43º Torneio Internacional de Vela do Carnaval reunuiu em Vilamoura mais de 500 participantes entre 25 e 27 de fevereiro

0

Foi um regresso aos tempos mais gloriosos da mitica prova de vela do Carnaval de Vilamoura.

Com mais de meio milhar de atletas, o Torneio Internacional de Vela do Carnaval registou um aumento significativo de velejadores em relação às últimas edições. Para além da presença de praticamente todos os clubes nacionais, estiveram também em Vilamoura vários clubes espanhóis e algumas tripulações belgas.

Aquela que é considerada a maior prova de vela ligeira que se realiza em Portugal, teve como aliciante o facto de contar como apuramento para os campeonatos internacionais das classes Laser 4.7, Laser radial e 420.

Das 7 classes em prova, a classe rainha foi sem dúvida a de Optimist, que contou com uma frota de quase 2 centenas de velejadores. O vencedor da classe de Optimist Juvenil acabaria por ser o espanhol Manuel Dardet, do Clube Puerto Sherry, logo seguido pelo velejador português, Mário Soares, da Associação Náutica da Madeira.

Manuel e Gonçalo Ramos em 420

Manuel e Gonçalo Ramos em 420

Depois de um 1º dia em que não se realizaram regatas por causa da falta de vento, as 6 provas obrigatórias decorreram com vento fraco/médio no domingo e já mais forte na segunda-feira.

Em 420 a vitória sorriu aos imãos Manuel e Gonçalo Ramos do Clube de Vela do Barreiro. Uma tripulação recém-chegada à classe mas empenhada em começar a ter rapidamente resultados. O estágio recente na Grécia permitiu à tripulação do Barreiro estar sempre entre os primeiros da frota ao longo das 7 regatas realizadas.

Uma classe que se encontra em pleno crescimento, com um aumento acentuado de velejadores, é a de Laser. O Torneio de Carnaval tem especial importância porque faz parte do circuito nacional e conta também para o ranking que determinará quais os velejadores que estarão presentes nos Europeus e Mundiais de Laser 4.7 e Laser Radial. Lourenço Mateus, da Associação Naval de Lisboa foi o vencedor em Laser Radial e em 4.7 o 1º lugar foi conquistado pelo principiante Vasco Veras, do Sport Algés e Dafundo, que vê assim mais perto a sua qualificação para o Campeonato da Europa que se irá realizar já em Abril, em Murcia .

Líderes do principio ao fim da competição, os algarvios Nuno Rocha e Julien Carter do Grupo Naval de Olhão, dominaram a frota de Dart 18. Na classe Snipe foi a tripulação belga constituida por Yanni Laumans e Dries Crombe a grande vencedora.

Para o Presidente do CIMAV, clube organizador do Torneio, a edição 2017 foi «um autêntico êxito não só pela adesão extraordinária de participantes, mais de meia centena, mas também pelo nível dos atletas presentes», afirmou Valentim Costa.

O 43º Torneio Internacional de Vela do Carnaval contou com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e ARVELA DO SUL, Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e RTAlgarve e a parceria de Vilamoura World, Junta de Freguesia de Quarteira, Marina de Vilamoura, Inframoura e Dom Pedro Hotels.

Créditos (fotografia): Luis Fráguas

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta