3.ª Mesa-Redonda Europeia sobre Náutica Sustentável foca-se no crescimento sustentável face às mudanças no comércio global, durante o Salão Náutico Internacional de Génova
A European Boating Industry (EBI) e a Confindustria Nautica anunciaram a terceira edição da Mesa-Redonda Europeia sobre Náutica Sustentável, um evento de alto nível que promove o diálogo entre a indústria e os decisores políticos. Terá lugar na sexta-feira, 19 de setembro de 2025, às 15:00, no Forum Hall do Salão Náutico Internacional de Génova. Esta terceira edição dará continuidade ao sucesso das anteriores e servirá como um fórum fundamental para o debate sobre a sustentabilidade e a competitividade a longo prazo do setor.
Sob o tema “Crescimento resiliente e sustentável face às mudanças no comércio global”, a mesa-redonda abordará a importância estratégica da indústria náutica para as economias regionais, o contributo do setor para a estabilidade do comércio internacional em tempos de incerteza económica global, e o papel que as políticas da UE podem desempenhar no reforço da sustentabilidade económica e da competitividade a longo prazo da indústria. Dado que os fabricantes da UE são, de longe, os maiores exportadores de embarcações de recreio, as atuais mudanças no comércio e na geopolítica poderão ter impacto no setor, exigindo novas estratégias.
A Mesa-Redonda será inaugurada por Raffaele Fitto, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, cuja participação confere grande peso político ao evento. Enquanto Comissário responsável pela Coesão, Reformas e supervisão estratégica do turismo, dos transportes e da economia azul, a sua presença sublinha a importância de alinhar as políticas regionais com o futuro da náutica sustentável e do turismo na Europa. Esta é a primeira participação de um Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, neste mandato, num salão náutico.
Os oradores do evento incluem os Deputados ao Parlamento Europeu Francesco Torselli e Brando Benifei (Itália), bem como Željana Zovko (Croácia), e ainda Sebastian Nietupski, CEO do Grupo Kotniz e ex-Presidente da Polboat. A mesa-redonda procurará explorar de que forma a colaboração entre a política europeia e a indústria pode reforçar a resiliência do setor náutico europeu, impulsionar o crescimento económico regional e sustentar a excelência e a vantagem competitiva da Europa nos mercados globais.
Este evento dá continuidade ao sucesso das edições anteriores, tendo-se afirmado como uma plataforma de referência para a troca de conhecimentos estratégicos e boas práticas entre decisores políticos e especialistas da indústria, com vista à prosperidade a longo prazo do setor náutico. Representa uma oportunidade única para a indústria dialogar diretamente com os responsáveis políticos da UE no arranque da importante época estival.
Robert Marx, Presidente da EBI, comentou sobre o evento “Estamos entusiasmados com a terceira edição da Mesa-Redonda da EBI, integrada na 65.ª edição do Salão Náutico Internacional de Génova, num momento particularmente crítico. A competitividade da nossa indústria depende não só da inovação, mas também de políticas estáveis e de apoio. Perante os desafios atuais do comércio global, é mais importante do que nunca manter um diálogo direto com os decisores da UE. Esta Mesa-Redonda cria esse espaço e garante que a voz da indústria náutica seja claramente ouvida.”
Piero Formenti, Presidente da Confindustria Nautica, afirmou “A Mesa-Redonda Europeia sobre Náutica Sustentável é um momento chave para mostrar como a indústria náutica europeia está a liderar em sustentabilidade e competitividade a nível global. Juntamente com o nosso parceiro EBI, temos orgulho em acolher esta terceira edição no Salão Náutico Internacional de Génova – que, no mesmo dia, contará também com o Fórum Mundial de Sustentabilidade na Náutica, confirmando o Salão como o centro de inovação do nosso setor.”
Fabio Planamente, Vice-Presidente da Confindustria Nautica e recém-nomeado Representante Especial da EBI para o Setor de Grandes Iates, comentou “Assumir cargos tanto na Confindustria Nautica como na EBI oferece uma oportunidade única para reforçar o alinhamento entre as prioridades nacionais e as estratégias europeias. A Mesa-Redonda representa uma plataforma crucial para promover uma visão partilhada de um futuro sustentável e competitivo para a indústria náutica, assegurando que os interesses do nosso setor são devidamente representados no panorama político europeu.”