A Nauta Design revela um visionário conceito de superiate de 75 metros que funde design elegante e arrojado com inovação espacial.
A Nauta Design apresenta o Projecto Velor, um conceito de superiate de 75 metros e 1.700 GT, propulsionado por um sistema flexível de propulsão diesel-eléctrico, composto por quatro geradores (dois de 1.000kW e dois de 500kW).
Cuidadosamente concebido para oferecer o conforto e funcionalidade de um iate de cinco conveses em apenas quatro, o Velor 75m repensa a arquitectura da vida no mar, com soluções esguias, eficientes e visualmente impactantes que desafiam o design tradicional dos superiates.
Uma experiência visual e espacial
O Projecto Velor celebra a abertura, a luz e a ligação ao mar.
A luz, o vento e o mar fluem através da sua abordagem arquitectónica inesperada. Amplos conveses abertos, plataformas transparentes e grandes escadarias arquitectónicas promovem um diálogo fluido entre as áreas interiores e exteriores, moldando visualmente uma perceção espacial única e oferecendo perspectivas visuais deslumbrantes tanto para o exterior como ao longo do próprio iate. O resultado é um iate que se sente visualmente amplo e fisicamente conectado.
A estética geral é de elegância refinada, com curvas suaves e fluidas contrastando com arestas chanfradas precisas. O iate tem uma presença delicada, mas uma personalidade inequivocamente audaz e contemporânea. As suas geometrias estão graciosamente equilibradas, criando uma sensação de continuidade dinâmica e funcional em todo o espaço.
O iate abre-se ao mar com ligações físicas e visuais desenhadas para despertar os sentidos. As plataformas de popa estendem-se suavemente para o mar e os conveses parecem desmaterializar-se nas extremidades traseiras, graças ao elegante sistema de beirado com ripado tipo brise-soleil, que projeta luz e cria profundidade.
Isto garante que o espaço de convés utilizável permanece generoso e confortável, ao mesmo tempo que as diferentes camadas de espaço se conectam — visual e emocionalmente — através do ar, da luz e da perspetiva.
O calor natural da teca e o equilíbrio entre formas orgânicas e geométricas reforçam o carácter náutico, ao mesmo tempo que elevam os limites estéticos, conferindo ao iate a sua identidade inconfundível.
Espacialidade única e layout mais eficiente e inovador
Ao optimizar o volume e a circulação interna, o Projecto Velor atinge um equilíbrio perfeito entre forma e função.
No centro desta inovação está uma sala de máquinas de um único nível — desenvolvida em colaboração com Francesco Rogantin, do Studio Names.
Ao relocalizar a sala de máquinas para o convés inferior-submerso, liberta-se um espaço inesperado e uma fluidez de movimentos a bordo, permitindo um layout inovador, mais espaçoso e eficiente que redefine o planeamento espacial interior, criando fluidez vertical e horizontal desimpedida em todo o iate.
O layout é o resultado de um equilíbrio delicado — entre espaços técnicos, alturas dos conveses, localização de escadas e uma cuidadosa planificação dos interiores.
A ligação entre os espaços é enfatizada pela minimização de divisões entre níveis e eliminação de barreiras desnecessárias, elevando assim a experiência a bordo através de uma variedade de ambientes nunca redundantes, cada um com uma função clara: convívio, interação social, bem-estar, descanso e relaxamento.
Um refúgio privado
Os espaços a bordo são versáteis e habitáveis a qualquer hora do dia, em qualquer clima. Desde zonas voltadas para a água a áreas sociais e recantos privados, expostos ao sol ou protegidos, cada espaço é pensado com cuidado e livre de excessos. Cada um convida ao bem-estar, incentivando os convidados a desacelerar, sentir-se à vontade e redescobrir um sentido genuíno de reconexão — consigo próprios, com a família e os amigos, e com o ambiente envolvente.
“Uma das qualidades definidoras do Projecto Velor é a sua flexibilidade,” afirma Guido Valtorta, Director da Nauta Design. “Cada elemento do design foi concebido para se adaptar às diferentes formas como os proprietários usam os seus iates — seja para tempo em família, entretenimento ou escapismo tranquilo.”
Entre os exemplos mais notáveis de flexibilidade está o beach club a céu aberto, ou “pátio aquático” — uma ruptura radical com os salões fechados ou terraços em degraus convencionais.
Situado a ré, no convés inferior, é um ponto de acesso privilegiado para os convidados: ao embarcarem a partir da água, através de plataformas laterais rebatíveis, são elegantemente recebidos neste espaço multifuncional e versátil. Esta área pode ser aberta ou fechada (os painéis de vidro deslizantes desaparecem da vista quando recolhidos), sendo utilizável durante todo o ano e oferecendo uma transição harmoniosa entre o luxo interior e a liberdade exterior.
A fluir naturalmente deste pátio aquático para a zona de Spa/Bem-Estar, os convidados são então conduzidos ao refúgio privado das suas cabines.
“Este espaço exterior flexível só é possível graças à sala de máquinas de um único nível confinada ao convés inferior-submerso,” explica Martino Majno, Director na Nauta Design. “Trabalhámos nesta solução técnica há cerca de oito anos e o resultado, neste projecto, é um lounge multifuncional ideal para yoga, bem-estar, convívio ou tranquilidade — tudo com vistas desimpedidas para o mar.”
Outras zonas exteriores chave, exemplos da flexibilidade do iate, são as áreas do convés superior à proa e o sun deck.
Quer reservado como retiro privado do proprietário, quer como área partilhada, o “ninho” e os lounges do convés superior da proa oferecem espaços imersivos onde a natureza, luz e conforto se fundem perfeitamente.
O sun deck é uma área multifuncional, transformável e flexível, concebida para diversas formas de convívio. Por exemplo, com o “ninho das crianças”, os convidados e os mais novos podem desfrutar de experiências partilhadas através da transformação do mesmo volume arquitectónico: desde relaxamento total numa piscina até momentos tranquilos sobre almofadas ou observação das estrelas à noite.
Um manifesto para o iatismo moderno
No seu âmago, este projeto é o manifesto da caligrafia da Nauta e da sua aplicação num megaiate, incorporando vários aspectos da sua visão de design e identidade: desde a ligação contínua entre interior e exterior à fusão com o ambiente natural através do uso inteligente de linhas horizontais; da atenção meticulosa aos detalhes ao equilíbrio harmonioso de formas, volumes e elementos estilísticos.
Essencial e agradável, mediterrânico no espírito, inesperado e transformável, este projecto funde elegância com inovação, privacidade com abertura, e luxo com funcionalidade.
O Velor 75m coloca a qualidade da experiência humana no centro do seu design — tornando-o à prova de futuro e garantindo que permanece cativante e equilibrado ao longo dos anos.
Especificações resumidas do Velor 75m
Comprimento Total: 75,12 m
LWL (Linha de água): 74,4 m
Boca (largura): 13 m
Calado: 3,5 m
Propulsão: Sistema flexível de propulsão diesel-eléctrico, com quatro geradores (dois de 1.000kW e dois de 500kW)