“No próximo mês de janeiro, a boot Düsseldorf será o farol da indústria internacional dos desportos náuticos. A indústria expositora e os distribuidores esperam um impulso positivo e um reforço para o mercado global a partir da feira n.º 1 de iates, barcos e desportos aquáticos. Isto é o que aprendemos nas conversas com líderes de renome da indústria nas últimas semanas”, afirma Petros Michelidakis, Diretor da boot Düsseldorf, descrevendo a situação atual.
Os meses que se seguiram à boot 2025 mostraram que uma ligeira recuperação nas encomendas já se vislumbra no horizonte. Michelidakis acrescenta: “Claro que ainda estamos longe de regressar aos níveis de 2019, mas vemos sinais claros de que tempos melhores estão a caminho. A procura é extremamente forte em muitos países, sobretudo para barcos a motor de média e grande dimensão.”
Este ambiente no mercado global está também a ter um efeito positivo nas reservas para a boot Düsseldorf, que decorrerá de 17 a 25 de janeiro de 2026.
Os pavilhões dedicados a barcos a motor de médio porte e embarcações familiares (Pavilhão 1), motores, barcos a motor e de pesca (3), best-sellers escandinavos com sistemas de propulsão alternativos (4), superbarcos e lanchas rápidas (5), motores e semirrígidos (9) e os pavilhões de luxo 6 e 7 (superiates) estão em altíssima procura, com quase todos os grandes nomes da indústria já confirmados.
A oferta de equipamentos e acessórios no Pavilhão 10 também estará bem representada, onde os visitantes encontrarão soluções técnicas para vela e motonáutica.
Os Pavilhões 11 e 12 serão dedicados ao mergulho e ao equipamento de mergulho, com o Dive Center (Pavilhão 12) e o popular palco de apresentações. Aqui, fabricantes e distribuidores líderes mostrarão as mais recentes tendências, e os entusiastas poderão descobrir uma grande variedade de produtos.
Todos os amantes dos desportos náuticos – e aqueles que querem iniciar-se – poderão reservar as suas próximas férias diretamente na feira, no Pavilhão 13 (para mergulhadores, também no Pavilhão 12). Sob o lema “Destinos & Vida a Bordo”, estarão presentes marinas, empresas de houseboats e de charter, com informações de primeira mão sobre férias de sonho na água.
Os canoístas encontrarão no Pavilhão 14 tanto equipamentos como embarcações, além de um percurso de testes cénico. Também neste pavilhão, entidades como o ADAC (Automóvel Clube Alemão) apresentarão serviços para praticantes de desportos náuticos. A polícia marítima e os serviços de salvamento mostrarão o seu trabalho fascinante e essencial, e o Classic Forum encantará os visitantes com relíquias náuticas.
A vela, em todas as suas classes e modalidades, estará em destaque no Pavilhão 15, com o Sailing Center, a plataforma de networking Sailing Plaza e a Escola de Vela boot. Veleiros de cruzeiro, daysailers de novos fabricantes e iates clássicos de regata de prestigiados estaleiros farão as delícias dos visitantes no Pavilhão 16.
O Pavilhão 17 será o hotspot do surf da boot, com uma atmosfera vibrante e competições intensas. No grande tanque de regatas, estrelas mundiais da modalidade irão competir, enquanto os expositores apresentam as mais recentes pranchas e outfits para o estilo surf.
Nove áreas temáticas e palcos com programas sobre tecnologias inovadoras, relatos do mundo do desporto e fóruns de sustentabilidade completam o vasto programa da feira. Os visitantes também poderão experimentar vela, surf, canoagem ou mergulho nas atividades práticas.
Os números da feira falam por si: mais de 200.000 visitantes de 113 países, um terço deles vindos de fora da Alemanha, deslocam-se a Düsseldorf para a boot. Destes, 18% são especialistas e profissionais de todos os setores relevantes dos desportos náuticos.
Com a sua combinação única de desporto, negócios e tecnologia, a boot é também um fórum de informação para os meios de comunicação internacionais, com um alcance global de 1,2 mil milhões de pessoas.
E os visitantes da boot têm poder de compra: 39% vêm à feira com intenções de investimento concretas – seja em barcos, acessórios, equipamentos de surf ou de mergulho. E, por último, mas não menos importante, apreciam a sua boot, já que 94% se mostram muito satisfeitos com a sua visita.