![]() |
![]() |
Peritos revelam mitos e realidades das Grandes Viagens Transoceânicas
Durante os meses de Outubro e Novembro, decorre no Padrão dos Descobrimentos, todos os Sábados, pelas 10h30, o ciclo de conferências Memórias do Mar Aventuras Transoceânicas, organizado pela EGEAC em colaboração com a Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática/IGESPAR. Durante os meses de Outubro e Novembro, decorre no Padrão dos Descobrimentos, todos os Sábados, pelas 10h30, o ciclo de conferências Memórias do Mar Aventuras Transoceânicas, organizado pela EGEAC em colaboração com a Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática/IGESPAR.
O ciclo, subordinado ao tema das Grandes Viagens Transoceânicas, dá a conhecer os mitos e realidades da História da Navegação, em que se destacam e comprovam as migrações ancestrais ocorridas no Índico e no Pacífico, bem como as viagens e vicissitudes da navegação, reveladas pelos testemunhos da História Trágico-Marítima Portuguesa.
A Rota da Prata e a encruzilhada crescente de rotas marítimas, que a partir do séc. XV cruzaram o Oceano Atlântico e elegeram os Açores como placa giratória das torna-viagens, converteram por sua vez, o temível Mar dos Açores, num dos mais importantes e vastos cemitérios de embarcações do Mundo.
O tema das Grandes Viagens Transoceânicas revela-nos ainda o papel fundamental de cidades portuárias como Lisboa, cujo subsolo e leito das respectivas zonas ribeirinhas, constitui um valioso arquivo do património náutico.
O ciclo Memórias do Mar – Aventuras Transoceânicas dá a conhecer a actividade apaixonante que a equipa da DANS/IGESPAR desenvolve, e o percurso surpreendente de descobertas e pesquisas, achados e acasos que dão a conhecer temas aliciantes da Arqueologia e História da Navegação, evidenciando a dinâmica dos contactos transoceânicos e a decisiva inter-relação entre culturas, países e continentes.
Paralelamente, todas as segundas-feiras em Novembro, pelas 10h30, decorrem um ciclo destinado a grupos escolares do ensino secundário, subordinado ao tema Um Mergulho na História Enigmas e Descobertas da Arqueologia Subaquática, uma acção integrada no Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos.
O programa oferece ainda a oportunidade para uma visita guiada ao espaço de trabalho desta equipa de arqueólogos, incluindo a visita a laboratórios, zonas de conservação e restauro; áreas que desempenham um papel igualmente determinante na reconstituição, pesquisa e preservação dos testemunhos materiais da História e aventura da navegação. As visitas apresentam diferentes temáticas e são orientadas pelos arqueólogos responsáveis pela coordenação de diferentes campanhas arqueológicas subaquáticas, em Portugal.
Memórias do Mar – Aventuras Transoceânicas
13 de Outubro Arqueologia trágico-marítima portuguesa, Francisco J.S. Alves
20 de Outubro Mitos e realidades da história da navegação: as grandes migrações do Índico e do Pacífico, Jean-Yves Blot
27 de Outubro Lisboa: Arqueologia de uma cidade marítima pluri-milenar, Maria Luísa Pinheiro Blot
3 de Novembro Os Açores na encruzilhada da rota da prata e das riquezas dos novos mundos, Paulo Alexandre Monteiro
10 de Novembro Arqueologia dos navios portugueses da expansão e as fontes eruditas da arquitectura naval portuguesa, Vanessa Loureiro
17 de Novembro Astrolábios e Serendipidade, António Estácio dos Reis
Horários: sábados I Outubro e Novembro I 10h30
Bilhetes: 10 I conjunto de 6 – 40 I 50% de desconto para sócios da Academia de Marinha, Sociedade de Geografia de Lisboa, associações de defesa do património, professores, mergulhadores certificados, funcionários do Ministério da Cultura e estudantes universitários.
Inscrições: T 213 031 950 F 213 031 957 | padraodosdescobrimentos@egeac.pt
Mergulho na História – Enigmas e Descobertas da Arqueologia Subaquática
29 Outubro | 10h30 – Breve História dos Submarinos , Pedro Caleja
11h30 – A Acção dos Submarinos Alemães na Costa de Portugal (1ª e 2ª Guerras Mundiais), Pedro Caleja
5 Novembro | 10h30 A História de um Naufrágio do Séc. XV em Câmara Lenta, Patrícia Carvalho e José Bettencourt
12 Novembro | 10h30 Uma História de Naufrágio em Portugal: o naufrágio do San Pedro de Alcantara em 1786 – índios peruanos na costa de Peniche, Maria Luísa Pinheiro Blot. 11h30 Memórias do Mar
debaixo das cidades , Maria Luísa Pinheiro Blot
20 Novembro | 10h30 O Sal do Nosso Descontentamento, João Coelho
(Esta sessão terá lugar nos laboratórios do Centro de Arqueologia Náutica e Subaquática)
26 de Novembro | 10h30 Os Míticos Barcos Afundados do Rio Arade, Vanessa Loureiro e João Alves
Destinatários: Grupos Escolares do Ensino Secundário | Acesso gratuito, sujeito a marcação prévia. Inscrições: T 213 031 950 F 213 031 957 padraodosdescobrimentos@egeac.pt