Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Nacional do Mar

0

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Nacional do Mar com diversas atividades ao longo do dia 14 de novembro. De manhã, uma visita especial e restrita aos bastidores do Aquário para o público familiar. À tarde, jornadas dedicadas à embarcação “Vouga” com diversas intervenções, uma visita especial e guiada ao Vouga “Ventura” na Sala da Ria do Museu e a doação de um modelo desta embarcação realizada pelo nosso parceiro TEAM. Destaque para a entrega de prémios do 3.º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo, e a apresentação da 2.ª fase do Projeto Homens e Navios do Bacalhau.

Comemoração do Dia Nacional do Mar
10h30 Visita especial – Bastidores do Aquário
Visita dirigida a um grupo de pessoas muito restrito, a quem se oferece a rara oportunidade de acesso a toda a área técnica e reservada do aquário. O principal objetivo é dar a conhecer a complexidade técnica e as rigorosas exigências associadas à manutenção do tanque de bacalhaus, bem como todos os cuidados necessários para manter o bem-estar dos peixes em cativeiro. A visita tem uma componente mais experimental e didática, nomeadamente através da realização de alguns testes que medem a salinidade da água, os níveis de azoto, a preparação da alimentação, etc.
Limitado a 15 pessoas · 60 minutos · marcação prévia: 234329990 | museuilhavo@cm-ilhavo.pt

14h00 Jornadas “Os Vougas”
O barco Vouga é uma embarcação com origem nas margens da laguna de Aveiro. Tendo surgido no final dos anos 20 do século passado, é um dos poucos barcos da Ria de Aveiro que não é utilizado para atividades de caráter laboral. Criado na Costa Nova, pela mão do Mestre António Gordinho, como barco de lazer e veraneio, rapidamente demonstrou as suas potencialidades para a prática da vela.
No final dos anos 30 foi criada a “Classe Vouga” e nos anos 40 a Federação Portuguesa de Vela considerou-a “classe nacional”, sendo disputados campeonatos nacionais até aos anos 60. Após um período de alguma inatividade e abandono, a “Classe Vouga” tem vindo a renascer, afirmando-se como elemento marcante na paisagem lagunar e na Vela Portuguesa.
Um extraordinário Vouga encontra-se em exposição permanente na sala da Ria do Museu Marítimo de Ílhavo. Com a organização desta Jornada dedicada aos “Vougas”, o Museu Marítimo de Ílhavo pretende aprofundar o conhecimento sobre esta embarcação, a sua interessante história e a sua técnica construtiva e desportiva.

"Águas Santas", de autoria de João Nunes - Prémio Modelismo Náutico MMI 2015

“Águas Santas”, de autoria de João Nunes – Prémio Modelismo Náutico MMI 2015

Programa
Participação gratuita · inscrições ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt ou 234 092 496 com os seguintes dados: nome, profissão, instituição e contactos. Inscrições abertas até 12 de novembro.
17h30 Entrega do Prémio do 3.º Concurso de Modelismo Náutico Museu Marítimo de Ílhavo 2015
18h00 Apresentação da 2.ª fase do Projeto Homens e Navios do Bacalhau
Fonte: M.M.I.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta