Mulder Design e a Flynt Yachts revelam o novo Flynt Revolante 48

0

O estúdio de design holandês Mulder Design e o construtor de iates de luxo Flynt Yachts, liderado pelo fundador, criador de conceitos e perfeccionista do estilo Robert-Jan Sanders, colaboraram no desenvolvimento de um novo dayboat-cum-weekender, o Flynt Revolante 48. O novo modelo assume o papel de navio-almirante da marca Flynt, apresentando um estilo distinto mas discreto e um layout concebido para diferentes tipos de dias no mar. As zonas de convívio no convés foram cuidadosamente planeadas e complementadas por um interior que inclui cozinha, dinette/conversível em cama em V, dois beliches individuais e capacidade total para até quatro pessoas, além de uma casa de banho com duche separado. Um novo casco optimizado garante desempenho e manobrabilidade de precisão.

Com vasta experiência em iates e superiates de todas as dimensões — abrangendo desde o design exterior até à arquitetura naval e engenharia — o estúdio holandês Mulder Design foi o parceiro ideal para o construtor Flynt Yachts, sediado nos Países Baixos, no desenvolvimento de um novo modelo de topo para a sua gama de elegantes dayboats.
O novo modelo, denominado Revolante 48, baseia-se na família existente, composta pelos modelos Speedera 26 e Centura 32, levando-a para um novo patamar — maior, mais versátil e com uma direção ousada em termos de design e performance. A Mulder Design era a escolha natural para esta parceria, tendo colaborado com a Flynt Yachts desde 2024 na reestilização e atualização dos modelos originais para as versões 26 e 32.

Trabalhámos em algumas alterações de design para os modelos mais pequenos e começámos a conversar sobre um dayboat maior, de cerca de 48 pés, que pudesse atrair um público mais vasto, em ambos os lados do Atlântico”, explica Bas Mulder, proprietário e diretor da Mulder Design.
O conceito inicial foi apresentado no início de 2025 e, a partir daí, fomos evoluindo o design em estreita colaboração com o fundador da Flynt Yachts, Robert-Jan Sanders. Refinámos e ajustámos o projeto, desafiando-nos mutuamente ao longo de todo o processo — e o resultado é o Flynt Revolante 48. No início do verão, o design estava pronto.

Uma abordagem equilibrada
O objetivo principal era ampliar o estilo e a filosofia da gama existente, criando um dayboat de maiores dimensões com perfil multifacetado e grande flexibilidade, capaz de se adaptar a diferentes utilizações.
A adição de um interior espaçoso com cabine, casa de banho completa com duche, cozinha e dinette confere-lhe capacidade de pernoita, mantendo o compromisso inabalável da Flynt Yachts com a construção artesanal e a mais alta qualidade holandesa.

O resultado é um design impressionante mas refinado, que equilibra diversos atributos essenciais — ousado mas contido, confiante mas discreto, contemporâneo e ainda assim intemporal.

Os modelos mais pequenos são muito desportivos e arrojados no design — são facilmente reconhecíveis, e essa foi sempre a intenção: destacar-se no mercado”, comenta Mulder. “Com o Flynt 48, recuámos um pouco nesse sentido, criando um barco que se distingue sem precisar de o demonstrar — é realmente algo único, nem demasiado moderno nem demasiado clássico.”

As suas linhas são definidas por laterais esculpidas, onde superfícies côncavas se fundem com um vinco longitudinal e uma aresta biselada sob a amurada. O arco gracioso da linha de cintura até à popa é espelhado num ligeiro reverse sheer na proa, evocando os clássicos do passado, reinterpretados com um toque contemporâneo.
As linhas do 48 foram aperfeiçoadas com e sem hardtop, garantindo uma silhueta sublime, seja qual for a opção escolhida pelo cliente.

O convés
No convés, a Mulder Design aplicou a sua filosofia de versatilidade de utilização.
Na popa, a plataforma de banho dá acesso a amplas espreguiçadeiras laterais dispostas ao longo de uma passagem central para o cockpit. Aí, sofás em L criam um espaço social em torno de um bar central, que se estende de vante a ré. À frente, o posto de comando situa-se a estibordo, com banco duplo, enquanto a escada de acesso ao interior fica a bombordo.
Na proa, um solário fixo adicional amplia as áreas de lazer e reforça a versatilidade do barco.

No interior, uma cabine de popa espaçosa oferece dois beliches e amplo espaço de arrumação, enquanto a casa de banho totalmente equipada dispõe de compartimento de duche separado.
A cozinha e zona de refeições com sofá — que pode converter-se em mais duas camas — proporcionam conforto digno de um weekender. O interior, de estilo moderno e acolhedor, conjuga a sensação de lar com o luxo, graças à atenção ao detalhe e à escolha de materiais, uma das marcas da Flynt Yachts.

Concentrámo-nos muito na forma como as pessoas poderão usar o barco ao longo do dia”, explica Mulder. “De manhã, um cruzeiro descontraído; à tarde, atividades aquáticas, natação e diversão; e, ao entardecer, um ambiente social animado. Pensámos não só nas diferentes utilizações, mas também em como o barco pode transitar suavemente entre esses momentos.

Essa filosofia encaixou perfeitamente na visão de Sanders, cuja vasta experiência tanto a bordo como na venda de embarcações contribuiu para um design versátil — ideal para famílias durante o dia e grupos de amigos à noite.

Queríamos criar uma verdadeira experiência social a bordo — não apenas um barco de festa ou um barco de recreio, mas algo que reunisse todos esses elementos”, diz Mulder. “Na verdade, incorporámos soluções criativas para transformar o ambiente ao longo do dia, e isso está integrado no design do 48.

Desempenho
Nada disto compromete o desempenho nem a navegabilidade.
O Flynt 48 será equipado de série com dois motores Volvo Penta de 480 cv, que impulsionam um casco totalmente novo, optimizado para velocidade, conforto e eficiência.

O resultado é uma velocidade máxima na ordem dos 38 nós, num barco que combina performance e precisão com uma condução sem esforço”, entusiasma-se Mulder. “Será como um magnífico Grand Tourer.”

A engenharia de pré-produção do Flynt 48 já está em curso, com os moldes a serem fresados por CNC antes do início da construção do primeiro casco nas novas instalações da Flynt, em Raalte, nos Países Baixos.
A Flynt realizará internamente tanto os trabalhos em compósito como o acabamento interior, assegurando controlo total sobre qualidade, acabamento e prazos de entrega.

O trabalho de design não termina com o Flynt 48 atual — a equipa da Mulder Design está também a desenvolver uma versão center console, denominada Flynt 48 S, disponível com motores interiores ou exteriores.
A renovação da gama prossegue com a introdução de uma versão com hardtop para o modelo Flynt 32 S, criando assim uma família de produtos coesa e consistente em toda a linha Flynt.

Com o Flynt 48 estamos a dar um passo importante em frente: um dayboat poderoso e moderno, com todos os benefícios de um weekender, que combina artesanato holandês com sofisticação de design internacional”, conclui Mulder. “Este projeto representa o equilíbrio perfeito entre a visão criativa de Robert-Jan Sanders e o ADN de design da Mulder Design. O resultado é um barco que desperta emoção — a qualquer velocidade e a qualquer hora do dia.

O primeiro Flynt 48 tem lançamento previsto para a Primavera de 2026.

Especificações Técnicas
* Comprimento total (LOA): 14,28 m
* Boca máxima: 4,29 m
* Calado: 0,90 m
* Deslocamento (meia carga): 13,75 t
* Capacidade máxima de passageiros: 16
* Propulsão: 2 x Volvo Penta D6 480 hp DPI
* Velocidade máxima: 38 nós
* Velocidade de cruzeiro: 25 nós
* Autonomia: 305 milhas náuticas
* Depósito de combustível: 1 250 litros
* Depósito de água doce: 260 litros
* Depósito de águas negras: 100 litros
* Categoria CE: B

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta