– Com 120 pés (36,6 metros) e 270 GT, o SX120 é o maior iate de sempre da gama crossover da Sanlorenzo, oferecendo espaços amplos a bordo e uma zona de praia de 70 m² com piscina retrátil e vistas panorâmicas de 360° a partir do convés superior.
– É também o primeiro superiate do mundo a integrar a nova plataforma IPS Professional da Volvo Penta, aumentando a eficiência energética e reduzindo o impacto ambiental com quatro motores compactos de 1.000 CV cada.
– Combinando características de iates com flybridge e exploradores, o SX120 oferece uma ousada reinvenção da vida no mar através da integração perfeita entre espaços interiores e exteriores, versatilidade e uma estética moderna e elegante.
– Estreia no Festival Internacional de Yachting de Cannes, de 9 a 14 de setembro
A Sanlorenzo apresenta o SX120, o maior iate de sempre da sua gama crossover, marcando um novo conceito de produto que rompe com os padrões tradicionais da náutica de recreio e reforça a posição da marca italiana como líder do setor.
O SX120 simboliza o compromisso da Sanlorenzo com a evolução e inovação, sendo o primeiro iate em compósito a integrar a inovadora plataforma IPS Professional, desenvolvida pela Volvo Penta e apresentada inicialmente em Düsseldorf em 2024. Este sistema utiliza dois motores de 1.000 CV por módulo, garantindo o desempenho de motores maiores com menor pegada, consumo reduzido e menores emissões. A introdução deste sistema alinha-se com o percurso da Sanlorenzo rumo à redução do impacto ambiental e à promoção da sustentabilidade no setor náutico.
O SX120 funde tecnologia de ponta com design náutico contemporâneo, destacando-se pela zona de praia de 70 m² com plataformas laterais móveis, vista panorâmica de 360° no convés superior e um Sun Deck com a inovadora Smart Island, um sistema modular de assentos personalizável. A zona de praia inclui ainda uma piscina retrátil, que pode ser coberta ou descoberta por um mecanismo de elevação e deslizamento, garantindo estética, segurança e privacidade.
Fusão entre flybridge e explorer
A linha SX representa uma síntese entre o iate a motor clássico com flybridge e os iates de exploração, concebida para integrar de forma harmoniosa o estilo, a funcionalidade e a adaptabilidade — redefinindo a experiência de navegação e vida a bordo. O SX120, fiel às linhas elegantes e desportivas da gama, oferece espaços amplos em constante diálogo com o exterior. Com 270 GT e 37 metros de comprimento, é o maior iate alguma vez construído segundo o conceito revolucionário SX.
“O SX120 representa a evolução natural de uma gama que mudou a forma como a náutica é concebida e redefiniu a experiência de viver a bordo, ao introduzir uma nova ideia de espaço, habitabilidade e ligação ao mar”, afirma Tommaso Vincenzi, CEO da Sanlorenzo.
“A nova joia da linha SX combina funcionalidade e estética, simplicidade e elegância, desempenho e sustentabilidade num único produto. É também o primeiro iate de grande dimensão a integrar a nova plataforma IPS Professional da Volvo Penta — um sistema compacto e eficiente, pronto para fontes de energia híbridas, e desenhado para melhorar o desempenho, a autonomia e o conforto em navegação.”
A colaboração com Zuccon International Project e Piero Lissoni garante, mais uma vez, o equilíbrio perfeito entre design exterior e interior, realçando o carácter sofisticado e essencial deste superiate.
Inovação e conforto: zona de praia extensível sem precedentes
“O Sanlorenzo SX120 é o manifesto da evolução da gama SX nos últimos anos — um percurso que, com os modelos SX88, SX76, SX112 e SX100, provou a capacidade do conceito em adaptar-se a diferentes dimensões sem perder identidade.” – Bernardo Zuccon, Zuccon International Project
Distribuído por quatro conveses, o SX120 revoluciona a organização dos espaços com volumes deslocados para a proa e um imponente cockpit de popa dedicado a atividades aquáticas. A bordo, destaca-se uma zona de praia de 40 m² que pode atingir os 70 m² com plataformas laterais abertas. O acesso à água em três lados oferece total conexão com o mar. Inclui também uma piscina escamoteável, única no mercado, acessível através de um mecanismo de elevação e deslizamento — uma solução exclusiva da Sanlorenzo.
A zona de praia liga-se a um salão espaçoso e luminoso, prolongamento natural do exterior. O convés inferior acomoda quatro cabines de hóspedes, uma delas conversível em sala de estar, um pequeno hammam e a zona da tripulação.
Os amplos espaços da popa são fruto direto da compactação dos sistemas de propulsão — uma revolução permitida pela plataforma IPS Professional da Volvo Penta, preparada para integração modular de fontes de energia tradicionais e alternativas. A redução do espaço técnico liberta volumes para os ocupantes.
“Do ponto de vista da propulsão,” afirma Nicola Pomi, VP Marine Sales da Volvo Penta, “a plataforma IPS Professional é uma evolução tecnológica centrada na eficiência. Com hélices contrarrotativas orientáveis, reduz perdas energéticas e melhora drasticamente a manobrabilidade, especialmente a baixa velocidade.”
Inclui ainda a funcionalidade Eco Mode, que regula automaticamente a potência dos motores em tempo real, otimizando o consumo, reduzindo emissões e o desgaste mecânico. A gestão inteligente alterna o uso dos motores com menos horas de operação, prolongando os intervalos de manutenção. Inclui sistema de tratamento de gases de escape com SCR (Redução Catalítica Seletiva).
Vantagens claras: menor consumo específico, emissões reduzidas e menor ruído — beneficiando o ambiente e o conforto a bordo. Tudo isto em linha com a visão sustentável partilhada pela Sanlorenzo e pela Volvo Penta.
Luz, flexibilidade e mar sempre visível: a elegância do essencial
“O SX120 é o mais recente membro da família SX, provavelmente a linha mais criativa da náutica nas últimas três décadas. É uma verdadeira arquitetura flutuante. Um projeto extraordinário que combina decks interligados, zonas de praia, grandes aberturas… uma autêntica moradia flutuante.” – Piero Lissoni, Lissoni & Partners
No convés principal, um salão envolvido em luz natural destaca-se pela escultural escada em madeira, revestida a aço, assinatura inconfundível de Lissoni. Ao centro do iate, une funcionalmente os vários conveses.
Na popa, uma zona de refeições ao ar livre para 14 pessoas liga-se ao salão por uma ampla janela. A posição das cabines no convés inferior permitiu dedicar a zona da proa à suite principal, com acesso direto a um espaço ao ar livre que pode ser configurado como solário ou pátio com mesa de café e lounge exterior — um layout típico de iates de grande dimensão.
No convés superior, os hóspedes são recebidos por uma vista panorâmica de 360°. O espaço pode ser personalizado como sala de jantar, media room ou zona de lazer. A zona abre-se para um lounge exterior, ligado por escada ao Flybridge, que aqui se transforma num elegante Sun Deck com o conceito Smart Island — assentos modulares com funções adicionais, ideal para máxima privacidade.
Os interiores refletem a atenção ao detalhe típica de Lissoni: tetos com ripas de madeira finas prolongam-se verticalmente pelas paredes, criando profundidade e continuidade. Alguns elementos verticais têm acabamento com película de efeito aço, conferindo modernidade. Pavimentos alternam entre madeira e alcatifa; nas casas de banho, cerâmica com efeito mármore combina estética e funcionalidade. Na suite principal, tons mais intensos e pé-direito elevado criam impacto, com uma cabeceira retroiluminada que separa a cama da zona de closet, garantindo conforto e privacidade.
Dados técnicos
Comprimento total: 36,6 m | Boca máxima: 8 m | Arqueação bruta: 270 GT | Capacidade de hóspedes: 10 pessoas | Tripulação: 6 pessoas | Motorização: Volvo Penta D13 – IPS 2700 IMO III / 4 x 1000 CV | Velocidade máxima (aproximada): 23 nós | Autonomia a velocidade económica (aproximada): 2.000 milhas náuticas.