A SEA.AI e o reconhecido estaleiro francês Nautitech Catamarans estão a reforçar a sua colaboração ao disponibilizarem os sistemas de visão por computador da SEA.AI como opção para os clientes da Nautitech em toda a sua gama de catamarãs de alto desempenho.
Esta parceria reflete um compromisso partilhado com a inovação, a segurança e uma experiência de navegação excecional.
Para a Nautitech, construir catamarãs vai além da simples construção naval — trata-se de encontrar o equilíbrio perfeito entre liberdade, desempenho e conforto.
Cada decisão de design é orientada pela convicção de que a navegação e o rendimento devem estar sempre no centro do ADN de um multicasco.
Embora o mercado frequentemente valorize a experiência a bordo quando fundeado, a Nautitech distingue-se ao garantir que os seus catamarãs se destacam tanto em repouso como em navegação em mar aberto.
“A inovação e a segurança são essenciais para proporcionar as sensações de navegação que os nossos clientes esperam,” afirma Cédric Beaumont, Gestor de Serviço Premium da Nautitech Catamarans. “A nossa visão assenta numa construção robusta, elevado desempenho e conforto premium — tudo isto sem nunca comprometer a facilidade de utilização e a segurança, independentemente das condições de vento. A integração do sistema inteligente de vigilância da SEA.AI está perfeitamente alinhada com esta filosofia, garantindo que os nossos catamarãs não só oferecem um desempenho excecional, como também tranquilidade aos navegadores, seja em cruzeiro ou em navegação oceânica desafiante.”
A tecnologia da SEA.AI funciona como um membro adicional e incansável da tripulação, dedicado à segurança, fornecendo consciência situacional contínua. O seu sistema de visão por computador deteta e alerta em tempo real para a presença de objetos flutuantes e potenciais perigos — de dia ou de noite, em quaisquer condições.
Desde boias sem iluminação, contentores à deriva, artes de pesca ou pequenas embarcações sem sinal AIS, o sistema SEA.AI consegue identificar elementos que o radar, o AIS ou até mesmo o olhar humano podem não detetar em situações de fraca visibilidade ou escuridão.
Isto permite que capitães e tripulações se concentrem na navegação e no desempenho, sabendo que contam com um apoio fiável que reforça a segurança em todos os momentos.
Para além da prevenção de colisões, o sistema revela-se particularmente útil ao chegar a locais desconhecidos durante a noite, ajudando os navegadores a contornar embarcações fundeadas ou a encontrar espaço para atracar em portos movimentados.
Bruno Guerin, Gestor de Vendas da SEA.AI em França, comentou “Os catamarãs Nautitech são feitos para navegadores que exigem mais — da sua embarcação e do seu tempo no mar. A nossa colaboração nasce do desejo comum de apoiar essa abordagem ousada e dinâmica, ao mesmo tempo que garantimos os mais elevados padrões de segurança e inovação. Os sistemas SEA.AI integram-se perfeitamente na frota da Nautitech e nos seus sistemas eletrónicos de bordo, atuando como um par de olhos extra e um co-skipper de confiança. Juntos, damos aos navegadores as ferramentas de que precisam para ir mais longe, mais rápido e com confiança.”
Esta parceria sublinha o compromisso de ambas as empresas em moldar o futuro da navegação oceânica, através de soluções inovadoras que nunca comprometem o desempenho nem o conforto.