A série GTX da Pershing continua a revolucionar a experiência de navegação com o Pershing GTX70, o modelo mais compacto da gama Sport Utility Yachts, que combina o espírito “grand turismo” e a notável habitabilidade dos modelos anteriores com a agilidade e dinamismo proporcionados por uma embarcação de menor dimensão. Apresentado em estreia mundial nas icónicas águas de Capri, por ocasião do 40.º aniversário da marca, o Pershing GTX70 oferece uma nova e dimensão de conforto a bordo, mantendo o desempenho excecional e o carácter desportivo que sempre fizeram parte do ADN da Pershing.
Com 21,76 metros de comprimento total e uma boca de 5,42 metros, este novo modelo é o resultado da colaboração entre o Comité de Estratégia de Produto do Grupo Ferretti, liderado por Piero Ferrari, o Vallicelli Design e o Departamento de Engenharia do Grupo. Produzido nas instalações Plug and Mould do Grupo Ferretti, onde a tecnologia avançada se alia ao artesanato especializado da marca, o GTX70 foi construído na nova área de produção em Mondolfo, dedicada à gama GTX. Este terceiro modelo da série desenvolve-se em dois conveses e uma sportbridge, acomodando confortavelmente até seis convidados numa configuração com três cabines.
O Pershing GTX70 é o resultado de uma pesquisa meticulosa para maximizar os espaços interiores e exteriores, que são respetivamente 10% e 30% maiores do que os encontrados em outros modelos da mesma categoria, aumentando a habitabilidade a bordo e proporcionando um contacto direto com a água. Esta atenção à funcionalidade reflete-se também no design exterior, onde a arquitetura da superestrutura contribui para um convés principal amplo e um generoso solário. O perfil elegante e dinâmico em forma de arco está perfeitamente integrado no casco, criando uma harmonia visual extraordinária. O design exterior mantém a abordagem estética distintiva da gama GTX, retomando elementos estilísticos dos modelos maiores, como a proa quase vertical ligada à linha de quilha, conferindo à embarcação um perfil elegante e esguio.
Convés principal
Entre as inovações comuns a todos os modelos da gama GTX destaca-se a configuração da popa no convés principal, que se desenvolve em dois níveis: o primeiro destinado ao contacto direto com a água e o segundo ao convívio social.
O primeiro nível alberga a área de praia, que pode ser ampliada até 23 m² com a abertura dos terraços laterais, aumentando a boca total para quase 8 metros. Tal como os outros modelos da gama, o Pershing GTX70 dispõe de uma plataforma de banhos equipada com tecnologia de elevação linear dupla que permite duas posições: rebaixada para lançar uma mota de água ou uma tender Williams 325, ou alinhada com a área de praia para aumentar o espaço habitável. Nesta primeira unidade, o espelho de popa incorpora uma almofada de sol, criando um ponto privilegiado com vista para a água. A área conta ainda com uma espreguiçadeira e uma poltrona da Modenatech, dois elementos de design em fibra de carbono que aumentam o conforto e a habitabilidade do espaço. Pode ainda ser instalada uma cobertura elétrica retrátil opcional para sombrear esta zona.
Três degraus levam ao segundo nível, dedicado ao cockpit, completamente sombreado pela sportfly. Esta área está mobilada com um sofá em forma de C e uma mesa, proporcionando momentos de convívio sem abdicar do contacto com o mar. Está diretamente ligada à cozinha através de um painel de vidro deslizante embutido no móvel da galley e de uma porta rebatível do lado estibordo, elementos que contribuem para criar um espaço verdadeiramente aberto no convés principal do GTX70. A cozinha em U, a bombordo, é complementada do lado oposto por um frigorífico de altura total e múltiplos espaços de arrumação. Mais à frente, a importância da estrutura widebody é visível na zona de estar, onde o design dos dois sofás em L, frente a frente, cria uma sensação de harmonia espacial. O mobiliário inclui ainda uma mesa extensível a estibordo e uma TV com mecanismo retrátil, oculta atrás do sofá a bombordo.
O design dos interiores do Pershing GTX70 maximiza a habitabilidade — um objetivo alcançado pela continuidade do mobiliário da popa à proa. Apesar do tamanho compacto do barco, a área de estar oferece uma superfície muito generosa, enquanto o layout aberto da cozinha contribui para a ligação entre as várias funções do convés principal, criando um espaço que integra as zonas de estar e de refeições. A harmonia espacial é também realçada pela iluminação, desenhada pela Altraluce, com fitas LED decorativas no teto — uma solução estética e funcional que proporciona iluminação difusa por todo o convés. Na área de estar, a paleta de cores destaca o contraste entre vários elementos, como o nabuk escuro dos sofás combinado com os tons suaves da escada.
A estação de comando elevada na proa do convés principal tem dois monitores e um joystick incorporado no túnel entre os dois assentos do piloto. O para-brisas sem pilar central, típico da Pershing, e as grandes janelas laterais proporcionam uma visibilidade de 360 graus, ideal para a navegação. Esta zona dá acesso direto à área de proa, que pode ser equipada com uma almofada de sol e um dinette com mesa retrátil, criando uma grande área para banhos de sol.
Convés inferior
A escada a bombordo no convés principal conduz ao convés inferior, com um layout inovador que otimiza o espaço para oferecer o máximo conforto aos hóspedes. Este convés alberga três cabines e três casas de banho privativas.
A suíte principal, a meia-nau, ocupa toda a largura do barco. Está equipada com armários e zonas de arrumação em todos os lados, e inclui um closet junto à casa de banho privativa, ambos posicionados a ré para separar a cabine principal da antepara do compartimento dos motores. As outras duas cabines também privilegiam o espaço: na cabine VIP – situada à proa – a cama de casal está posicionada com a cabeceira voltada para estibordo, aumentando a área útil; na cabine de hóspedes, as duas camas estão dispostas em cruz para aproveitar melhor o espaço central. Um elemento diferenciador neste convés é a prática lavandaria acessível a partir do corredor.
As cabines de hóspedes garantem a máxima privacidade em relação à zona da tripulação, localizada mais à frente, com duas camas em beliche e uma casa de banho.
Inspirado na estética do convés principal, o design interior do convés inferior também procura maximizar a habitabilidade. Além dos contrastes cromáticos, a utilização de grandes superfícies espelhadas nas cabines amplia a perceção do espaço e otimiza a iluminação. O design da iluminação retoma as fitas LED do convés principal, destacando os alinhamentos principais da decoração.
Sportbridge
Apesar das dimensões mais compactas em comparação com modelos anteriores, o sundeck do Pershing GTX70 oferece bastante espaço. A sportbridge deste modelo estende-se por 16 m², divididos em três zonas espaçosas: solário, área de refeições e estação de comando. A ampla área de solário a toda a largura da popa está ligada à zona de refeições por um sofá em L com mesa extensível. Esta zona inclui ainda uma galley exterior incorporada na estrutura de suporte da estação de comando. À frente, a estação de comando e os três assentos ocupam a secção central da boca do barco, com o leme posicionado a estibordo. Esta disposição permite uma visibilidade perfeita durante as manobras, ajudada pela escada de acesso do sundeck ao cockpit — também posicionada a estibordo — permitindo visibilidade direta para a popa. A sombra nesta área pode ser assegurada por um toldo com mastros em fibra de carbono ou, em alternativa, por um inovador bimini top com mastros em fibra de carbono pré-impregnada e design aerodinâmico, perfeitamente coordenado com o do sundeck.
Propulsão e tecnologia
Equipado com três unidades Volvo Penta D13 IPS1200 de 900 HP cada, o Pershing GTX70 atinge uma velocidade máxima de 36 nós e uma velocidade de cruzeiro de 30 nós (dados preliminares). Em linha com a tradição da marca, este modelo também inclui tecnologia avançada, como direção eletro-hidráulica Volvo IPS, controlo de trim HUMPHREE Interceptor e estabilizadores giroscópicos Seakeeper. O iate tem certificação CE Classe A, a mais segura para embarcações com menos de 24 metros.