![]() |
![]() |
O Porto de Sines foi distinguido com o prémio de projeto SIG (Sistema de Informação Geográfica) do ano durante o 10º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal. O prémio foi entregue ao Administrador da APS, Dr. João Franco, durante o maior e mais importante evento nacional de Sistemas de Informação Geográfica, que se realizou nos dias 14 e 15 do corrente mês de Março em Lisboa.O prémio distinguiu as vantagens e os aspetos inovadores que o projeto SIIG Sistema de Identificação e Informação Geográfica, desenvolvido pela APS, aportou à gestão do Porto de Sines através de um sistema transversal com informação geográfica e alfanumérica de suporte aos serviços de engenharia, planeamento operacional, segurança, ambiente e de gestão das áreas dominiais.
O SIIG integra-se com os outros sistemas do porto, permitindo ter numa base georreferenciada uma visão integrada de toda a realidade estática e dinâmica do porto, tornando a gestão de espaços e de meios mais eficiente. O SIIG permuta, desta forma, informação com a Janela Única Portuária (JUP), o Cartão Único Portuário, o Sistema de Controlo de Tráfego, o Sistema de Supervisão Portuária, o ERP SAP e o DataWareHouse.
Um dos módulos do SIIG que mais se destacou foi o de Planeamento Operacional, que apresenta características singulares e inovadoras. Este módulo está totalmente integrado com a JUP, disponibilizando a informação de gestão operacional de navios e mercadorias sobre cartografia oficial. Neste módulo do SIIG, o planeamento é realizado de forma integral com recurso a Diagramas de GANTT com informação sincronizada com a planta georreferenciada do porto, tendo em conta as características físicas dos terminais e a cartografia marítima, sob a forma digital.
Os utilizadores do módulo de planeamento podem, com base na informação operacional e de segurança, realizar cenários de operações e simular geograficamente o estado e a ocupação do porto no horizonte temporal desejado, otimizando, desta forma, a ocupação dos cais, a utilização dos recursos e a fluidez dos navios. Por outro lado, existe também uma plena integração com o AIS – Automatic Identification System, o que enriquece ainda mais a informação georreferenciada, pois permite ter o posicionamento dos navios em tempo real e com elevado rigor.
O investimento do SIIG foi de 300 mil euros, com uma duração de 11 meses, tendo sido cofinanciado no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território do QREN.