Regata Rolex Fastnet – Vencedor do centenário anunciado

0

Sem qualquer iate ainda em prova capaz de superar o tempo corrigido registado pelo Leon, o iate francês foi declarado vencedor absoluto da edição centenária da Rolex Fastnet Race. Navegado em dupla, os co-skippers Alexis Loison e Jean Pierre Kelbert conduziram o JPK 10.50 de 10,45 metros / 34 pés à vitória, enfrentando uma frota recorde de excecional nível e talento. Vencer esta regata lendária uma vez é já uma conquista extraordinária; fazê-lo duas vezes ultrapassa os sonhos e expectativas até dos velejadores mais experientes e dotados. Alexis Loison conseguiu exatamente isso, tendo vencido anteriormente em 2013 ao lado do seu pai, Pascal. Ao juntar-se a um grupo restrito de apenas seis skippers com mais de uma vitória, o feito de Loison torna-se ainda mais notável, já que em ambas as ocasiões o fez em dupla.

A tarefa esteve longe de ser simples. Para além de superarem adversários que, na sua maioria, competiam com tripulações completas, a estratégia, as decisões e a execução da dupla tiveram de ser absolutamente certeiras para enfrentar as inúmeras complexidades que compõem as 695 milhas náuticas do percurso.

Rolex Fastnet Race 2025
A Rolex Fastnet Race é sempre uma prova de determinação e resistência. O sucesso depende da capacidade de levar o iate ao seu máximo potencial, independentemente das condições do vento ou do estado do mar. A sorte com o vento pode influenciar, mas não substitui a concentração, o empenho e a paixão. O Leon gravou o seu nome na história, juntando-se à ilustre lista que figura no Fastnet Challenge Trophy – uma adição digna neste ano de aniversário da maior regata oceânica do mundo.

Realizada pela primeira vez em 1925, a Rolex Fastnet Race é organizada pelo Royal Ocean Racing Club. A Rolex patrocina o evento e o clube desde 2001, e esta regata oceânica bienal é um dos pilares da ligação de quase 70 anos do relojoeiro suíço ao desporto da vela.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta