As Obras da Seth em Cascais

0

 Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas da ISAF 2007.
Três anos depois de Paul Henderson, presidente da ISAF, ter anunciado em conferência de imprensa «a escolha de Cascais» para receber o Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas da ISAF em 2007, as obras entretanto adjudicadas à Seth decorrem a bom ritmo por forma a que as infra-estruturas marítimas alvo de intervenção fiquem aptas a receber, pela primeira vez em Portugal, um evento desta envergadura.As obras adjudicadas à Seth para alteração das infra estruturas da Marina de Cascais compreendem a construção de uma plataforma de eventos e shipyard, estando divididas em quatro partes, nomeadamente:
1 – Construção de uma plataforma de eventos construída em estrutura metálica, apoiada sobre 10 estacas com BA já existentes. A referida plataforma tem uma área de 91,5 x 21 m e a parte superior é composta por 154 lajes pré-fabricadas. Nesta fase, foi ainda construído mais um muro de apoio à estrutura que remata com o existente.
2 – Perto deste local vão ser construídos 10 maciços e um muro de coroamento. Estes maciços têm a função de suportar 4 pontões metálicos de 4 m x 20 m que vão ser utilizados para mega-iates de 30 a 60 m.
3 – Noutro local no interior da Marina de Cascais foram cravadas 4 estacas (3 com diâmetro de 813 mm e 1 com diâmetro de 510 mm) para atracação de barcos.
4 – Por fim está a ser executado um terrapleno com TOT (pedrapleno) numa área de 27 m x 36 m com recurso a muros de betão ciclópico usando para isso o mesmo sistema de cofragem que a Seth utilizou na recente construção da Marina de Oeiras. Neste aterro será instalada uma laje de betão com 25 cm de espessura.

Estas obras de requalificação da Marina de Cascais e do Clube Naval de Cascais, permitirão reunir as condições mínimas indispensáveis para receber cerca de 1000 embarcações, tripuladas por mais de 1500 velejadores de 70 países, distribuídos pelas onze classes olímpicas.
O Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF é um evento que se realiza sob a égide da ISAF de quatro em quatro anos, no ano que precede os Jogos Olímpicos, que serve se apuramento para cerca de 75% dos velejadores e, sendo a edição de 2007 em Cascais.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta