Regata Rolex Fastnet: Primeiros a cruzar a meta na edição do centenário

0

A edição do centenário da Rolex Fastnet Race contou com a participação de alguns dos mais poderosos Multicascos e Monocasco da vela oceânica. Na ausência de condições propícias a recordes, os principais concorrentes destes distintos grupos proporcionaram uma competição renhida e envolvente.

A mais empolgante destas disputas foi protagonizada por um conjunto de Maxis de 30,5 metros (100 pés), que nos últimos anos têm travado batalhas intensas nas mais célebres regatas de 600 milhas náuticas do mundo. Durante a primeira metade do percurso de 695 milhas náuticas, o SHK Scallywag — vencedor em tempo real da Rolex Middle Sea Race 2024 — conseguiu manter à distância o Black Jack 100 e o Leopard 3, numa perna essencialmente de 350 milhas náuticas contra o vento. Após a ronda ao Fastnet Rock, a corrida em direcção às Ilhas Scilly transformou-se num desafio de velocidade em popa e manobras de empopado. O Black Jack conseguiu conquistar uma vantagem e, na última fase até à meta, desvendou com sucesso os enigmas do vento e da maré para cruzar a linha em primeiro lugar, com um tempo decorrido de dois dias, 12 horas, 31 minutos e 21 segundos.

Os quatro Ultim de 32 metros (105 pés) em competição proporcionaram um espectáculo impressionante na largada, mas foi o SVR Lazartigue — detentor do recorde da prova (estabelecido em 2023) — que cruzou a linha de partida ao toque do sinal, a alta velocidade. A tripulação depressa abriu uma vantagem ligeira que só foi verdadeiramente ameaçada durante uma primeira noite difícil, marcada por ventos instáveis no Canal da Mancha. Primeiro a contornar o Fastnet Rock, o trimarã francês aumentou depois a sua vantagem de forma decisiva na descida em popa até à meta, chegando a Cherbourg-en-Cotentin com um tempo decorrido de um dia, 17 horas, 18 minutos e quatro segundos.

Realizada pela primeira vez em 1925, a Rolex Fastnet Race é uma regata bienal organizada pelo Royal Ocean Racing Club. A Rolex é parceira da prova e do clube desde 2001. Esta competição histórica, marcada por histórias de superação humana, constitui um dos pilares da associação da marca relojoeira suíça ao desporto da vela — uma ligação que já dura há quase 70 anos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta