“Puja a bord! Retrats al minut” homenageia os profissionais da fotografia ambulante, tão habituais no início do século XX.
A nova proposta expositiva do MMB convida ao jogo e à fotografia, a partir de dioramas criados com imagens do seu arquivo fotográfico.
O Museu Marítimo de Barcelona abre as portas da exposição Puja a bord! Retrats al minut, uma mostra lúdica e participativa que explora uma vertente pouco conhecida da fotografia: a fotografia de minuters.
A fotografia de minuters (ou fotografia feita “ao minuto”) é um tipo de fotografia popularizado no início do século XX por profissionais ambulantes da fotografia, que percorriam vilas e cidades oferecendo retratos divertidos, rápidos e acessíveis.
Desde o seu nascimento, a fotografia abriu a porta à imaginação e ao jogo. Graças a ela, era possível viver a ilusão de navegar, voar ou habitar um palácio. No entanto, naquela época, apenas as pessoas abastadas se podiam retratar em navios, e nem sempre, uma vez que o movimento da água dificultava a captação da fotografia.
Para a população em geral, a solução chegou pela mão de profissionais humildes — homens e mulheres — que viajavam pelas localidades durante as festas populares com uma câmara feita à mão, um pano decorado e algum adereço cénico — muitas vezes uma tábua pintada que simulava uma pequena embarcação. Estas pessoas eram conhecidas como *minuters*, pois tiravam fotografias “ao minuto” e entregavam-nas à clientela pouco tempo depois. Além disso, todo o processo decorria à vista do público, o que acrescentava ainda mais interesse e diversão ao acto de se deixar fotografar.
Este tipo de fotografias era económico, o que facilitou a sua continuidade durante a Guerra Civil e os anos do pós-guerra, até que, na década de 1960, a Kodak Instamatic levou a fotografia a todos os lares.
A exposição do Museu Marítimo de Barcelona recria algumas imagens conservadas nos seus fundos. Algumas destas fotografias foram recortadas para que, com os dispositivos móveis actuais, o público possa brincar e fotografar-se, regressando, de certa forma, às origens da fotografia.
Puja a bord! Retrats al minut pode ser visitada no átrio do Museu Marítimo de Barcelona até 14 de junho, e a entrada é gratuita.