First GX42 revela interior harmonioso assinado por Casali para proprietário com foco na família

0

– Iate de estreia da GX Superyachts
– Funcionamento híbrido ultraeficiente
– Interior inspirado na natureza
– Versão com Pilot House elevada
– Cinco cabines e um espaçoso deck superior
– Entrega prevista para 2026

O design intemporal e a vivência descontraída em família são os princípios orientadores do muito aguardado interior do First GX42. O navio-almirante da frota GX Superyachts apresenta acomodações sofisticadas e irrepreensíveis desenhadas por Marco Casali, otimizadas para um proprietário com espírito familiar. É a primeira vez que são divulgados os detalhes interiores da nova linha.

O First GX42 é da versão Raised Pilot House (RPH), cuja superestrutura elegantemente curva é coroada por um deck superior de perfil baixo e elegante. A nível de acomodações, esta configuração permite criar, no deck principal, uma imponente suíte do proprietário com vistas amplas e um terraço privativo à proa. Um closet tipo walk-in, um átrio com função de escritório e uma ampla casa de banho transformam este espaço num verdadeiro apartamento dentro do iate.

Área do proprietário

Este layout liberta assim volume no deck inferior para uma suíte VIP mais espaçosa, com varanda retrátil a bombordo. Para além de uma cama de casal king-size, esta cabine de luxo dispõe de um closet de passagem e uma grande casa de banho com duche tipo floresta tropical e lavatórios duplos. Ocupando toda a boca do iate, este espaço oferece um refúgio de tranquilidade e amplo armazenamento para viagens longas.

Cabine VIP

Outras três cabines de hóspedes têm configurações de cama flexíveis. Duas incluem camas de casal que podem separar-se para formar confortáveis camas individuais. A terceira foi concebida como cabine para crianças, com duas camas individuais e uma terceira cama Pullman quando necessário. Todas incluem casa de banho privativa e armazenamento generoso para roupas e pertences — muito acima do padrão para um iate de 42 metros — reforçando o seu potencial para cruzeiros de longa distância.

As áreas sociais nesta versão concentram-se na popa do deck principal, onde se destaca uma área de refeições para 10 pessoas e um confortável salão para relaxar e conversar. No deck superior, com o seu hardtop suavemente curvado, expande-se o espaço ao ar livre com sofás, espreguiçadeiras, um bar impressionante e um grande jacuzzi.

O GX42 de estreia mostra o que é possível, mantendo-se fiel aos princípios de Navegação Responsável,” afirma o proprietário Vladimir Zinchenko. “Para um barco com um casco delgado e eficiente, o volume é fenomenal, e usámo-lo da melhor forma, com cabines de boca completa, áreas sociais convidativas para viver com tranquilidade e aquele maravilhoso deck superior. A cabine VIP é deslumbrante — tão adequada para um coproprietário como para um hóspede.”

Marco Casali foi a escolha inequívoca da GX Superyachts para o design de interiores e exteriores. Embora os clientes muitas vezes tragam os seus próprios designers, o First proprietário abraçou totalmente a visão de Casali. O conceito baseia-se em tons e materiais naturais que refletem a performance ecológica do iate e transmitem uma atmosfera familiar e descontraída. Para isso, Casali optou por painéis de madeira de nogueira rica nas paredes e mobiliário, contrastando com couro branco e lacado. Tecidos italianos de alta qualidade conferem presença ao estofamento.

Casali também jogou com as formas para reforçar o ambiente relaxante e orgânico do interior. Cada aresta é suavemente arredondada, desde os rebaixos do teto até aos detalhes em couro das prateleiras e toucadores. O mesmo se aplica aos televisores em cada cabine, aos espelhos das casas de banho e aos nichos que exibem obras de arte no salão principal.

O mobiliário solto é amplamente utilizado, tanto no interior como no exterior, com peças de designers italianos de renome como Poltrona Frau e B\&B Italia. Também aqui, a estética foi cuidadosamente considerada para refletir e reforçar as curvas suaves visíveis nos elementos estruturais do iate. O estofamento neutro é animado com apontamentos naturais de cor – como almofadas em tons de sálvia ou mantas azuis em tecido entrançado.

O olhar é naturalmente atraído por pontos focais em cada divisão. Na sala de jantar, por exemplo, destaca-se uma espetacular laje de mármore turco retroiluminada. Noutros espaços, encontram-se peças cuidadosamente escolhidas da coleção privada de arte do proprietário — pinturas, esculturas e objetos. Painéis metálicos ondulados refletem as ondas do oceano e reforçam o contraste claro-escuro dos restantes materiais.

A unir tudo isto está uma atenção obsessiva à iluminação em todo o iate. As janelas do chão ao teto no deck principal são um elemento central, maximizando a luz natural. Contudo, uma variedade de soluções de iluminação direta e indireta foi desenvolvida pela empresa italiana Ultra Luce. Estas permitem ao proprietário e à sua família ajustar o ambiente a bordo — desde concentração até ao relaxamento total.

Este não é um iate para ostentar,” afirmou Casali. “Trabalhámos de perto com os proprietários para concretizar as suas prioridades: um design familiar pensado para estadias prolongadas a bordo. Utilizando materiais naturais como couro italiano, pedra e madeira, criámos um interior intensamente sereno, mas também totalmente alinhado com os princípios da Navegação Responsável da GX Superyachts.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta