A organização do Troféu Princesa Sofia passa para as mãos de uma fundação

0

Os três clubes organizadores e a Federação de Vela das Baleares criam a Fundación para la Protección y el Fomento de las Actividades Náutico Deportivas en la Bahía de Palma (Fundação para a Proteção e Promoção das Atividades Náuticas Desportivas na Baía de Palma). Entre as responsabilidades da nova instituição está a organização do próximo Trofeo Princesa Sofía Mallorca by FERGUS Hotels, que terá lugar de 27 de março a 4 de abril de 2026.


O Trofeo Princesa Sofía Mallorca by FERGUS Hotels tem vindo a marcar marcos desde a sua criação, em 1968. Inicialmente criado pelo Real Club Náutico de Palma (RCNP) como regata para barcos da classe Dragão, expandiu a frota em 1974, acrescentando as classes 420, 470, Finn, Soling e Snipe, e reforçou o seu núcleo organizativo com a incorporação de outros clubes. Hoje, a que é considerada a principal regata mundial de classes olímpicas é organizada pelo RCNP, pelo Club Nàutic S’Arenal (CNA), pelo Club Marítimo San Antonio de la Playa (CMSAP) e pela Federação de Vela das Baleares (FBV).

As quatro instituições acabam de assinar um acordo para criar conjuntamente uma entidade que eleva a organização do Sofia ao estatuto de fundação. A Fundación para la Protección y el Fomento de las Actividades Náutico Deportivas en la Bahía de Palma (Fundação para a Proteção e Promoção das Atividades Náuticas Desportivas na Baía de Palma) organizará o Trofeo Princesa Sofía Mallorca by FERGUS Hotels já na próxima edição — a 55.ª — que se realizará de 27 de março a 4 de abril de 2026.

O acordo para a criação da Fundação foi assinado pelo presidente do RCNP, Rafael Gil; pelo presidente do CNA, José Ramón Picó; pelo presidente do CMSAP, Juan Miguel Catalá; e pela presidente da FBV, Cati Darder, que será a primeira presidente da nova entidade.

Gostaria de destacar a importância de os fundadores unirem esforços para desenvolver atividades de promoção do desporto na Baía de Palma”, explica Darder. “Os três clubes náuticos e a FBV utilizarão a Fundação para promover cursos de formação e de sensibilização ambiental para a conservação da Baía de Palma e a sua inter-relação com os desportos náuticos; cursos de iniciação e formação em vela e desportos náuticos; a organização de regatas locais, nacionais e internacionais; jornadas abertas para a promoção da vela e dos desportos náuticos; conferências e fóruns de promoção dos desportos náuticos; e a participação em feiras promocionais destes desportos, com o objetivo de os promover na Baía de Palma.

Também participaram na assinatura do acordo Manu Fraga, diretor do RCNP; Ferrán Muniesa, diretor do CNA; e Javier Zaynoun, diretor do CMSAP.

A 55.ª edição do Trofeo Princesa Sofía Mallorca by FERGUS Hotels será o primeiro evento pontuável para o Grand Slam de Vela 2026.

Fotografias: © Trofeo Princesa Sofía

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta