Sanlorenzo traça rumo estratégico arrojado com três estreias mundiais no Cannes Yachting Festival

0

· A Sanlorenzo inaugura a temporada europeia de salões náuticos assinalando 20 anos de liderança visionária e crescimento sustentado sob a direção de Massimo Perotti.

· A atualização estratégica apresenta a visão da Sanlorenzo para uma expansão contínua, inovação constante de produto e liderança cultural no iatismo contemporâneo.

· Em Cannes, a Sanlorenzo apresenta 10 iates em Vieux-Port — o portefólio monomarca mais completo e cobiçado no setor — com destaque para três estreias mundiais (SL110A, SX120, SD132), que totalizam quase 300 metros de comprimento.

· A Sanlorenzo confirma que o seu novo navio-almirante, o 74Steel, tocará a água em outubro de 2025, e que um novo conceito único, onde o património se alia à tecnologia, será revelado antes do final do ano.

· A marca reafirma o seu pioneirismo no percurso “Road to 2030”, detalhando os avanços rumo à propulsão biocombustível a metanol verde no 50 X-Space, a lançar antes do final da década.

A Sanlorenzo regressa ao Cannes Yachting Festival com uma mensagem clara de dinamismo, visão e evolução. A marca inaugura a temporada europeia de salões náuticos assinalando o 20.º aniversário da liderança transformadora de Massimo Perotti. Duas décadas que redefiniram a Sanlorenzo como referência global na construção de iates por medida, inovação e mestria italiana.

Na véspera do festival, Perotti apresentou as prioridades estratégicas da Sanlorenzo no início do seu terceiro decénio de liderança, delineando um futuro dinâmico assente no crescimento sustentável, na inovação contínua de design e na liderança cultural — posicionando a Sanlorenzo não apenas como criadora de iates excecionais, mas como uma marca que molda o futuro do luxo contemporâneo.

A declaração surge após a Sanlorenzo reportar sólidos resultados financeiros no primeiro semestre de 2025, confirmando a força da marca e a resiliência do seu modelo de negócio único. As receitas líquidas de novos iates atingiram 454 milhões de euros no 1.º semestre de 2025, mais 9,4% face ao período homólogo. O EBITDA subiu 8,5% para 80,5 milhões de euros, com uma margem de 17,7%. A empresa confirmou uma carteira de encomendas robusta de 1,44 mil milhões de euros em 30 de junho, refletindo a procura sustentada nos segmentos acima dos 30 metros das unidades de negócio Yacht e Superyacht, bem como o forte dinamismo resultante de aquisições recentes, incluindo a entrada estratégica na vela com a Nautor Swan.

Mantendo as previsões financeiras para 2025, a empresa aponta pela primeira vez para receitas anuais em torno de 1 mil milhão de euros — uma mudança radical face aos 42 milhões registados em 2004, quando Perotti ingressou, antes de assumir a empresa em 2005.

A estabilidade e o crescimento equilibrado alcançados no primeiro semestre de 2025 refletem a resiliência da Sanlorenzo, a força da nossa marca e o desejo intemporal pelos nossos iates. As encomendas — particularmente de iates acima dos 30 metros — confirmam a vitalidade da nossa filosofia por medida, o nosso modelo assente na escassez e o sucesso da nossa entrada estratégica na vela com a Nautor Swan. Estes valores, aliados à inovação, continuam a ser a essência da nossa Maison.”, afirmou Massimo Perotti, Presidente & CEO da Sanlorenzo.

Aqui em Cannes, temos orgulho em estrear três novos iates Sanlorenzo, a par de novos lançamentos da Nautor Swan e da Bluegame, apresentando os portefólios monomarca mais completos e cobiçados dos respetivos segmentos. Novas estreias seguir-se-ão no último trimestre — incluindo um novo conceito da Sanlorenzo que representa a nossa busca pela beleza e inovação eternas, bem como a primeira entrega do 74Steel – o maior iate alguma vez construído por nós, um marco que simboliza a posição da Sanlorenzo no topo da categoria.

Em Cannes, a Sanlorenzo exibe uma frota de 10 iates em Vieux-Port, reafirmando a sua posição única como o portefólio monomarca mais completo e cobiçado no iatismo atual. Lideram esta frota três estreias mundiais: o arrojado SX120, o arquitetónico assimétrico SL110A e o majestoso SD132, que se apresenta pela primeira vez ao público.

* SX120, o novo navio-almirante da gama crossover da Sanlorenzo, combina o espírito explorador com o luxo de um flybridge. Desenhado pela Zuccon International Project com interiores de Piero Lissoni (Lissoni & Partners), apresenta linhas depuradas e amplos espaços abertos que definem a sua silhueta desportiva, enquanto os interiores oferecem um layout refinado e versátil.

* SL110A introduz um novo conceito arquitetónico no iatismo, representando a mais recente evolução da linha assimétrica da Sanlorenzo e redefinindo a própria noção de um iate de 33 metros. Este modelo oferece interiores mais amplos e luminosos, uma fluidez perfeita entre espaços interiores e exteriores, e uma ligação mais intensa com o mar. A suíte do proprietário, em formato wide-body, proporciona vistas panorâmicas, acesso direto à piscina de proa e um percurso privado através do iate. Com design exterior da Zuccon International Project e interiores de Piero Lissoni, o SL110A é uma síntese elegante de forma, função e inovação, atingindo uma velocidade máxima de 27 nós.

®Guillaume Plisson

®Guillaume Plisson

* SD132, a maior embarcação em compósito já construída pela Sanlorenzo, mede 40,7 metros e dispõe de 420 GT de volume interior, oferecendo um espaço extraordinário. Inclui um beach club redesenhado com terraços rotativos que criam continuidade entre o cockpit e o mar, uma zona de solário na proa com piscina transparente, um flybridge de 85 m² e uma garagem lateral com lançamento transversal. Com design da Zuccon International Project, o SD132 representa a evolução e a mestria da tradição semideslocante da Sanlorenzo.

Inovação no centro
Em outubro, em La Spezia (Itália), a Sanlorenzo lançará o primeiro casco do 74Steel — o maior iate alguma vez construído pelo estaleiro e o novo navio-almirante não apenas pela escala, mas também pelo design, personalização e qualidade de construção, reforçando a liderança da marca no topo da categoria de superiates.

A Sanlorenzo prepara-se ainda para revelar um projeto extraordinário, nascido da fusão entre tradição e tecnologia, que marcará um novo capítulo na história do iatismo italiano. Esta criação única, considerada pela marca uma homenagem à construção naval italiana e ainda mantida em segredo, encarna a essência mais profunda da visão da Sanlorenzo: um luxo expresso através da discrição, inovação e excelência.

A sustentabilidade é outro pilar central da visão da marca, que tem investido em soluções inovadoras — desde células de combustível a metanol verde no 50Steel até tenders a hidrogénio com a Bluegame. Através do programa “Road to 2030”, a Sanlorenzo definiu um objetivo claro: liderar a indústria na criação do primeiro iate com motor biocombustível, capaz de reduzir as emissões em 70%.

Hoje, a Sanlorenzo confirmou que a tecnologia para o 50 X-Space, o primeiro iate com motor biocombustível a metanol verde, já está pronta, demonstrando mais uma vez estar na vanguarda da propulsão sustentável. O lançamento no mercado, inicialmente previsto para 2027, será ajustado para mais tarde na década, quando a disponibilidade de metanol verde — e da infraestrutura necessária — estiver mais difundida.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta