![]() |
![]() |
A Fundação Luso-Americana (FLAD) promove a passagem por Portugal, do navio Amistad, uma réplica da embarcação espanhola utilizada no tráfico de escravos que atraca na doca da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, no Sábado, dia 13 de Outubro, às 11h00.
Durante a sua estadia em Portugal, que se prolonga até dia 3 de Novembro, o Amistad poderá ser visitado por escolas e pelo público em geral. A bordo do navio e no auditório da FLAD, em Lisboa, serão também realizadas conferências sobre escravatura. A conferência da Fundação é aberta ao público e decorre ao longo de todo o dia 16 de Outubro (mais informações em www.flad.pt).O Amistad entrou para a história em 1839, quando 53 escravos africanos tomaram de assalto o navio, numa saga imortalizada pelo filme com o mesmo nome, realizado por Steven Spielberg. Durante a viagem, o navio será tripulado por estudantes oriundos de diversos portos da bacia do Atlântico. Além dos trabalhos de bordo, os tripulantes vão estudar em detalhe o comércio de escravos e os principais desafios na área do ambiente e da cidadania. Em Dezembro, o Amistad chega a Freetown, na Serra Leoa, pátria da grande maioria dos cativos, naquele que será seguramente um momento simbólico da viagem.
A vinda do Amistad a Portugal conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada dos EUA, do American Club, da Câmara de Comércio Luso-Americana e do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.