A European Boating Industry (EBI) realizou a sua Assembleia Geral durante o boot Düsseldorf, anunciando novos membros, passando a representar 34 membros em 24 países europeus, e apresentando o seu novo enquadramento estratégico que orientará o trabalho da organização até 2028.
A reunião assinalou um marco importante para a EBI com o alargamento da sua base associativa. Os membros da EBI deram as boas-vindas à British Marine (BM) como novo membro de pleno direito, reforçando ainda mais a representação da EBI em toda a Europa. Este passo é significativo e sublinha a estreita relação comercial e a crescente cooperação regulamentar. O Reino Unido é o maior importador de embarcações de recreio da UE e o segundo destino de exportação mais importante para embarcações construídas na UE.
A Assembleia Geral confirmou igualmente a adesão do recém-criado Cluster Nórdico, que reúne a cooperação já existente entre associações do setor na região nórdica. O Cluster Nórdico integra agora a Danboat (Dinamarca), a Sweboat (Suécia), a Norboat (Noruega), a Association of Estonian Marine Industries (Estónia) e a Finnboat (Finlândia) como membros da EBI. Os países nórdicos constituem uma região-chave para a náutica e acolhem uma indústria marítima significativa, agora plenamente representada na EBI.
A Volvo Penta junta-se à EBI como membro patrocinador, enquanto importante fabricante europeu de motores e sistemas de propulsão para embarcações de recreio. A Volvo Penta faz parte do Volvo Group, um dos principais fabricantes mundiais de camiões pesados, autocarros e equipamentos de construção.
Jarkko Pajusalo, CEO da Finnboat, afirma “É com grande satisfação que vejo a indústria náutica nórdica agora com uma representação muito mais forte na EBI. O Mar Báltico é, em particular, uma região náutica muito importante, com inúmeras linhas costeiras e arquipélagos de grande beleza. A promoção da náutica sustentável é uma das nossas principais prioridades nos países nórdicos e, em conjunto com os nossos colegas da EBI, podemos acrescentar muito mais valor à defesa do setor a nível regional.”
O presidente da Danboat, Dirch Petersen, refere “A Danboat está satisfeita por se ter juntado à EBI e aguarda com expectativa a colaboração, especialmente no que diz respeito à legislação europeia que impacta a indústria náutica.”
A CEO da Association of Estonian Marine Industries, Anni Hartikainen, afirma “Poucas associações nacionais do setor têm capacidade para manter uma presença forte em Bruxelas. Para a MERLI, trabalhar em conjunto através do Cluster Nórdico faz todo o sentido: as nossas indústrias marítimas operam em condições comparáveis e partilham as mesmas prioridades ambientais e regulamentares.”
Thomas Nicolai Bjønness, consultor sénior da Norboat, declara “A Norboat, Associação Norueguesa da Indústria Marítima, acolhe com grande entusiasmo e expectativa o reforço do papel da EBI e o seu novo enquadramento estratégico. Esperamos com grande expectativa uma cooperação estreita com a EBI no avanço da competitividade, da sustentabilidade e de uma representação eficaz a nível europeu, em benefício dos nossos membros e da indústria náutica em geral do Cluster Nórdico.”
Mats Eriksson, CEO da Sweboat, afirma “A Sweboat está satisfeita por voltar a integrar a EBI num contexto nórdico. O momento é oportuno, com uma UE mais forte e um trabalho regulamentar reforçado em curso.”
Lesley Robinson, CEO da British Marine, comentou “A adesão à EBI permite à British Marine envolver-se mais diretamente na defesa de interesses a nível da UE em matérias regulamentares e de mercado que são críticas para os nossos membros, em particular para aqueles com uma atividade de exportação significativa para a Europa. Através do trabalho da EBI em Bruxelas, podemos assegurar que as perspetivas dos membros e a experiência da indústria do Reino Unido contribuem para o desenvolvimento da legislação futura, incluindo, por exemplo, a revisão da Diretiva das Embarcações de Recreio.”
Hanna Ljungqvist, Vice-Presidente Sénior da Unidade de Negócio Marítimo da Volvo Penta, afirmou “Estamos entusiasmados por nos juntarmos à EBI como membro patrocinador e aguardamos com expectativa a colaboração para reforçar o futuro da indústria europeia de náutica de recreio.”
Os membros aprovaram igualmente o novo enquadramento estratégico da EBI para o período 2026–2029, centrado na representação de interesses, nos serviços e na colaboração. No cerne da estratégia está a missão da EBI de “promover uma indústria sustentável de náutica de recreio e turismo náutico feita na Europa”. A estratégia foca-se na construção de um enquadramento legislativo favorável a nível europeu, no reforço do reconhecimento do setor como um importante contributo para a economia e o turismo europeus e da EBI como parceiro de confiança das instituições da UE, na prestação de serviços de valor aos membros e à indústria, e na ligação e envolvimento do setor ao longo de toda a cadeia de valor europeia.
O trabalho de representação de interesses da EBI será estruturado em três áreas:
* Indústria e Competitividade
* Descarbonização, circularidade e ambiente
* Turismo Náutico
Para além da sua atividade de representação, a EBI irá lançar, nos próximos anos, várias iniciativas emblemáticas para apoiar o setor, dando continuidade ao projeto Blue Boat Horizon sobre Avaliação do Ciclo de Vida, em conjunto com os seus parceiros internacionais NMMA e ICOMIA, reforçando o apoio em matéria de orientação regulamentar e aumentando a disponibilização de dados de mercado ao setor, em paralelo com o crescimento das suas plataformas de eventos.
“O crescimento da nossa base associativa e o lançamento da nossa nova estratégia representam um passo importante para a EBI”, afirmou Robert Marx, Presidente da EBI. “Com a British Marine, os cinco países nórdicos integrados no Cluster Nórdico e a Volvo Penta, a EBI reforça a sua representação em toda a Europa num momento em que o envolvimento coordenado a nível da UE é mais importante do que nunca. Estamos muito satisfeitos por representar verdadeiramente a grande maioria da indústria náutica na Europa e agradecemos a todos os novos membros pela sua confiança e apoio.”