CMC Marine participa na Metstrade 2025 com sistema de recuperação de energia e novas soluções de eficiência energética

0

A CMC Marine prepara-se para apresentar aos visitantes da Metstrade as mais recentes inovações na redução de consumo e otimização de eficiência: o Energy Recovery System (com demonstração ao vivo no stand), as inovadoras aletas LA e a nova configuração DC Hi Voltage.

Pioneira na introdução da estabilização eletrónica no mercado náutico, a CMC Marine participará na Metstrade 2025 (Marine Equipment Trade Show), apresentando os mais recentes avanços tecnológicos em sistemas de estabilização e controlo de movimento. As novas soluções, desenvolvidas com um forte foco na eficiência energética e na redução do impacto ambiental, representam mais um passo significativo rumo a um desempenho dinâmico otimizado e a uma operação sustentável.

No stand da CMC Marine, número 216 no Pavilhão 10, os visitantes poderão ver uma demonstração funcional do Energy Recovery System, a mais recente inovação da empresa, desenvolvida em colaboração com os seus fornecedores. Esta tecnologia, inspirada no KERS (Kinetic Energy Recovery System) criado originalmente para a Fórmula 1 e que começa agora a expandir-se para a indústria náutica, capta a energia gerada durante a fase de travagem das aletas estabilizadoras e reutiliza-a durante a aceleração.

O resultado é uma redução significativa da potência de pico exigida aos geradores e até 30% de diminuição no consumo total de energia, mantendo o desempenho de estabilização mesmo a velocidade zero. Isto permite que as aletas funcionem com apenas um gerador em operação, reduzindo o ruído, a vibração e as emissões associadas.

Outra novidade é a família de aletas LA (Low Aspect Ratio), concebidas e produzidas internamente pela CMC Marine para superiates de deslocamento. Estas aletas apresentam uma razão de aspeto reduzida, melhorando a eficiência hidrodinâmica e o conforto a bordo, especialmente ao fundear. Evolução do modelo Stabilis Electra LR, as novas aletas reduzem em 30% o arrasto (resistência fluido-dinâmica) e incluem uma extremidade arredondada para diminuir a turbulência. As aletas LA já se encontram em produção, disponíveis em tamanhos que variam entre 2,10 e 7 metros quadrados.

A última inovação destina-se especialmente a iate híbridos e outras embarcações equipadas com baterias e sistemas de barramento DC, em linha com a crescente eletrificação da indústria náutica: a nova configuração DC Hi Voltage, que torna os sistemas de estabilização e propulsão da CMC Marine compatíveis com corrente contínua de alta tensão.

Mais uma vez, o Stabilis Electra — o sistema pioneiro que revolucionou a estabilização elétrica há mais de 15 anos — demonstra estar na vanguarda, tornando-se o primeiro sistema de estabilização compatível com um barramento DC de alta tensão.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta