A bordo do Acqua Chiara com design do Hot Lab

0

Terceiro iate da linha Atlantique desenvolvido com a Columbus Yachts
Entregue em 2025 a um empresário italiano
Concebido para charter e gerido pela Fraser Yachts, o Acqua Chiara viveu uma primeira temporada muito ativa no Mediterrâneo

O estúdio milanês Hot Lab, parte do Viken Group, revelou o seu mais recente e verdadeiramente espetacular projeto de superiate: o Acqua Chiara, de 47 metros, da Columbus Yachts. Entregue a um empresário italiano em 2025, o superiate teve como base inicial uma plataforma de 43 metros, tendo sido posteriormente alongado por indicação do proprietário, de forma a alcançar proporções mais elegantes e um maior equilíbrio a bordo.

Um iate que não passa despercebido na água, o Acqua Chiara segue o padrão de design inconfundível dos seus antecessores da linha Atlantique, apesar dos quatro metros adicionais de comprimento, mantendo-se confortavelmente dentro de um volume inferior a 499 GT.

Com linhas exteriores assinadas pelo Hot Lab e arquitetura naval da Columbus Yachts, as linhas da popa são uma das características mais marcantes da embarcação, cuja identidade — tal como a de todos os modelos da gama Atlantique — resulta de uma filosofia de design inspirada na vela. Os espaços de popa estão distribuídos por três níveis intimamente ligados, num conceito que privilegia a vivência a bordo, mantendo simultaneamente uma forte ligação ao mar.

Da proa à popa, o Acqua Chiara apresenta uma elegante zona de refeições coberta, um lounge central com piscina e varandas rebatíveis, e uma plataforma versátil equipada com transformer, posicionada a apenas 50 centímetros acima da linha de água.

Vivência imediata a bordo
Como explica Enrico Lumini, cofundador e diretor de design do Hot Lab, a função do Acqua Chiara enquanto iate de charter refinado e exclusivo teve um papel determinante na orientação de design adotada pelo estúdio para este projeto.

Quando um iate é concebido a pensar no charter, a prioridade passa a ser a vivência imediata: os hóspedes devem sentir-se confortáveis desde o primeiro minuto, mesmo que seja a sua primeira vez a bordo. Focámo-nos na clareza da organização dos espaços (sociais vs. privados), numa circulação intuitiva e em múltiplas experiências paralelas, para que diferentes grupos possam usufruir do iate em simultâneo.

Destaca-se ainda o facto de o iate estar estruturado em torno de várias cenas sociais flexíveis: o convés superior pode transformar-se de lounge em cinema, e as principais áreas sociais foram concebidas para acolher tanto uma utilização descontraída durante o dia como ambientes mais formais à noite, sem alterar a identidade do iate.

Além disso, a disposição única da linha Atlantique contribuiu decisivamente para dar vida a esta estrutura, como sublinha Lumini “A popa está organizada em três níveis em cascata, que separam naturalmente a zona de refeições, o lounge/piscina e o acesso ao mar, mantendo uma forte ligação à água — exatamente aquilo que os hóspedes de charter procuram, dia após dia.

Detalhe moderno aliado a um calor intemporal
Ao entrar a bordo, o Acqua Chiara revela-se um espaço universalmente acolhedor, com uma base arquitetónica luminosa e intemporal, enriquecida por apontamentos cuidadosamente controlados, texturas e superfícies trabalhadas, criando uma atmosfera refinada, reconhecível e calorosa.

O apelo clássico dos interiores é reforçado pela integração de diversos elementos contemporâneos, como acabamentos com efeito metálico escuro, mosaicos Sicis e painéis Vetrite.

Uma das zonas mais marcantes a bordo é o amplo salão principal, que integra grandes sofás personalizados em tecido branco com rebordo azul, poltronas Fendi Totu de elegância descontraída e uma mesa de centro em teca.

Os pavimentos em parquet branco e os tetos em carvalho natural — parcialmente lacados em branco mate — criam um ambiente luminoso e arejado. Os revestimentos murais em madeira lacada com subtil efeito metálico enquadram as amplas janelas do chão ao teto em todo o perímetro do iate, proporcionando abundante luz natural em todos os espaços.

Cabines dignas de reis e rainhas
O Acqua Chiara acomoda até dez convidados com elevado conforto e elegância, distribuídos por cinco amplas cabines, servidas por uma tripulação dedicada de nove elementos. A suíte do proprietário, situada no convés principal, funciona como um verdadeiro apartamento privado, com uma forte assinatura de design — enquadramentos em pele escura, detalhes em metal brunido e superfícies em vidro azul Galaxy.

A suíte é complementada por uma casa de banho de nível spa, com banheira em mármore e duche separado, integralmente revestida por um impressionante mosaico em vidro.

As restantes cabines de hóspedes encontram-se no convés inferior. Mantendo o mesmo ADN de design da suíte do proprietário, destacam o mármore branco, contrastes tácteis e apontamentos em mosaico Sicis, numa linguagem mais serena, garantindo conforto e relaxamento absolutos.

Uma linguagem de design em evolução
Sendo o terceiro iate da linha Atlantique desenvolvido pelo Hot Lab em parceria com a Columbus Yachts, o Acqua Chiara representa também uma evolução significativa na linguagem de design do estúdio.

Antonio Romano, diretor comercial e de marketing do Viken Group e cofundador do Hot Lab, explica “Este projeto incorpora a nossa filosofia de ‘inovação incremental’, que temos vindo a desenvolver discretamente ao longo dos últimos anos. Temos trabalhado nos bastidores para melhorar pequenos elementos de cada projeto, otimizando tanto a construção do iate como a experiência de vida a bordo — e isso concretizou-se plenamente no Acqua Chiara.

Alguns exemplos práticos desta abordagem incluem a integração mais clara da tecnologia na arquitetura, de forma a não perturbar a serenidade dos interiores (como ecrãs embutidos em superfícies); a combinação de materiais intemporais com superfícies contemporâneas para acrescentar profundidade e durabilidade; e a flexibilidade dos espaços sociais entre o dia e a noite, em que os ambientes mudam através de iluminação inteligente e lógica de layout, e não pela reorganização física do iate.

O toque Hot Lab
Por fim, como refere Antonio Romano, o equilíbrio entre calma arquitetónica, riqueza material e funcionalidade prática presente neste superiate de 47 metros é inequivocamente “Hot Lab”.

O toque Hot Lab resulta da combinação entre uma simplicidade acolhedora e detalhes rigorosamente desenhados — um interior que aparenta serenidade, mas que é concebido para uma utilização real e intensiva”, conclui Romano.

Fotografia: ©Giovanni Malgarini

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta