European Boating Industry expande membros e elege nova liderança

0

Com o apoio da Federação Marítima Alemã (VMWD), a European Boating Industry (EBI) realizou hoje a sua Assembleia Geral bianual em Hamburgo, Alemanha, reunindo os seus membros para refletir sobre os progressos alcançados no apoio à náutica de recreio e para definir o caminho a seguir num cenário político europeu em constante evolução. A Federação Francesa dos Portos de Recreio e a Associação da Indústria Marítima de Portugal juntaram-se à EBI, elevando o número de membros para 32. O Conselho recentemente eleito nomeou Robert Marx como Presidente da EBI para um segundo mandato.

Realizada na cidade marítima de Hamburgo, a Assembleia Geral foi uma ocasião importante para reforçar a cooperação no setor e dar as boas-vindas a novos membros na rede da EBI. Este ano, a EBI tem o orgulho de expandir a sua comunidade com a adesão de dois novos membros efetivos: a ACAP / APICAN, representando Portugal, e a Fédération Française Ports de Plaisance, representando os portos de recreio franceses. A EBI representa agora 32 membros em 21 países europeus.

Fernando Sá, Presidente da ACAP / APICAN, declarou “A Divisão Náutica da ACAP representa empresas do setor náutico de recreio, comércio e serviços em Portugal. Tornar-nos membros da EBI é um passo importante para alcançar os nossos objetivos: resolver os problemas da náutica de recreio e ajudar o setor a crescer.

Guillaume Nardin, Delegado-Geral da Fédération Française Ports de Plaisance, acrescentou “A Federação Francesa dos Portos de Recreio (FFPP) está muito satisfeita por se juntar à European Boating Industry como novo membro. Esta parceria reflete o nosso compromisso comum com a construção de um futuro sustentável para o setor náutico e os portos de recreio na Europa. Juntos, pretendemos promover o diálogo, a inovação e a ação coletiva para apoiar a transformação sustentável do turismo náutico.

Estes novos membros reforçam ainda mais o papel da EBI como a voz unificada da indústria náutica de recreio na Europa. A sua adesão reflete o impulso crescente em toda a Europa para promover a cooperação, a sustentabilidade, a inovação e a resiliência na náutica e no turismo marítimo.

A EBI anunciou que a Slovenian Marine Industry Association (SMIA) voltou a aderir à associação como membro. Este regresso representa um passo significativo para o setor náutico esloveno e surge sob a nova liderança de Matjaž Murko, um profissional experiente e defensor empenhado do desenvolvimento marítimo da região. Murko é também Presidente e CEO do MennYacht Group.

Matjaž Murko, Presidente da SMIA, partilhou “Estamos verdadeiramente satisfeitos por ver a SMIA regressar à comunidade EBI e esperamos construir uma parceria forte e voltada para o futuro. Após alguns anos de pausa, este é um novo capítulo – de contribuição ativa, colaboração e ambição partilhada para o futuro da indústria náutica europeia.

Eleições para o Conselho decorreram durante a Assembleia Geral
Para os próximos dois anos, a associação será liderada por Robert Marx como Presidente (VMWD/Alemanha), Anne-Marie Bouweraerts como Vice-Presidente e Tesoureira (Nautibel/Bélgica), e Jean-Paul Chapeleau como Vice-Presidente (FIN/França). Foram eleitos como membros do Conselho: Jordi Carrasco Abad (ANEN/Espanha), Mirek Hajdukiewicz (POLBOAT/Polónia), Jeroen van den Heuvel (HISWA-RECRON/Países Baixos), Ana Calic (CEA/Croácia), Jarkko Pajusalo (FINNBOAT/Finlândia), e Fabio Planamente (Confindustria Nautica/Itália), este último nomeado representante especial para o setor de grandes iates.

Com gratidão da EBI e da indústria europeia, despede-se do Conselho o Vice-Presidente Piero Formenti (Confindustria Nautica/Itália).

Robert Marx, Presidente da EBI, comentou “O rico património marítimo de Hamburgo foi o cenário ideal para a Assembleia deste ano. Estamos muito felizes por dar as boas-vindas à ACAP-APICAN e à Fédération Française Ports de Plaisance à nossa crescente família. As suas contribuições e experiência fortalecerão a nossa capacidade de influência e proporcionarão perspetivas valiosas sobre o desenvolvimento de marinas e a cadeia de valor náutica. Ao iniciar o meu novo mandato de dois anos como Presidente, estou motivado para trabalhar com o novo Conselho eleito no avanço das prioridades centrais da EBI — apoiar a sustentabilidade, o crescimento e a competitividade industrial no nosso setor. Com importantes desenvolvimentos políticos da UE em vista, estamos empenhados em garantir que a náutica de recreio seja reconhecida como estratégica e que as políticas europeias fortaleçam, e não restrinjam, as nossas empresas. A nossa cooperação no projeto Blue Boat Horizon e as nossas iniciativas relacionadas com a Avaliação do Ciclo de Vida darão impulso à nossa missão. Perante novas oportunidades e desafios, a EBI está mais empenhada do que nunca em ser uma voz forte e unida para o nosso setor a nível europeu.

Ao longo das discussões em Hamburgo, os membros refletiram sobre a evolução do comércio global e o seu impacto na indústria náutica de recreio. Foram abordados temas como as perspetivas económicas atuais e as expectativas dos consumidores num mercado em mudança. Especial atenção foi dada à forma como a indústria pode diversificar relações comerciais, reforçar o mercado interno europeu e responder às novas exigências. Estas conversas sublinharam também a importância da colaboração entre as associações nacionais e a EBI para apoiar as empresas e garantir que o setor se mantém competitivo, resiliente e bem preparado para o futuro.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta