Dipol 25 CC, elegante e marinheiro…

0


O construtor espanhol Dipol Glass apresentou o seu modelo Dipol 25 CC, equipado com o novo motor Yamaha de 200 hp, nas águas da Ria Formosa, no Algarve. Trata-se de um barco Open de consola central e motorização fora de borda.

Um conceito moderno
O modelo Dipol 25 CC é um barco com consola central e motorização fora de borda onde a potência máxima não deverá ultrapassar os 300 Cv. Destina-se a todos aqueles que gostam de efectuar passeios costeiros ou de pesca desportiva. De série já vem preparado para receber canas, viveiro ou geleira, frigorífico, direcção hidráulica, bomba de água salgada com kit lava-convés. Isto tudo a um preço muito competitivo.
Ao nível de lay-out temos uma zona de estar à proa onde podem ser servidas as refeições e que também se transforma em solário devido à mesa ser regulável em altura. A consola central protege bem os dois ocupantes do banco duplo.
A motorização é simples e com potências a variar entre os 150 e os 300 Cv.

Interior bem pensado
É notório a influência dos construtores norte-americanos na concepção do Dipol 25CC. Pepe Cobano, responsável do estaleiro, não esconde essa influência mas conseguiu dar um toque mais europeu e adaptado ás características do mercado ibérico.
O Dipol 25 CC assume-se como um barco destinada à pesca desportiva mas com uma forte componente cruzeiro em família. Se no poço temos o conceito pesca bem patente com a implementação de porta-canas, suportes laterais para as canas de pesca e viveiro de isco vivo. À proa temos tudo preparado para receber uma família em passeio com um espaço composto por um sofá em V com uma mesa regulável em altura que quando nivelada com o sofá transforma-se em solário e um banco junto à consola.
Comum a estes dois tipos de utilização do barco temos a consola central com uma pequena cabina para arrumos e instalação de um WC químico. Ainda para uma utilização comum temos na parte posterior do banco de pilotagem, um pequeno lavatório e uma bancada de trabalho em mármore que possibilita a preparação de uma refeição ligeira a bordo. Ainda no banco do piloto mas, da parte da frente, temos um frigorífico eléctrico.
A circulação a bordo é feita com grande facilidade e segurança não só devido ao espaço existente com aos diversos pontos de apoio existentes.

A navegar
Tivemos a oportunidade de experimentar o conjunto tanto em águas calmas da ria Formosa como no mar. Em ambas as situações o Dipol 25 CC mostrou ser muito equilibrado, navegando com determinação e segurança.
É no mar que podemos potenciar as qualidades do conjunto onde conseguimos atingir velocidades na ordem dos 40 nós, mesmo com 4 adultos a bordo. O barco curva bem, passa a onda com facilidade e, quando salta, a amaragem é suave. A potência de 200 hp pareceu-nos adequada para o barco em questão pois, nunca tivemos problemas com a falta de potência.
Uma nota final para a boa porteção que a consola central e o seu pára-brisas dão aos ocupantes mesmo quando navegamos à velocidade máxima.

Medições
Dipol 25 CC com Yamaha F200
Planagem: 2,48 segundos
Minimo a planar: 3000 rpm 11 nos
3500 rpm 21 nós
4000 rpm 25,5 nós
4500 rpm 30 nós
5000 rpm 33,5 nós
5500 rpm 37,8 nós
Velocidade máxima: 41 nós 5.600 em plano de água calmo na Ria
Aceleração às 5000 rpm: 11 segundos 33 nós
Velocidade de cruzeiro: 3500 rpm 20/22 nós

Ficha técnica
Modelo: Dipol 25 CC | Origem: Espanha | Construtor: Dipol Glass | Comprimento: 7,44 m | Boca: 2,44 m | Peso s/motor: 1 500 Kg | Potência máx.: 300 Cv | Preço s/impostos, na fábrica e c/Yamaha F200FETX: 37.000€| Comercialização: Santa Maria

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta