
O modelo Zaffiro 29 é o barco de entrada do prestigiado construtor italiano Cranchi. Em Portimão tivemos a oportunidade de o experimentar equipado com motor Volvo de 300 hp a diesel.
Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves e Estaleiro

O Zaffiro 29 é um modelo fortemente influenciado pelo sucesso obtido por Zaffiro 28 e apresenta-se com uma entidade própria totalmente inconfundível.
Nasce numa época em que o Centro de Estudos e Investigação da Cranchi se reforçou ao nível dos recursos humanos, meios que lhe permite uma maior capacidade de projector modelos de barcos.
No desenvolvimento do projecto do Zaffiro 29, a atenção centrou-se no espaço interior e exterior, em como aproveitar da melhor maneira possível conjugando com linhas fluidas e modernas.
A volumetria e a versatilidade de um Cruiser estão perfeitamente combinados com a desportitividade e a elegância de um casco dinâmico preparado para uma utilização diária.
A habitabilidade é a que normalmente encontramos em modelos de maior dimensão. Um camarote de pôpa, uma casa de banho com duche, uma zona de refeições à proa (convertível em cama e com cortinado e uma funcional cozinha equipada com um frigorífico de 65 litros.
No poço, o seu layout é bem conseguido com as áreas bem definidas para proporcionar uma circulação a bordo. Destaque para o sofá, em forma de U e, a mesa com afinação que permite transformar o local em solário.

Zona de estar e de refeições interior que pode ser transformada em cama dupla.
Comportamento dinâmico
O construtor italiano Cranchi apresenta diferentes tipos de motorização para o Zaffiro 29 entre dupla ou simples e a gasolina ou a diesel. A marca sueca Volvo é a fornecedora exclusiva. O modelo experimentado em Portimão estava equipado com uma unidade diesel de 300 cv de potência.
O conjunto teve um comportamento dinâmico muito interessante nas duas situações distintas de condições de mar que encontrámos no Algarve. Em mar, o cenário era de ondas desencontradas devido as resquícios do forte Levante que se tinha feito sentir na região. A progressão foi feita a velocidade reduzida com o conjunto a responder prontamente a todas as solicitações do piloto e sem bater exageradamente. As medições de velocidade foram efectuadas em zona mais abrigada e o Zaffiro 29 atingiu com facilidade a velocidade máxima de 31,4 nós às 3 500 rpm sendo que o mínimo a planar situou-se às 2400 rpm e a fazer 15,5 nós.
A posição de condução é excelente quer quando conduzimos de pé ou sentados. Na última, a protecção é superior graças ao pára-brisas envolvente.

Aspecto da transformação do sofá e mesa em solário.
Uma zona de estar de excepção onde pode ser tomada uma refeição.
Características Técnicas
Modelo Zaffiro 29
Origem Itália
Construtor Cranchi
Comprimento fora a fora 9,18 m
Comprimento do casco 7,51 m
Comprimento de fora fora 6,25 m
Boca 3,24 m
Peso 4.000/4.200 kg
Passageiros 8/720 kg
Capacidade combustível 340 l
Capacidade água 100 l
N.º de camas 2 + 2
Desenho do casco Aldo Cranchi
Projeto Centro Studi Ricerche Cranchi
Motorização Volvo Penta V6 2X4.3 EVC/MC GXI/DP-S (2X225 HP)
Volvo Penta V8 5.7 EVC/MC GXi/DP-S (320 hp)
Motorização Diesel
(versão testada) Volvo Penta D4 EVC/DP-H (300 HP)
Volvo Penta 2xD3 EVC/MC/DP-S (2×190 hp)
Importador Porti Nauta
Preço 131 710