Eco, primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil

0

O término da construção do Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, está confirmado para o início de setembro, entre os dias 05 e 06. Este é o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira, a Federal de Santa Catarina. O projeto que iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país tem previsão para lançamento em outubro de 2017 na Marina de Itajaí.

17 - DSC_0026 OK

25 - 2013-03-06 16.46 OK

27 - DSC00009 OKA embarcação é toda projetada para a excelência das pesquisas, sendo que em cada expedição uma equipe de pesquisadores estará a bordo do Veleiro que contém um laboratório no interior para que as primeiras análises sejam feitas imediatamente.
Com 60 pés e 5,3m de largura, o veleiro é feito de alumínio naval – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar comodamente até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.
Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas poucos exploradas pelas ciências nacional e internacional.
Neste sentido, encontra-se em elaboração um convénio com a Comunidade Económica Europeia, liderado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Portugal e MCTIC do Brasil, para o desenvolvimento de projetos focados nos problemas relacionados a mudanças climáticas e ao lixo no Oceano Atlântico.
Com esse foco está em formação uma rede de pesquisa cuja governança está centrada no Centro de Pesquisa dos Açores, denominado AIR – Atlantic Interactions Research. Representantes de Portugal estiveram recentemente no Brasil para conhecer o projeto e firmar parcerias no intuito da promoção das pesquisas.
O Veleiro ECO vem para ampliar e aprimorar a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitorização e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da Amazónia Azul.
Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do Veleiro com uma equipa de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia.
As expedições do Veleiro passarão por importantes ecossistemas marinhos brasileiros como estuários, ressurgências, recifes de corais, unidades de conservação, ilhas oceânicas, entre outros.
O Veleiro está sendo construído nas instalações do Instituto do Petróleo, Gás e Energia – INPETRO/UFSC, no Sapiens Parque, uma grande área de organizações voltadas à inovação e tecnologia em Florianópolis.
O projeto, concebido e coordenado pelo professor Orestes Alarcon, tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O Veleiro ECO será concluído na primeira semana de setembro, sendo oficialmente lançado e partindo para a primeira navegação, em outubro de 2017, saindo da Marina de Itajaí com destino às Ilhas de Trindade e São Pedro e São Paulo, pertencente aos Estados do Espírito Santo e Pernambuco, respetivamente. Fotografias: Divulgação veleiro ECO/UFSC

20170209_104800Ficha do barco:
Comprimento: 20m | Comprimento na linha de água: 18 m |Boca: 5,3 m | Calado: 1,4 m com patilhão / 4,5 m (quilha retrátil hidráulica) |
Deslocamento (a plena carga): 35 t | Tanques 8000 L: 5000 L combustível e 2000 litros água (com dessalinizador), 1000 L dejetos | Área vélica: Vela grande 73,4 m², Mezena 25,6 m² , Genoa 74,8 m² e vela de estai 35,8 m² | Motorização: Diesel 160kW Volvo Penta | Autonomia de até 4000 milhas náuticas à velocidade de 3 nós e média de 2500/3.000 milhas náuticas entre 8/10 nós (velocidade cruzeiro) | Gerador a Diesel de 13kW | Sistema de geração solar e eólico auxiliares com 5kW | Lotação: 12.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta