Durante 2025, cerca de 397.218 pessoas visitaram o Museu Marítimo de Barcelona.
O público local representa 46% do total, enquanto o público internacional corresponde a 50%. Destacam-se os visitantes provenientes de França e dos Estados Unidos.
O Museu Marítimo de Barcelona alcançou um novo recorde de visitantes durante o ano de 2025, com um total de 397.218 pessoas, número que representa um aumento de 11% em relação a 2024, ano em que se registaram 359.268 visitantes.
Pelo segundo ano consecutivo, o Museu Marítimo de Barcelona viu a sua proposta museológica e de programas públicos voltar a atrair o interesse tanto do público local como do estrangeiro. De facto, o público local representa 46% do total, enquanto o público internacional corresponde a 50%, destacando-se os visitantes provenientes de França e dos Estados Unidos.
La Infàmia, a exposição mais visitada
O ano de 2025 caracterizou-se pela organização de exposições que evidenciam o compromisso assumido de contribuir para a reflexão sobre o mundo atual, a partir da compreensão do nosso passado marítimo.
A exposição LA INFÀMIA. A participação catalã na escravatura colonial, com quase 100.000 visitas até ao momento, procurou aprofundar a participação catalã no tráfico atlântico de pessoas escravizadas, contribuindo para compreender a marca que essa infâmia deixou na sociedade atual, sob a forma de racismo ou de sobre-exploração da população migrante.
De igual modo, a exposição Espécies invasoras marinhas. A ameaça silenciosa, com 16.574 visitas, ajudou a dar a conhecer como o tema abordado se tornou a segunda principal causa de perda de biodiversidade marinha, apenas superada pela degradação dos habitats devido à ação humana, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Outras exposições apresentadas em 2025 foram Pearls: Baler ou Desmantelar navios, desmantelar vidas, que permitiram abordar diversos temas da atualidade, como o feminismo, a sustentabilidade, as alterações climáticas e o oceano, ou as condições laborais no desmantelamento de grandes navios.
Por último, a mostra SOS Oceans! A colla patapum ao resgate – com 13.208 visitas até ao momento – confirma o papel do Museu Marítimo de Barcelona na sua vertente educativa e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Programas públicos
No âmbito dos programas públicos, mais de 17.000 alunos participaram em alguma atividade, consolidando o Museu como agente educativo. Destaca-se a realização da terceira edição do programa “22 dias, em 22 pés”, que levou a regata Mini Transat 2025 para dentro das salas de aula, com a participação de mais de 2.000 alunos.
Os programas de atividades em família contaram com a participação de quase 3.000 pessoas, e os dirigidos a adultos captaram a atenção de mais de 9.000 participantes. Estes programas destacam-se por incorporarem novas narrativas e perspetivas, de acordo com os interesses da sociedade atual.
O Museu virtual
O Museu Marítimo de Barcelona aposta também no formato virtual para facilitar o acesso do público às diferentes exposições, tornando-as mais acessíveis para todos.
Fotografia: ©JanQuesada