Peniche comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011: “ÁGUA: Cultura

0

Nos próximos dias 17 e 18 de Abril, o Município de Peniche associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, subordinado ao tema “ÁGUA: Cultura e Património”.
Considerando a importância de que a temática se reveste, o Município de Peniche desenvolverá este ano um conjunto de actividades pensadas na valorização deste importante recurso – A ÁGUA.

A ÁGUA é um bem essencial à vida, sendo central num território costeiro como é o concelho de Peniche. Ao longo de milénios, a relação de Peniche com o mar e a água tem sido primordial para o sentido de identidade dos seus habitantes, para a sua economia, para a sua cultura. Esta ligação reflecte-se nas profissões de tantos penichenses – da pesca à venda e conservação do pescado, dos operadores turísticos aos biólogos marinhos, no desporto –; espelha-se nas lendas, ritos e expressões de um povo marítimo; no vasto património edificado, associado à captação e abastecimento de água pelo concelho; num slogan onde Peniche é proclamada “Capital da Onda”; numa Escola Superior onde o Mar está na sua própria designação…
Valorizando este Património Cultural, juntemo-nos às comemorações deste dia temático:
Concurso de Fotografia “Água: Cultura e Património”: A entrega das fotografias deve realizar-se até às 17h00 de dia 29 de Abril. Os melhores trabalhos serão apresentados numa exposição fotográfica patente ao público entre 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus) e 26 de Junho de 2011, no Museu Municipal de Peniche.
Domingo, dia 17: 15h00 – Passeio de bicicleta com visita guiada a locais de interesse patrimonial da península de Peniche, considerando o tema do DIMS 2011. Ponto de encontro: Fortaleza de Peniche.
Segunda-feira, dia 18: 09h00-12h30 – Visita aos trabalhos de estudo e inventariação do espólio arqueológico dos Fornos Romanos do Morraçal da Ajuda, em desenvolvimento no Museu Municipal: serviço educativo para turmas do ensino básico e secundário. Inscrição prévia.
15h00 – Conferência “Peniche – ÁGUA: Cultura e Património”, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
As actividades são organizadas pela Câmara Municipal de Peniche, com a colaboração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (ESTM-IPL) e da Associação Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche.
Todas as actividades são gratuitas.
Para mais informações e inscrições, contactar os serviços do Museu Municipal através do e-mail museu@cm-peniche.pt ou do telefone 262780116.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta