Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo nos Açores

0

O dia 5 de Agosto de 2025 marcou um momento importante para a gestão ambiental e turismo sustentável nos Açores, com a inauguração na Marina de Vila Franca do Campo – ilha de São Miguel, orgulhosamente pela TERRA AZUL, da primeira embarcação 100% elétrica do Arquipélago dedicada ao turismo, o TERRAZUL EVØ. Este evento marcante representa um dos investimentos privados mais significativos na região impulsionando os Açores para uma nova economia verde, estabelecendo um importante precedente e compromisso para as operações de turismo eco-conscientes na região.

Embora se trate de uma única embarcação, a introdução deste barco elétrico pioneiro reforça o profundo compromisso com a redução drástica da pegada de carbono do turismo local. Distanciando-se dos tradicionais motores de combustão, o barco eléctrico elimina o ruído do motor e a poluição, factores cruciais para a preservação do delicado ecossistema marinho e da vida selvagem, um pilar fundamental do apelo natural das Ilhas dos Açores, e um recurso igualmente essencial para a indústria turística local.

A partir deste dia 15 de Agosto, o TERRAZUL EVØ começa a operar transportando visitantes em passeios guiados por biólogos e guias de vida selvagem da TERRA AZUL à volta do Ilhéu de Vila Franca do Campo, disponíveis durante todo o ano – todos os dias de hora a hora a partir das 10h00, informando visitantes acerca da geologia, habitat, espécies, factos históricos e folclore local associados ao vulcão submerso de Vila Franca do Campo.

Miguel Cravinho, Co-proprietário e Diretor de Operações na TERRA AZUL, afirma que a empresa “está a fazer história no mar. Este barco representa uma evolução significativa das nossas tradições baleeiras, personificadas no restaurado Senhora de Fátima, que foi restaurado em 2010 no âmbito de uma iniciativa de responsabilidade social. Estamos a demonstrar que a sustentabilidade inovadora e as experiências turísticas excecionais podem coexistir harmoniosamente, abrindo caminho para a conservação dos oceanos.

Hoje, não estamos apenas a lançar um barco elétrico, estamos a inaugurar de forma altruísta, uma nova era de turismo responsável nos Açores“, afirma Filipe Sousa, CRO responsável pelo Crescimento e Desenvolvimento na TERRA AZUL, acrescentando que “nosso arquipélago é um paraíso natural muito especial, que é nosso dever proteger. Esta embarcação elétrica é um resultado da nossa dedicação à inovação que respeita e preserva o nosso ambiente único, garantindo que a beleza e a tranquilidade dos Açores possam ser desfrutadas pelas gerações vindouras, com alguma esperança, em breve livres da poluição sonora dos motores de combustão convencionais.

O ruído subaquático constante gerado por grandes motores de combustão está cientificamente comprovado como sendo uma ameaça significativa à vida marinha. Muitos animais marinhos dependem da audição e som para funções essenciais vitais, como a comunicação, a navegação, a alimentação e a fuga de predadores. O zumbido constante e explosões de ruído dos motores de combustão internos tradicionais confundem estes sons naturais vitais, interferindo com suas capacidades de encontrar parceiros, localizar alimentos e coordenar comportamentos de grupo. Esta perturbação acústica potencia o aumento dos níveis de stress, desorientação e alteração dos padrões de migração, impactando, em última instância, a sua saúde, reprodução e sobrevivência. Ao eliminar esta fonte de ruído e, os barcos elétricos ajudam a criar um habitat mais tranquilo e saudável para o diversificado ecossistema marinho dos Açores.

É apropriado que este passo significativo rumo a um futuro eléctrico mais verde aconteça em Vila Franca do Campo. Há mais de um século, esta cidade costeira foi pioneira na eletrificação dos Açores, representando, na altura, um passo significativo no sentido do progresso agrícola local trazendo desenvolvimento à sua comunidade. Tal como esta inovação inicial do sector privado iluminou o caminho para todas as ilhas, a inauguração hoje do primeiro barco eléctrico em Vila Franca do Campo posiciona mais uma vez este lugar histórico na vanguarda de uma nova revolução energética sustentável para a região, desta vez com vista ao turismo responsável.

O motor elétrico de última geração que alimenta este revolucionário barco elétrico foi fornecido pela Explomar (CN), líder na tecnologia de propulsão elétrica. O CEO da ExploMar, Alex Dong, afirmou: “O nosso sistema elétrico substitui silenciosamente o ruído e os gases dos motores tradicionais, oferecendo uma forma sustentável de se mover na água e, ao mesmo tempo, enriquecendo a experiência do visitante. Orgulhamo-nos de impulsionar o primeiro barco elétrico de alto desempenho com 300 cv em Portugal — especialmente nas deslumbrantes Ilhas dos Açores.”

A embarcação em si foi construída pela Tideman Boats da Holanda, conhecida pelos seus designs inovadores e duráveis. Bruno Tideman, da Tideman Boats, afirmou: “A combinação de um barco de PEAD/HPDE com propulsão elétrica, é a forma mais sustentável a seguir. Baixa pegada de carbono, sem envelhecimento, inerte, 100% reciclável e sem necessidade de desencrustes tóxicos, tornam este tipo de barco a melhor opção para atividades sensíveis à natureza.”

Uma característica fundamental do TERRAZUL EVØ é a sua construção em plástico Polietileno de Alta Densidade (PEAD/HPDE). Embora o termo “plástico” possa muitas vezes ter conotações negativas, o PEAD/HPDE foi escolhido especificamente pelos seus benefícios ambientais superiores em comparação com os materiais normalmente utilizados na construção de embarcações, como o alumínio e a fibra de vidro. Ao contrário destas alternativas, o PEAD/HPDE é notavelmente resistente ao desgaste e à corrosão da água do mar, o que reduz significativamente a geração de microplásticos durante a utilização regular. A sua durabilidade inerente significa uma menor degradação do material ao longo do tempo, contribuindo para águas mais limpas e um ambiente marinho mais saudável. Além disso, o PEAD/HPDE é um material altamente reciclável, em perfeita sintonia com os princípios da economia circular.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta