturar a tempestade ou voltaria atrás? Mas eu sabia: sempre estive a caminho da tempestade.”

Categoria Jovem
O título de Standard Chartered Young Weather Photographer of the Year foi atribuído a Alex Cruz, dos Estados Unidos, com a fotografia *Eruption of the Sky*.
Captada de um avião comercial entre Washington D.C. e Orlando (Flórida), a imagem revela uma vista espetacular de uma nuvem de trovoada cor-de-rosa contrastando com o azul profundo do céu.
Estávamos a voar ao lado de uma tempestade com relâmpagos — foi uma visão incrível”, diz o jovem fotógrafo Alex Cruz.
Alex recebe um prémio monetário de £750, além de uma dupla página na revista *The Week Junior Science+Nature* e uma assinatura anual da mesma.

O segundo lugar na Categoria Jovem foi para Ellen Ross, também dos Estados Unidos, com a fotografia *Clear Skies Ahead*.
A jovem fotógrafa explica “Peguei rapidamente no telemóvel do meu pai e tirei a foto — é raro ver uma tempestade tão interessante, especialmente com aquela pequena mancha de céu azul por trás. Acho que representa bons dias que se avizinham.

O juiz Dan Green elogiou “Adoro absolutamente esta fotografia — um drama meteorológico a desenrolar-se sobre o lago. A nitidez da frente da tempestade é excecional, com detalhes fascinantes nas suas margens.

Categoria Clima
Nova nesta edição do concurso, a Categoria Clima foi criada para destacar a ligação entre os padrões meteorológicos e os impactos mais amplos das alterações climáticas, ilustrando como estas transformações globais afetam negócios, pessoas e comunidades.
O vencedor foi Jonah Lange, dos Estados Unidos, com a fotografia *West Texas Special*.
Esta imagem é mais do que um momento dramático de meteorologia “Tudo se está a tornar mais extremo”, disse a meteorologista e juíza Phillipa Drew. “Este é um bom exemplo de um caso extremo. Mostra a vastidão do tempo atmosférico — e como pouco podemos fazer perante isso.”

As alterações climáticas intensificam os fenómenos extremos, transformando paisagens abertas em cenários de tempo volátil e destrutivo.
As secas no oeste do Texas tornam-se cada vez mais frequentes e severas, secando o solo e aumentando a quantidade de poeira solta.
Jonah Lange recebe um prémio monetário de £1 000.

O segundo lugar na Categoria Clima foi atribuído a Maria del Pilar Trigo Bonnin, das Filipinas, com a fotografia *Heading Home*.
O Tufão Rai (localmente chamado *Odette*) devastou a ilha de Siargao, nas Filipinas, em dezembro de 2021.
Maria captou a imagem na garupa de outra mota, enquanto atravessavam a destruição.
O juiz Rezaur Rahman comentou “Sente-se que este é um momento decisivo para estas pessoas.

Este momento silencioso e determinado mostra claramente que os impactos das alterações climáticas não são distantes nem abstratos — já estão a remodelar vidas, paisagens e os lares a que queremos regressar.

Favorito do Público
A fotografia *Sky Surfing* (acima) foi também distinguida como Favorita do Público.
Parabéns a Lukáš Gallo.

Declarações Oficiais
Professora Liz Bentley, Diretora Executiva da Royal Meteorological Society, afirmou “Os meus parabéns a todos os vencedores e finalistas — o nível das fotografias submetidas este ano foi incrivelmente elevado. As imagens retratam de forma extraordinária a beleza e a intensidade do tempo atmosférico e do clima. Desde os efeitos crescentes das tempestades no Texas até à rara visão de um arco-íris completo, vemos o poder do clima através dos olhos de fotógrafos de enorme talento. Estas imagens transmitem uma mensagem urgente: as alterações climáticas estão a ter um impacto profundo a nível global, lembrando-nos da necessidade de uma ação vital. Agradecemos aos nossos parceiros por tornarem possível esta competição no seu décimo ano.

Marisa Drew, Diretora de Sustentabilidade da Standard Chartered, acrescentou “As imagens vencedoras deste ano demonstram o talento incrível dos fotógrafos, profissionais e amadores, cujo trabalho destaca a ligação emocional que a fotografia cria ao sensibilizar para as alterações do nosso clima. Orgulhamo-nos de apoiar este concurso, que reforça a necessidade urgente de adaptação, resposta e resiliência face aos impactos climáticos nos nossos mercados. Parabéns a todos os vencedores e finalistas — e obrigado a todos os participantes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta