Transpac 2025: o “Lucky”, de 88 pés, foi o único barco a cortar a linha de chegada à frente do First 36 SE “TP” Rahan

0

Numa regata geralmente dominada por embarcações de grande porte, a 53.ª edição da Transpacific Yacht Race atingiu este ano uma nova dimensão: um barco de 36 pés, concebido para produção em série, cruzou a linha de chegada na segunda posição. Venceu também categoricamente a sua classe na classificação ORR em tempo compensado e ficou a apenas um minuto do pódio na classificação geral ORR — também em tempo compensado. E tudo isto foi conseguido pelo único duo (tripulação de dois) participante na corrida.

O novo Beneteau First 36 SE Custom “TP”, batizado de RAHAN, cruzou a linha de chegada em Diamond Head, no Havai, logo atrás do Maxi LUCKY, um veleiro de 88 pés com quilha retrátil, anteriormente conhecido como Rambler 88. Este feito é ainda mais impressionante tendo em conta que o RAHAN era o barco mais pequeno da frota e era tripulado apenas por dois navegadores experientes e apaixonados: Charles-Étienne Devanneaux (proprietário da Naos Yachts) e Frédéric Courouble.

Rahan, vencedor da Divisão 7 Suntex e do troféu Jobson Leukemia para duplas. © Sharon Green/Ultimate Sailing

Charles-Étienne Devanneaux, co-skipper do Rahan e proprietário da Naos Yachts disse, “A potência do RAHAN, o nosso First 36 SE customizado para a Transpac, surpreendeu toda a gente — até a nós próprios. Esta regata permitiu-nos testar tudo aquilo em que tínhamos trabalhado: o mastro feito por medida, o plano vélico, a quilha, a distribuição dos pesos. E tudo isto em condições reais de alto-mar. O barco superou todas as nossas expectativas.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta