
O fabricante Alemão Torqeedo iniciou um novo capítulo na história da propulsão para barcos com o lançamento do Deep Blue. Trata-se de um propulsor elétrico potente, de alta tecnologia em todos os componentes, desenvolvido e fabricado industrialmente, independente dos recursos de petróleo do mundo e do preço da gasolina nos mercados. Limpo para as águas e para o ar. Funciona com energias renováveis e com isso, também é utilizável nos lugares mais remotos do mundo.
O sistema
Motor e componentes eletrónicos do motor: Motor sem escovas controlado por vetor, especialmente desenvolvido para as exigências do Deep Blue. Máxima eficiência (98%). Arrefecimento adequado para água salgada. IP 67 à prova dágua. Com interface CAN NMEA2000 / J1939.
Hélice com Hub-Vortex-Vane (HVV): Primeiro existe o hélice. Como em todos os propulsores Torqeedo, eles são calculados especialmente para este propulsor com métodos aplicados em navios de grande porte. Mas desta vez, fomos além disso: Hub-Vortex-Vanes (em português: palhetas de vórtice de cubo) também provém dos navios de grande porte e são utilizados nos barcos mais modernos. Entre outros, em submarinos da marinha alemã. Com o Deep Blue, a Torqeedo é a primeira empresa a introduzir este sistema na indústria de barcos. A geometria HVV faz com que o cubo do hélice não produza turbilhões e perdas, mas sim impulso adicional. Para isto, a geometria do hélice e a ponta do cubo são sintonizadas entre si, e na ponta do cubo é colocada um mini hélice. Simples, na realidade. Se a ideia aparecer.
Venting-breathing-seal-combination (VBSC): Sistema combinado de ventilação e de respiro, obviamente à prova dágua. Importante para o funcionamento de grandes bancos de baterias em barcos. O componente de respiro permite a troca de ar lenta através de uma membrana para equilibrar variações de temperatura, e evita a formação de umidade no interior da bateria. O componente de ventilação permite o escoamento rápido de gases no caso do acionamento de um fusível de hardware das células que leve a um vazamento de uma célula. Uma mangueira conduz os gases para o ar livre fora do barco, de modo que não surja perigo nenhum para os ocupantes, mesmo neste caso improvável.
Connection Box: Central de comutação do Deep Blue. Aqui, se encontram todos os condutores elétricos e os condutores de sinais. Permite a conexão de 2 a 4 baterias. Contém
o sistema de segurança baseado em hardware. IP 67 à prova dágua com sensor de água.
Carregador: Da indústria automobilística. Como todos os componentes, o IP 67 é a prova dágua. A potência de carga pode ser regulada pelo display.
Bateria de 12 V: Responsável por ligar a bateria de alta voltagem em cada partida do propulsor. Alimenta a rede de bordo de 12 V e é recarregada automaticamente pela bateria de alta voltagem.
Computador de bordo e display Touchscreen: 5,7, com 14 telas diferentes. Como em todos os propulsores Torqeedo, estão disponibilizadas informações sobre autonomia baseada em GPS, velocidade, estado de carga da bateria etc. Além disso, o computador de bordo do Deep Blue pode considerar diversos destinos, para os quais ele fornece informações sobre autonomia, distância e horário de chegada. Até a direção dos destinos são exibidos na bússola. Um motor de popa que mostra o caminho – literalmente.
Alavanca de aceleração remota eletrônica: Com a função Power-Trim-and-Tilt (PTT), a posição neutra travada e o interruptor de desligamento de emergência para todo o sistema (desliga o motor, a bateria e o carregador).
Bateria de alta voltagem: Da indústria automobilística. Adaptada para as exigências do funcionamento em barcos, isto significa, IP 67 à prova dágua. Totalmente integrada ao sistema de informações e de segurança Deep Blue. Equipada como massa flutuante com vigia Iso integrado e cabos blindados – assim monitora-se constantemente pelo sistema que não haja risco de choque elétrico. As células são células de segurança com 3 mecanismos de segurança de hardware cada. Sistema de gerenciamento de bateria com funções adicionais de proteção e de balanceamento para garantir a vida útil.
Pilot-Line (não ilustrada): Todos os componentes do sistema Deep Blue estão conectados a uma Pilot-Line. Todos os componentes do sistema são imediatamente desligados em caso de falha relevante para a segurança de um componente.

Dados técnicos
Motor de popa
Potência de entrada: 75 HP | Potência de propulsão: 40,5 HP | Peso do motor: 125 kg | Comprimento da haste: 510 mm
Bateria
Capacidade por bateria: 13 kWh | Carga: 40 Ah | Tensão nominal: 345 V | Peso: 149 kg
Peso de todo o sistema
Com 2 baterias: 463 kg | Com 3 baterias: 608 kg | Com 4 baterias: 753 kg
Comercialização: Torqeedo Portugal / Espanha