Canada Ocean Racing – Equipa Be Water Positive regressa à Rolex Fastnet Race

0

A Canada Ocean Racing – Be Water Positive vai alinhar-se este fim de semana para a edição do centenário da Rolex Fastnet Race, uma das mais icónicas regatas oceânicas do mundo.

O percurso de 695 milhas náuticas começa em Cowes, na Ilha de Wight, Reino Unido, amanhã (sábado, 26 de julho), e leva a frota até ao Fastnet Rock, ao largo da costa da Irlanda, antes de terminar em Cherbourg, França.
Esta regata assinala o 100.º aniversário da Rolex Fastnet Race e reúne os melhores velejadores oceânicos do mundo.

A Canada Ocean Racing – Be Water Positive regressa com um propósito bem definido. O skipper canadiano Scott Shawyer volta à Fastnet Race determinado a resolver assuntos pendentes.
Em 2023, foi forçado a abandonar prematuramente devido a uma falha crítica no aparelho de mastreação que levou à quebra de um estai – um episódio que descreve como “assunto por resolver” e que agora alimenta a sua motivação para um regresso forte este ano.

Shawyer irá competir a bordo de um IMOCA de alto desempenho com foils recentemente adquirido, o Emira IV, anteriormente conhecido como Groupe Dubreuil e ex-11th Hour Racing – Mālama, o barco que ficou em terceiro lugar na Vendée Globe de 2025 e foi o mais recente vencedor da The Ocean Race (2023).

Scott Shawyer

O potencial de velocidade é inacreditável”, afirmou Shawyer. “Quando o barco se levanta nos foils, é como se voasse. Mal posso esperar para ver do que é capaz em condições de regata.

Esta campanha faz parte da missão mais ampla da Canada Ocean Racing: construir uma presença canadiana de classe mundial na vela oceânica e preparar o caminho para a participação de Scott Shawyer na Vendée Globe de 2028.

Conheça a tripulação
A acompanhar Shawyer na Rolex Fastnet Race estão quatro velejadores oceânicos experientes:

Pip Hare (Reino Unido) – Duas vezes participante na Vendée Globe, traz uma vasta experiência em IMOCA e uma concentração implacável à equipa

Sébastien Marsset (França) – Finalista da Vendée Globe e um dos velejadores mais respeitados da classe

Nico Andrieu (França) – Velejador oceânico experiente e engenheiro de design, vencedor da Transat Jacques Vabre 2023 na categoria Class40

Georgia Schofield (Nova Zelândia) – Repórter a bordo e velejadora com provas dadas

Detalhes da Regata
Partida: 26 de julho de 2025, Cowes, Ilha de Wight, Reino Unido
Percurso: 695 milhas náuticas pelo Solent, passando pelo Fastnet Rock até Cherbourg, França
Frota: Mais de 450 iates em várias classes, incluindo 29 IMOCAs

Fotografias: ©Georgia Schofield / Canada Ocean Racing LLC

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta