Navio Gil Eannes abre novamente a visitas

0

A Fundação Gil Eannes informa que o Navio Hospital Gil Eannes encontra-se novamente aberto ao público todos os dias e a partir das 9H00. As visitas guiadas a grupos escolares devem ser marcadas em www.fundacaogileannes.pt ou pelo telefone 258 809 710.
O Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, que serviu a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia entre as décadas de 50 a 70, foi resgatado ao sucateiro em 1997 pela então “Comissão Pró-Gil Eannes” e aberto ao público em Agosto de 1998, já como propriedade da Fundação Gil Eannes.
A Fundação Gil Eannes considerando-o património cultural tem vindo ao longo destes quinze anos, a transformar o Gil Eannes num espaço museológico, onde o percurso de visita se inicia no castelo central, podendo visualizar-se locais como os camarotes do capitão, imediato, telegrafistas, casa de navegação, barbearia, cozinha, casa das máquinas, consultório médico, bloco operatório, sala de jantar dos oficiais, capela entre outros, e ainda, aceder a diversos registos fotográficos e documentais.
Recorde-se que no passado dia 19 de Fevereiro o Navio Hospital Gil Eannes deu entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para a realização de vários trabalhos de reparação, manutenção e tratamento do casco e no dia 14 de Março, regressou à antiga Doca Comercial de Viana do Castelo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta