Saturno e Titã

0


Titã, a maior lua de Saturno, com 5150 km de diâmetro equatorial, parece pequena aqui, nesta imagem de infravermelhos captada pela nave Cassini, em que aparece à direita do gigante gasoso.
Os anéis de Saturno atravessam o topo da imagem, deixando uma sombra no planeta, a meio da imagem.
Prometeu é uma lua muito mais pequena, de 86 km de diâmetro, e surge como um pequeno ponto branco sobre os anéis de Saturno, no canto superior direito da imagem. A sua sombra é um pequeno ponto negro sobre o planeta, à esquerda da imagem, entre as sombras dos anéis principais e do fininho e quase impercetível anel F.
Pandora, outra lua, com uns 100 km de diâmetro principal, não aparece na imagem, mas a sua sombra pode ver-se por baixo da dos anéis, à direita da imagem.
A câmara de grande angular da Cassini captou esta imagem no passado dia 5 de Janeiro, quando estava a 685 000 km de Saturno. A escala da imagem é de 37 km por píxel sobre a superfície de Saturno.

Credits: NASA/JPL–Caltech/Space Science Institute

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta