Durante o ano de 2024, 359.268 pessoas visitaram o Museu Marítimo de Barcelona.
O número de visitantes representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior, sendo o valor mais alto dos últimos doze anos.
O Museu Marítimo de Barcelona recebeu um total de 359.268 visitantes em 2024, registando um crescimento de 40% face a 2023, quando recebeu 256.838 pessoas.
Este número é o mais elevado registado no MMB nos últimos doze anos e representa um grande sucesso em termos de visitantes. De facto, este crescimento reflete a boa receção das exposições, atividades e programas promovidos pelo Museu. O público local representa 35% do total, enquanto o público internacional continua a crescer, atingindo atualmente os 62%, destacando-se entre estes os visitantes provenientes de França e dos Estados Unidos.
Durante 2024, a realização da 37.ª edição da Taça América em Barcelona serviu de eixo central para a programação do Museu Marítimo de Barcelona, tornando-o um ponto de interesse para os entusiastas da náutica. Além disso, foram desenvolvidas iniciativas que permitiram descobrir a coleção do Museu e a sua exposição permanente a partir de novas narrativas.
Regatas e novas perspetivas
Entre as exposições temporárias realizadas, destacam-se Penélope, o mar é teu – com 4.802 visitas –, que teve como objetivo dar visibilidade ao papel das mulheres no mundo das regatas, e a mostra Competir no mar – com 18.168 visitas –, uma visão sobre a história das regatas na Catalunha, que deu origem a um programa de atividades focado no desporto, educação, ciência, sustentabilidade, tecnologia e cultura marítima.
Além disso, em 2024, o Museu acolheu a exposição Retratos de navios – com 82.694 visitas –, que permitiu o acesso a peças da coleção do Museu que normalmente não estão expostas, e Sama-Bajau, nómadas do mar – com 14.005 visitas –, que deu a conhecer a única etnia humana especificamente adaptada a viver no mar.
Educação e atividades para todos os públicos
No âmbito dos programas educativos, mais de 18.000 alunos participaram em alguma atividade, consolidando o Museu como uma entidade educativa. Destaca-se o programa A navegação desportiva no século XIX, um desafio tecnológico, que levou o mundo das regatas para a sala de aula, abrangendo quase 2.000 alunos.
Os programas de atividades para famílias contaram com a participação de cerca de 2.000 pessoas, enquanto as atividades destinadas ao público adulto atraíram mais de 6.500 participantes. Estes programas destacam-se por incorporar novas narrativas e perspetivas, alinhadas com os interesses da sociedade atual, assim como pelo compromisso do Museu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Um museu mais acessível
O Museu Marítimo destaca-se também pelo seu compromisso com a acessibilidade. De facto, conta com um programa consolidado de atividades dirigidas a públicos com diferentes capacidades, permitindo atender mais de 700 pessoas ao longo de 2024.
Por outro lado, as exposições e atividades virtuais promovidas pelo Museu registaram quase 14.000 visitas. Neste sentido, destaca-se o esforço realizado nos últimos anos para disponibilizar, em formato digital, quase todas as exposições que ocorrem presencialmente, tornando-as mais acessíveis a todos.