A Grand Banks Yachts Limited (GBY:SP), com a introdução do novo Grand Banks 62, continua a consolidar os seus 70 anos de história no desenho e construção de iates pioneiros de cruzeiro de longo curso, que combinam velocidade e autonomia. Como todos os modelos Grand Banks, o GB62 resulta da busca incansável da marca por uma nova era de iates a motor de cruzeiro orientados para o desempenho.
Dependendo da motorização escolhida, o Grand Banks 62 pode atingir uma velocidade máxima de 30 nós e uma velocidade de cruzeiro elevada de 27 nós. Para aventuras que levem os proprietários mais além no horizonte, o GB62 oferece uma autonomia de 2.000 milhas náuticas com uma reserva de 10% a 10 nós. A 20 nós, o consumo total médio de combustível é de 38 galões por hora, representando um desempenho líder de mercado quando comparado com outros iates a motor de cruzeiro. Ao longo de toda esta curva de velocidades, a atitude de navegação do casco com Tecnologia V-Warp® mantém-se em cerca de seis graus, assegurando a máxima linha de água em contacto com a água para maior eficiência e velocidade.
De série, o iate vem equipado com dois motores Volvo D13, com 900 cavalos cada, em eixos diretos, associados a transmissões marítimas Twin Disc MGX 5096A. As opções de motorização incluem dois Volvo D13 com transmissão por eixo, com 1.000 cavalos cada, ou Volvo IPS 1200S com 900 cavalos cada.
A experiente equipa da Grand Banks, liderada pelo CEO e Designer-Chefe Mark Richards, continua a entregar iates de cruzeiro de longo curso verdadeiramente transformadores, demonstrando que autonomia não significa navegar a 8 nós. A filosofia Grand Banks prova que é possível um cruzeiro eficiente e seguro a 20 nós.
A vasta experiência de Mark como campeão de regatas oceânicas e mestre construtor naval levou-o a desenvolver a Tecnologia V-Warp®, que está na base do novo Grand Banks 62 e de todos os modelos Grand Banks desenvolvidos por si. Este processo inovador de design e engenharia combina a forma do casco, materiais de construção avançados e o próprio método de construção. As marcas distintivas do casco com Tecnologia V-Warp® incluem uma entrada fina, uma curvatura elegante a meio do casco e um deadrise mínimo na popa. Tal como todos os modelos Grand Banks, o GB62 é construído e infundido com uma proporção precisa de resina para E-Glass, fibras unidirecionais e multiaxiais. O resultado é um casco forte, rápido e eficiente. O casco é depois fundido diretamente à estrutura em fibra de carbono, anteparas, convés e superestrutura do Grand Banks 62, contribuindo para a eficiência energética significativamente superior e o desempenho líder da sua classe.
O novo Grand Banks 62 baseia-se no sucesso do extremamente popular Grand Banks 60, lançado em 2017. O aumento de volume interior permite, desde logo, um camarote de hóspedes a estibordo ampliado, com cama dupla colocada transversalmente e uma cama individual, bem como uma zona técnica que integra a máquina de lavar e secar de série. Com o comprimento adicional, a Grand Banks adicionou uma casa de banho privativa a este camarote de hóspedes a estibordo, criando uma configuração de três camarotes e três casas de banho extremamente confortável e luxuosa, pensada para maximizar o conforto em cruzeiro.
O camarote principal, localizado a meio do barco, foi concebido para o máximo conforto em regime liveaboard, com cama king size, casa de banho privativa com duche amplo, arrumação abundante e muita luz natural e ventilação através das escotilhas laterais e da escotilha superior. À proa, o camarote VIP dispõe de uma cama queen size, bastante espaço de arrumação para cruzeiros prolongados e uma casa de banho dedicada.
No convés principal, grandes janelas de abertura inundam o salão, a zona de pilotagem e a cozinha de popa com luz natural. As linhas de visão a partir do posto de comando inferior e do posto de manobra a bombordo permitem uma condução fácil em condições meteorológicas adversas ou durante navegação noturna. Como todos os modelos Grand Banks que a precederam, o GB62 revela o reconhecido nível de artesanato da marca, agora complementado por um grau acrescido de sofisticação e elegância.
Estão disponíveis vários planos de interiores, incluindo uma versão Skylounge, que se revelou muito popular no Grand Banks 85. Independentemente da configuração escolhida, a Grand Banks trabalha com cada proprietário para garantir que o seu iate reflete fielmente a sua experiência, gosto pessoal e necessidades individuais.
“A Grand Banks Yachts evoluiu verdadeiramente para um construtor quase personalizado nos últimos 10 anos, mantendo simultaneamente as vantagens e a escala de um construtor de produção”, afirma Mark. “Gostamos de trabalhar com os nossos proprietários para concretizar os seus sonhos e a sua visão. Essa é uma parte realmente divertida deste processo.”
A qualidade de construção líder e os materiais utilizados não só proporcionam um elevado nível de luxo, como garantem que, muitos anos após a entrega, o Grand Banks 62 continuará intemporal, oferecendo o conforto, a habitabilidade e a capacidade oceânica de um iate de cruzeiro de luxo, de classe mundial.
O novo Grand Banks 62 reflete também a vasta experiência da marca na construção de iates oceânicos concebidos para longas travessias. Os amplos passadiços laterais, com bordas altas e robustas, permitem um acesso fácil e seguro entre a proa e a popa em navegação ou durante as manobras de atracação, enquanto a porta lateral a estibordo está posicionada diretamente junto ao posto de comando inferior, facilitando o manuseamento das amarras por um casal em cruzeiro.
O prolongamento do flybridge oferece espaço para o armazenamento do bote pneumático AB Inflatables de série, além de proporcionar maior abrigo no cockpit contra os elementos. Por baixo, o amplo paiol de popa (lazarette) acomoda facilmente todo o equipamento necessário para as aventuras mais ambiciosas, incluindo garrafas de mergulho, compressor, peças sobresselentes e congeladores adicionais, se necessário.
Especificações – Grand Banks 62
Consumo e autonomia
10 nós: Autonomia de 2.231 MN
15 nós: Autonomia de 1.115 MN
20 nós: Autonomia de 817 MN
30 nós: Autonomia de 544 MN
Comprimento total: 21 m | Comprimento no convés: 18,9 m | Boca: 5,84 m | Calado: 1,4 m | Deslocamento (Flybridge, meia carga): 32.700 kg | Motorização standard: Volvo D13 com eixos @ 900 HP | Capacidade de combustível: 5.800 L | Capacidade de água: 1.200 L | Tanque de águas negras: 300 L