Besenzoni premeia jovens designers

0

A Besenzoni atribuiu a Bolsa Giovanni Besenzoni ao melhor projeto apresentado pelos estudantes de Design Industrial & de Investigação da Academia de Belas-Artes LABA, em Brescia, que foram desafiados a “repensar” a passarela elétrica e manual.

No dia 12 de novembro, a Besenzoni entregou, pelo terceiro ano consecutivo, a Bolsa Giovanni Besenzoni, concedida ao melhor projeto dos estudantes do curso de Design Industrial & de Investigação da Academia de Belas-Artes LABA, em Brescia. Os alunos foram convidados a reinterpretar um dos produtos mais icónicos da empresa — a passarela. A cerimónia de entrega decorreu na sede da empresa, em Paratico.

Criada em 2023 para celebrar o 55.º aniversário da Besenzoni, em colaboração com a Academia LABA e sob a coordenação do professor e arquiteto Filippo Rossi, a bolsa tem como objetivo promover jovens designers e apoiar a inovação artística, incentivando ideias e projetos que combinem criatividade com progresso tecnológico. “Inovação significa olhar para o futuro de mãos dadas com o passado” — uma frase muito apreciada por Giovanni Besenzoni, fundador da empresa e inspiração para o prémio.

Os sete projetos colocaram a júri à prova pela sua originalidade e atenção ao detalhe, tanto nas apresentações como nos modelos 3D. Para a maioria dos participantes, esta foi a primeira aproximação ao setor náutico, tornando as suas propostas ainda mais notáveis pela criatividade e liberdade de influências pré-existentes.

Vivemos numa época em que a inteligência artificial substitui cada vez mais atividades humanas, mas há algo que nenhuma tecnologia conseguirá replicar: a paixão genuína e o entusiasmo que estes jovens colocaram no seu trabalho. É precisamente esse entusiasmo que encontrámos em todos os projetos e que devemos continuar a cultivar”, sublinhou Filippo Rossi.

O projeto vencedor, intitulado DUNE e criado por Arianna Agogeri, conquistou o júri pela sua abordagem inovadora à materialidade. O conceito centra-se na experiência sensorial, apresentando uma combinação de materiais recicláveis que oferece uma sensação suave ao caminhar — evocando a sensação de andar na areia.

Como o arquiteto Rossi recordou, o fio condutor desta iniciativa é, sem dúvida, a paixão: a paixão dos estudantes, que nos impressionaram com a qualidade e originalidade dos seus trabalhos; a do júri, que avaliou com dedicação e cuidado; e a da nossa empresa, que continua o compromisso iniciado pelo meu pai de promover a inovação e apoiar as novas gerações”, afirmou Giorgio Besenzoni.

A Bolsa Giovanni Besenzoni destaca, uma vez mais, o empenho da Besenzoni no apoio aos jovens talentos e na promoção da cultura do design — um compromisso que continua a reforçar-se ano após ano.

Júri do Prémio Giovanni Besenzoni:
* Giorgio Besenzoni – CEO, Besenzoni S.p.A.
* Filippo Rossi – Arquiteto e Professor de Design Náutico, LABA
* Patrizia Saccone – Vereadora, Município de La Spezia (projeto Miglio Blu)
* Flaviana Scisci – Jornalista, Mediaset
* Franco Michienzi – Diretor Editorial, Barche Magazine
* Nicola Pomi – Managing Director, Volvo Penta Yacht and Superyacht
* Andrea Pezzini – Cofundador, Floating Life
* Enrique Tintore – Design Manager, Damen Yachting
* Weel Bernd – Yacht Designer
* Andrea Rovetta – Professor de Modelação, LABA

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta