Francisco Lobato em Marselha

0


Copyright © Náutica Press

Francisco Lobato

O velejador Francisco Lobato rumou desta vez a Marselha para um desafio diferente, integrar a tripulação do Géant, um multicasco 60’ que tem ao leme Michel Desjoyeuax, timoneiro com muitos títulos mundiais e daqui rumar a Portimão.

Esta entrada de Francisco Lobato enquanto tripulante do Géant deve-se a Luís Serpa, administrador da Make Fast, empresa responsável pela organização em Portimão da quinta etapa da Multicup 60’ Ambassador Premium Coffee.




Fotos do Barco Géant

….”Em conversa com o Armador do Géant soube que a embarcação precisava dum proa. Sugeri-lhe um velejador português que obrigatoriamente tinha de falar francês. O Francisco reunia todas as condições necessárias para integrar este projecto. Tínhamos apenas algumas horas para trazer o Francisco de Lisboa uma vez que o Géant partia na segunda feira (26.6) para Portimão, havia que fazer o transporte da embarcação, cerca de 1400 milhas. Um teste que poderá levar o velejador luso a ser o único português a bordo dum multicasco em Portimão”, afirmou Serpa.

Francisco que neste momento já passou três das qualificações necessárias para participar na Transat encarou este convite como mais um desafio…” Foi algo de imprevisto – fui convidado há cerca de dois dias. O transporte são cerca de 1600 milhas – Vai ser sem dúvida uma experiência espectacular. Este desafio tem muito a ver com o que quero fazer no futuro, vou com certeza aprender imenso nestes dias. É muito bom fazer coisas diferentes as regatas em equipas ajudam-nos a ver tudo de uma outra forma. Não é necessário filtrar rodos os ruídos a bordo, há sempre alguém que faz equipa connosco. Navegar em solitário é sempre mais calmo. Claro que no primeiro dia vou ter que me ambientar, nunca fiz proa na vida e tudo se passa muito rápido nestas embarcações. Tive alguma azar na minha viagem por Madrid perderam-me o saco com todos os meus fatos de mar e em agora em Marselha perdi a minha documentação”.

A tripulação do Géant recebeu da melhor maneira Francisco que a bordo vai fazer um pouco de tudo uma vez que nesta viagem até Portimão estão apenas 4 elementos. O Géant é esperado na próxima 5ª/6ª feira (dias 29/30) em Portimão.


Velho Porto de Marselha

Diário de Bordo de Marselha para Portimão
“Saímos por volta das 10h00 mas havia um problema com a electrónica e tivemos de esperar que o electricista da equipa viesse resolver o problema. O primeiro dia foi com pouco vento sempre à bolina e portanto andávamos a 10/15 nós de um lado para outro. A noite o vento subiu ligeiramente e no meu turno foi excelente sentir o barco a acelerar dos 10 aos 18 nós em algumas rajadas quando estava ao leme. Hoje às 06h00 o vento rodou e subiu para os 17 nós constantes e acordei com uma diferença de ruído grande – era o casco central a sair da água e a navegarmos a 28 nós constantes. Impressionante! Estão condições perfeitas, mar liso e vento de lado mas a seguir às Baleares o vento deve rondar para este (bolina) com 25 nós. Já passamos Barcelona”


Michel Desjoyeuax

“Estamos a 250 milhas de Gibraltar, a fazer 6 nós a motor sem vento nenhum. Ontem a maior parte do dia foi feita com vento favorável e durante algumas horas com vento forte e mar liso fizemos uma média bastante alta com uma ponta de 31 nós. O vento está a começar a aumentar mas vem de proa o que não ajuda muito. A partir de agora até Portimão devo ter quase sempre rede ao contrário dos dois últimos dias em que fomos bem para o meio do Mediterrâneo.

Resultados do Francisco Lobato nas qualificações para a Transat 6, 50 2007
6º – Pornichet Select 6.50 – solitário
3º – Trophée “Marie-Agnès Péron” – solitário
20º – Mini-Fastnet – dois tripulantes

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta