- O primeiro evento internacional dedicado exclusivamente à navegação sustentável.
- Um salão náutico de quatro dias, combinado com um fórum internacional de dois dias.
- Um encontro internacional que pretende tornar-se a principal referência mundial para o futuro da náutica, promovendo a divulgação mediática de inovações, intercâmbios, partilhas e iniciativas exemplares em navegação eco-responsável.
Os setores náutico e marítimo estão a passar por grandes transformações. Perante os desafios ambientais e as novas expectativas dos utilizadores, estão a reinventar-se, e a navegação sustentável é já parte integrante do nosso quotidiano e do nosso futuro.
A náutica de recreio, símbolo de liberdade e lazer no mar, encontra-se agora numa encruzilhada. Enfrenta um imperativo: integrar plenamente os princípios do desenvolvimento sustentável. Os desafios são muitos e variados, desde a preservação dos ecossistemas marinhos até à transformação de práticas, produtos e tecnologias. Esta evolução-revolução reflete-se em novos materiais de construção, novos métodos de propulsão, novas arquiteturas, novos equipamentos, novos serviços e até em novos cursos de ensino superior dedicados ao tema.
Desafios ambientais e sociais
A regulamentação também está a evoluir, com zonas de navegação de baixas emissões, proibição de motores de combustão em certos lagos, rios ou áreas marítimas e o desenvolvimento de áreas marinhas protegidas. Os navegadores estão cada vez mais conscientes do seu impacto ecológico e exigem produtos e soluções que respondam às suas expectativas de maior proteção ambiental. Seja na prática de novas atividades, na compra de um barco ou de equipamento, existe hoje uma clara vontade de desfrutar do mar sem gerar uma elevada pegada de carbono.
Paralelamente, a inovação tecnológica (eletrificação, biocombustíveis, biocompósitos, reciclabilidade, etc.) está a transformar a indústria. As novas tecnologias evoluem rapidamente e a propulsão pode ter diversas origens: motores elétricos e híbridos, hidrogénio, energia solar, eólica, metanol, entre outros. A construção naval também está a sofrer mudanças profundas, com novos produtos a substituir o poliéster e as tintas, e melhorias nos tecidos e revestimentos de convés, recorrendo cada vez mais a materiais de base biológica e resinas recicladas. Os arquitetos navais concebem formas mais eficientes em termos energéticos, enquanto escolas e universidades já oferecem formações superiores em desenvolvimento sustentável.
Encontro marcado: Nice Boating Tomorrow, 19–22 de março de 2026
De 19 a 22 de março de 2026, Nice Boating Tomorrow será o primeiro evento internacional náutico dedicado exclusivamente à navegação sustentável, com o objetivo de lançar as bases para um novo ecossistema náutico: mais sustentável, mais inovador, mais acessível e voltado para o futuro.
O evento decorrerá em Nice, no Quai Amiral Infernet, junto ao novo centro de congressos OcéaNice.
O Nice Boating Tomorrow divide-se em dois grandes momentos:
– Uma área de exposição em terra e no mar com stands em tendas, pavilhão de exposições e embarcações atracadas com possibilidade de provas de mar (19–22 de março);
– Um fórum internacional de dois dias, no centro de congressos OcéaNice, com conferências, workshops e mesas-redondas com oradores internacionais (quinta e sexta-feira, 19 e 20 de março).
Os 8 000 m² de espaço expositivo em terra e no mar serão um ponto de encontro e de partilha com estaleiros, fabricantes de equipamentos, start-ups, arquitetos navais, gestores de marinas, empresas de transporte marítimo e turismo, autoridades locais, prestadores de serviços e muitos outros.
O Nice Boating Tomorrow pretende ser uma plataforma de intercâmbio e negócio entre os atores da indústria náutica de recreio, os protagonistas no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, os navegadores, os novos e futuros entusiastas e também o público em geral, que deve estar cada vez mais consciente da importância dos oceanos e das práticas responsáveis para desfrutar das atividades náuticas.
Assim, o Nice Boating Tomorrow posiciona-se para ir muito além de uma simples exposição de barcos e equipamentos, assumindo-se como um laboratório de ideias, inovações e tendências.
Nice, no coração do Mediterrâneo e da navegação sustentável
Com reconhecimento internacional e sempre voltada para a Côte d’Azur, Nice é o local ideal para este evento. Entregue em abril de 2025 para acolher a UNOC – Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que reuniu 130 chefes de Estado, o novo centro de congressos OcéaNice dispõe de vários espaços destinados ao Fórum, bem como de um *rooftop* de 1.300 m² com vista panorâmica a 360° sobre o mar, e uma esplanada que servirá de espaço expositivo ao longo do cais, onde estarão os barcos em exposição.
Os organizadores
Com mais de 50 anos de experiência no setor náutico, criadora e organizadora do Grand Pavois La Rochelle, bem como de salões náuticos internacionais na China e no Brasil, a Grand Pavois Organisation (GPO) mantém-se atenta aos profissionais, à indústria náutica e aos seus novos mercados.
O Nice Boating Tomorrow será uma ferramenta ao serviço dos expositores, permitindo que todos avancem em conjunto rumo a uma navegação mais sustentável e limpa!