O primeiro ferry eléctrico “voador” do mundo é um sucesso

0

O primeiro ferry eléctrico com tecnologia de hidroplanagem do mundo está prestes a regressar às águas de Estocolmo após uma breve pausa de inverno. Novos dados sobre a operação no outono mostram que o Nova foi um sucesso — tanto para os passageiros como para o clima.

O Candela P-12 é o primeiro ferry de passageiros do mundo que combina propulsão eléctrica com tecnologia de hidroplanagem, permitindo-lhe literalmente “voar” sobre a superfície da água — com menor consumo de energia e maiores velocidades. A primeira unidade, chamada Nova, operou no sistema de transportes públicos de Estocolmo durante o outono.

Com o regresso do serviço a 15 de abril, após a época de gelo, novas estatísticas da Região de Estocolmo confirmam que a embarcação é um grande sucesso — tanto para os passageiros como para o ambiente.

O Nova emite menos 95% de CO₂ em comparação com as embarcações convencionais a diesel, Lux e Sunnan, que operam na mesma rota, e consome menos 84% de energia por passageiro-quilómetro.

Ao mesmo tempo, as estatísticas mostram que o Nova é extremamente popular; a maioria das partidas esteve completamente esgotada — frequentemente com longas filas. A sua popularidade deve-se ao facto de reduzir o tempo de viagem entre Tappström (centro de Ekerö) e a Câmara Municipal de Estocolmo para apenas 30 minutos, em comparação com cerca de uma hora de carro ou autocarro.

Os dados também revelam que o Nova atrai mais pessoas a viajar por via fluvial, com um aumento de 30% no número de passageiros na rota 89.

O Nova está a atrair passageiros também para outras embarcações. Isso é especialmente entusiasmante, já que um dos nossos objectivos é mostrar que, com transportes fluviais rápidos e confortáveis, conseguimos convencer os automobilistas a mudar para o transporte aquático,” afirma Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela.

A Região de Estocolmo, que opera o serviço, vai agora aumentar a operação do Nova de cinco dias por semana para funcionamento diário até Maio.

Com uma velocidade de cruzeiro de 25 nós, o Candela P-12 é o navio eléctrico mais rápido do mundo. É também mais rápido do que os ferries a diesel mais velozes do arquipélago de Estocolmo. Graças à sua velocidade e à reduzida formação de ondas, a embarcação está bem adaptada a zonas urbanas, onde normalmente existem restrições de velocidade devido aos danos causados pelas ondas de ferries convencionais, bem como a ecossistemas sensíveis.

Demonstrar que a tecnologia está madura e apta para um uso exigente no transporte público é importante. Esta é a terceira geração da nossa tecnologia de hidroplanagem e, com as lições aprendidas após a produção de mais de 100 embarcações de recreio, estamos a aumentar a produção para satisfazer a procura,” afirma Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela.

A Candela já tem clientes para o P-12 em todo o mundo — desde a Arábia Saudita à Nova Zelândia e aos EUA.

Estamos extremamente felizes por a Região de Estocolmo nos ter permitido demonstrar a tecnologia de hidroplanagem no transporte público da cidade. Vemos que as vias navegáveis na maioria das cidades têm um enorme potencial para oferecer transporte rápido, económico e sem emissões, que pode aliviar as redes rodoviárias e conectar comunidades. Isto é apenas o começo,” afirma Gustav Hasselskog.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta