– Projeto Greenline 42 apresentado no Cannes Yachting Festival
– Mais opções semi-personalizadas do que nunca
– Casco mais rápido para velocidade máxima de 30 nós
– Novo design interior e exterior de Marco Casali
– Primeira unidade prevista para lançamento no início de 2026
A Greenline Yachts acaba de revelar planos para introduzir um novo modelo de 42 pés na sua gama de iates a motor. Os visitantes do Cannes Yachting Festival (9 a 14 de setembro) foram dos primeiros a saber que o primeiro Greenline 42 já está em construção no estaleiro esloveno e ficará disponível no início de 2026. Quando for lançado, o iate estabelecerá novos padrões para uma marca já amplamente reconhecida entre os mais experientes navegadores.
Mais eficiente
Com um casco melhor optimizado, o barco atinge agora uma velocidade máxima de 30 nós com o mesmo grupo motopropulsor incrivelmente eficiente de 2x 250 hp. A arquitetura naval refinada, repensada pela Micad, reduz o arrasto, enquanto o sistema proprietário H-Drive 6G da Greenline optimiza o carregamento das baterias e o consumo de combustível, permitindo manobras elétricas silenciosas. Entretanto, quatro painéis solares adicionais no tejadilho aumentam o total para 10, cuja potência máxima de 4,1 kW permitirá alimentar todos os equipamentos de bordo e recarregar o banco de baterias ainda mais rapidamente.
O Greenline 42 redefine os espaços sociais a bordo, oferecendo maior flexibilidade e uma utilização mais inteligente de cada canto. O cockpit de popa oferece dois layouts radicalmente diferentes, com características como a popa rebatível, plataforma de banho submergível e a opção de mobiliário totalmente removível. Há também uma nova zona lounge na proa, sobre a coberta da âncora, em linha com o design do maior Greenline 58.
“A Greenline Yachts acredita que um design fantástico não tem prazo de validade, por isso não procuramos atualizar ou substituir constantemente os nossos modelos”, disse o proprietário e CEO Vladimir Zinchenko. “Quando finalmente introduzimos um novo barco, não é uma decisão leve. Pode ter a certeza de que o novo Greenline 42 absorveu todo o nosso know-how e será uma referência no mercado durante décadas. Design intemporal e duradouro é uma parte fundamental do nosso compromisso com a Navegação Responsável.”
Um novo visual interior
Marco Casali prolonga a sua parceria com a marca ao desenhar não apenas o exterior, mas também três estilos de interior para o novo iate. Desde o início, o objetivo foi revitalizar, em vez de reinventar, o visual intemporal e a praticidade luxuosa da Greenline. Baseado numa paleta de cores naturais e materiais renováveis, há a opção de “honey teak” ou “modern oak”.
Pequenos desenvolvimentos no layout clássico do interior da Greenline irão também agradar aos conhecedores. As janelas de popa junto à cozinha podem agora ser abertas para baixo de forma fácil, garantindo melhor ventilação, por exemplo. Existe ainda a possibilidade de decidir se deve haver uma segunda casa de banho para convidados ou, em alternativa, um closet ou uma mesa de toucador dedicada para o proprietário. E, pela primeira vez num Greenline, há controlos de climatização ao estilo de automóvel na estação de comando, para o manter fresco ou quente, conforme necessário.
Na verdade, as opções deste novo Greenline 42 são inúmeras. É possível escolher a configuração das cabinas, roupeiros e casas de banho; selecionar entre vários formatos de frigoríficos e congeladores; e adicionar um sofá extra no salão. Não é por acaso que a Greenline chama a este barco o seu modelo mais personalizável de sempre.
“O Greenline 42 foi um desafio entusiasmante para nós. Precisávamos seguir o enorme sucesso dos outros modelos, acrescentando ainda mais conforto a bordo e uma forma mais moderna, respeitando as nossas linhas intemporais. Do ponto de vista interior, a grande revolução foi a parede traseira totalmente em vidro do salão, que permite grandes aberturas na cozinha e cria uma forte ligação com o cockpit, agora disponível em duas versões. No exterior, procurámos ligar a forma moderna dos novos projetos da Greenline, como o 58, ao estilo clássico que um barco como este exige.” disse Casali.

