O evento-símbolo da náutica mundial arranca a 18 de setembro com mais de mil embarcações e um rico calendário de eventos
A inauguração da 65.ª edição do Salão Náutico Internacional, terá lugar em Génova de 18 a 23 de setembro. Com mais de 1.000 embarcações em exposição, 23 novos estaleiros, expositores de 45 países, 123 novidades e 96 estreias mundiais, o Salão apresenta-se como um evento único no panorama global: uma mostra completa em termos de gama de produtos, aberta diretamente para o mar, com a possibilidade de realizar provas de mar — mais de 3.800 no ano passado — algo que nenhum outro evento oferece.
“A força do Salão Náutico e a sua autoridade a nível nacional e internacional derivam do facto de ser organizado pelas empresas e para as empresas, que o reconhecem como o local onde se abrem mercados e se constroem estratégias, se planeiam políticas industriais e se analisam os dados de mercado, enquanto o sistema-país confirma o seu apoio com uma presença institucional de destaque, tanto do Governo como da Confindustria”, declarou Piero Formenti, Presidente da Confindustria Nautica.
Na conferência inaugural, intitulada “Desenvolvimento, trabalho e inovação para o crescimento do país”, estão confirmadas as presenças, entre outros, do Ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso, em representação da Presidente Meloni, da Ministra do Turismo, Daniela Santanchè, do Presidente da Confindustria, Emanuele Orsini, do Presidente da Agência ICE, Matteo Zoppas, e pela primeira vez a participação de um ministro estrangeiro, o Secretário dos Transportes do Estado da Florida, Jared W. Perdue.
“É um reconhecimento significativo: o Governo, as instituições económicas e o sistema empresarial escolhem o Salão para reafirmar que a náutica não é apenas um setor relevante da Economia Azul, mas uma indústria estratégica para Itália, que nos últimos dez anos viu as exportações crescerem 119%, o dobro da média de toda a indústria transformadora, ultrapassando os 4,5 mil milhões de euros”, comentou Formenti, recordando também o acordo plurianual entre a Confindustria Nautica e a 38.ª America’s Cup Event para apoiar o evento programado para Nápoles em 2027, bem como a exposição ao público do troféu no Salão nos dias 20 e 21 de setembro.
“Em sessenta e cinco edições, o Salão nunca deixou de se renovar, mantendo-se fiel à sua missão: dar voz às empresas, nunca defraudando as suas expetativas e mostrando-se capaz de desempenhar um papel anticíclico mesmo nos momentos mais difíceis, como em 2008 e em 2020. Mesmo perante uma desaceleração do mercado global — exceto na grande náutica — que se reflete nas feiras do setor, as confirmações de participação levam-nos a esperar uma edição de grande sucesso, tanto para as empresas como para os visitantes.”
O Salão Náutico como laboratório de futuro
Para além da exposição, o Salão reafirma a sua vocação como laboratório de ideias e de futuro: o programa FORUM25, patrocinado pela Comissão Europeia, prevê mais de noventa conferências e workshops. A apresentação oficial de Nautica in Cifre – Boating Economic Forecast, antecipada para 17 de setembro, dará a atualização esperada sobre o desempenho da indústria náutica de recreio italiana.
O programa inclui várias sessões temáticas, como a European Boating Roundtable, em colaboração com a associação europeia European Boating Industry, o evento Di sistema e di frontiera: il futuro della nautica, realizado pelo Quotidiano Nazionale em colaboração com a Confindustria Nautica, e o já consolidado encontro Nautica, Fisco e Dogane, referência para empresas e profissionais no diálogo com as autoridades fiscais e aduaneiras.
Está também previsto o novo estudo do Observatório Náutico Nacional da Confindustria Nautica, em colaboração com a Direção-Geral do MIT, que traça pela primeira vez o perfil do utilizador de embarcações de recreio, analisando as características dos proprietários e das suas embarcações — uma investigação única na Europa, valiosa para empresas e políticas associativas voltadas para as novas gerações.
Em matéria de sustentabilidade, terá lugar o World Yachting Sustainability Forum, fórum internacional organizado pela Confindustria Nautica em parceria com a revista International Boat Industry, que chega este ano à sua quarta edição. Segue-se uma mesa-redonda sobre os critérios ESG para a náutica, organizada pela Confindustria Nautica, BPER Banca e RINA, que desenvolveram o projeto Sustainable Finance Lab para promover uma maior consciencialização sobre as temáticas ESG e sobre a finança sustentável, criando instrumentos dedicados ao setor náutico para apoiar a transição ecológica, energética e sustentável.
Está também em fase de conclusão o processo de certificação ISO 20121 para o design sustentável do 65.º Salão Náutico Internacional — um importante reconhecimento do compromisso do setor para um futuro mais verde.
Design Innovation Award e jovens talentos
O futuro e a inovação estarão no centro da sexta edição do Design Innovation Award, a realizar-se sexta-feira, 19 de setembro, no Palácio Ducal, premiando uma vez mais a capacidade das empresas expositoras de antecipar tendências e ditar o rumo do setor.
Segunda-feira, 22 de setembro, será o dia dedicado à Blue Economy, com o Fórum da Indústria da Economia Azul, promovido pela Confindustria, reunindo instituições, empresas e academia para debater objetivos concretos para o desenvolvimento territorial e valorização do mar como recurso cultural e económico. Também terá lugar a 11.ª Conferência Nacional sobre Turismo Náutico, promovida pela Federturismo Confindustria.
O Salão acolherá ainda, pela primeira vez, a Assembleia Plenária da Conferência dos Presidentes das Assembleias Legislativas das Regiões e Províncias Autónomas.
As startups terão igualmente destaque, com apresentação de soluções inovadoras no sábado, 20 de setembro, premiadas num evento dedicado e valorizadas pelo Design Innovation Award, estabelecendo uma ponte para o futuro e para o rejuvenescimento do setor.
Grande atenção será dada aos jovens, com dois eventos dedicados às escolas secundárias, formação e emprego: “Náutica: orientar-se num mar de oportunidades” e “Náutica de recreio: Instituições e empresas em sinergia – trabalho, formação, aprendizagem, orientação escolar”, ambos agendados para segunda-feira, 22 de setembro. Para os jovens foi ainda introduzido um bilhete de entrada com preço reduzido para menores de 25 anos.
TechTrade Days e cultura do mar
Novidade desta edição é a iniciativa TechTrade Days 2025, nos dias 18 e 19 de setembro, um formato B2B com mais de 400 marcas de acessórios e componentes náuticos, promovendo negócios, tecnologia e networking profissional.
A 65.ª edição do Salão Náutico renova ainda o seu compromisso de promoção da cultura e da literatura ligada ao mar: um calendário de apresentações na Vip Lounge dará espaço a autores e personalidades, com o tema de 2025 “A Magia da Ilusão”, transformando o espaço numa experiência imersiva e multissensorial que combina arte, cultura, alta gastronomia e lifestyle.
