Santasevera 42 estreia na boot Düsseldorf 2026

0

O estaleiro italiano Santasevera apresentará em estreia mundial o seu novo modelo, o Santasevera 42, no boot Düsseldorf 2026 (17–25 de janeiro).

Novo elemento na gama Santasevera, este 42 pés retoma a linguagem estilística da sua “irmão mais velho”, o Santasevera 52, e nasce do traço de Francesco Guida, designer e fundador da marca.
Além do casco n.º 1, que estará exposto no salão, encontram-se atualmente em construção outras duas unidades.

O Santasevera 42 distingue-se por uma superestrutura elegante e funcional, projetada para oferecer uma excelente proteção do poço. Uma escolha que aumenta de forma significativa o conforto e a usabilidade em qualquer condição meteorológica.
A posição de comando avançada garante uma visibilidade ideal e permite obter um poço particularmente amplo, verdadeiro coração da vida a bordo.
Entre as áreas mais representativas deste iate altamente personalizável destacam-se o grande sofá em C e o móvel de cozinha na zona de convívio, a área de relaxamento com duas espreguiçadeiras e o beach club com solário e ampla plataforma de banho.

Abaixo do convés mantém-se a máxima flexibilidade: a cabine de proa pode ser adaptada às necessidades do proprietário e está equipada com day head. O layout pode assim ser configurado para refletir da melhor forma o estilo de navegação e as exigências de quem vive o barco.
O Santasevera 42 está equipado com dois motores Volvo Penta D4 de 320 hp, que lhe permitem atingir uma velocidade máxima de 30 nós e navegar confortavelmente a uma velocidade de cruzeiro de 26 nós, enquanto a carena em V profundo garante um excelente comportamento no mar. Estão disponíveis três opções de propulsão — fora de bordo, dentro-fora e IPS — cada uma proposta com diferentes configurações de potência. A unidade exposta em Düsseldorf estará equipada com propulsão dentro-fora.

Ao lado do novo modelo será exibido também o Santasevera 52, casco n.º 4. Lançado pela primeira vez no boot 2025, o Santasevera 52 recebeu elogios entusiásticos por parte do setor, com as unidades n.º 5 e n.º 6 já vendidas e atualmente em construção.

Francesco Guida, designer e fundador da marca, comenta “Estamos felizes por apresentar o nosso novo modelo, uma embarcação que encarna perfeitamente a nossa visão contemporânea do open cruiser. As propostas Santasevera não são apenas elegantes e funcionais: exprimem a nossa ideia de navegação como uma experiência agradável e gratificante. No centro da nossa empresa estão os proprietários e a alegria partilhada do mar.

Ficha técnica
Material de construção do casco e convés fibra de vidro
Comprimento total: 12,55 m
Comprimento do casco: 12,10 m
Comprimento da linha de água a meia carga: 11,10 m
Boca máxima: 4,00 m
Deslocamento a meia carga: 12 t
Motores principais n.2: Volvo Penta D4 320 hp
Propulsão: linha de eixo
Propulsão opcional: stern drive ou outboard ou IPS
Velocidade de cruzeiro: 26 nós
Velocidade máxima a meia carga: 30 nós

Capacidade dos tanques
Combustível: 1.000 L
Água doce: 380 L
Águas cinzentas: 200 L
Águas negras: 100 L

Projeto – Arquitetura Naval: Design Guida Design

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta