Salão Náutico Internacional de Barcelona: Maior e melhor do que nunca…

0

Copyright © Texto e Fotos: Náutica Press.

Sea Rib’s

O 45º Salão Náutico Internacional de Barcelona 2006 fica para a história como a edição em que os 5 pavilhões estiveram a funcionar em pleno; aconteceu a primeira edição BCN dedicada ao mergulho e às actividades subaquáticas e ainda pelo acordo firmado entre a recente (6 meses) Anen-Associação Nacional de Empresas Náuticas e a Feira de Barcelona. Este acordo de parceria vai no sentido de trabalharem juntas para promoção do sector da náutica de recreio de toda a Espanha.
Nas rédeas desta Associação vamos encontrar Francisco Rivas como seu presidente sendo que o acordo foi firmado entre este, Enric Puig, Presidente do Salão Náutico Internacional de Barcelona e Augustin Cordón Barrenechea, director geral da Fira de Barcelona. O que se pretende é que o sector alcance níveis de intervenção proporcionais ao seu potencial económico e que seja internacionalmente reconhecido.
A Anen integra mais de 150 empresas cujo volume de negócio representa praticamente 90% da cifra de negócio do sector da náutica de recreio e trabalhou intensamente para chegar a este acordo reconhecendo a capacidade de promoção nacional e internacional da Fira de Barcelona através da organização do salão Náutico. A partir de agora ambas as organizações vão delinear condutas já a pensar na próxima edição em 2007.


Levantnav


Sirius

O certame
A exposição na água em Port Vell não pode registar grandes alterações até porque existe, para já, uma impossibilidade de expansão. O porto tem uma responsabilidade própria e existem limitações na ocupação do espaço mas esforços estão a ser feitos no sentido de alargar o espaço de exposição na água.
Os números são significativos e numa análise evolutiva entre 2001 e 2006 verificamos um aumento substancial e sustentado tanto da superfície de exposição (em Montjuic) que passou para 71.850 m2 (era de 47.167 em 2001), como no número de grandes s barcos em exposição que passaram de 60 (2001) para 237 (2006). O número de expositores é outro dado significativo que passou de 472 (2001) para 625 em 2006.
Em relação ao ano anterior verificamos um aumento de 19,17% do espaço de exposição, mais 7,7% no número de embarcações. Na vela o comprimento médio dos barcos é de 17 m e no motor o comprimento médio é de 20 m. Em número de expositores regista-se um aumento de 8,69% e na totalidade o salão conta com uma área de exposição (incluindo Port Vell) de 112.000 m².
Resumindo o Salão Náutico de Barcelona é o mais importante de Espanha e uma clara referência a nível europeu. Para 2007 a finalização da espina, do Pavilhão 0 e vestíbulo vão dar maior coerência ao certame. Também para o ano e anunciado por Enric Puig Planas vai ter lugar a 1ª edição duma nova regata à volta do mundo, sem escala, em barcos do tipo Vendée Globe Challenge que vai largar de Barcelona no último dia do Salão dar a volta ao mundo e regressar a Barcelona, neste momento estão já 7 equipas inscritas e sendo que a previsão é a presença de 15 equipas para este evento denominado de Barcelona World Race e que tem como objectivo a promoção de Barcelona e da náutica desportiva em todo o mundo.


Mira Ria


San Remo

Sector em crescimento
Quanto ao sector, Espanha está com uma pujança muito grande, são já vários os estaleiros de referência e a produção nacional está de saúde e recomenda-se. O grande drama dos construtores espanhóis e o que se verifica um pouco por toda a Europa é que o crescimento do sector depende muito das infra-estruturas, postos de amarração e portos. Os números se compararmos com Portugal são animadores mas cada vez mais existe a dificuldade de arranjar sitio onde colocar barco.
O número total dos portos desportivos são de 312 em que 67,6% se encontram na área do Mediterrâneo; 106.795 postos de amarração em que 25,48% se encontram na Catalunha, 18,11% nas Baleares e 16,59% em Valência. Os postos existentes não dão conta da procura que aumenta de dia para dia, existe lista de espera e os preços sobem; a Catalunha mantém a liderança com 27.208 postos de amarração bem como no tamanho das instalações; A comunidade Valenciana com 47 portos desportivos é a terceira comunidade em número de postos de amarração – 17.716. Neste momento tem 4 concessões previstas para final do ano o que significa 1.650 novos postos. As Baleares têm 68 portos com 19.342 postos.
De acordo com opiniões empresariais recolhidas relativamente ao exercício de 2005 elas demonstram que o crescimento muito forte em anos anteriores foi mais moderado, apesar da evolução ser positiva o crescimento foi mais estável. As expectativas para o exercício de 2006 também são positivas de acordo com os indicadores mas mais prudentes que nos últimos anos.
Em síntese continua a confiança empresarial em que os ritmos de produção podem manter-se ou mesmo aumentar durante o exercício de 2006 mas provavelmente serão crescimentos moderados.
Quanto aos factores que continuam de alguma forma a afectar o desenvolvimento das empresas os mais apontados foram os seguintes por ordem de importância (sendo que 50% das respostas obtidas foram de estaleiros):
1 – Falta de mão-de-obra qualificada
2 – Aumento dos custos de produção
3 – Procura mais débil
4 – Aumento das competências
5 – Aspectos fiscais e financeiros que afectam as vendas
6 – Insuficiência de infra-estruturas e serviços.


Luís Albuquerque Costa

Portugueses marcam presença
Neste certame encontramos também alguns estaleiros portugueses com estratégias de penetração no mercado espanhol, nomeadamente a San Remo; Mira Ria, Sea Rib’s….que numa relação preço/qualidade conseguem oferecer produtos bastante competitivos.
Integrados em distribuidores espanhóis encontramos a marca portuguesa Sirius (stand Yamaha Espanha) e a Levantnav no stand da Tecnica.
Luís Albuquerque Costa é mais um dos portugueses que apostou pela primeira vez estar presente neste certame num espaço de 32m² e com alguns novos trabalhos de escultura em madeira. Este artista conta no seu palmarés com vários exposições em certames internacionais e as suas peças constam já em várias colecções particulares e empresariais em Portugal e no estrangeiro.


Bóia


Rodman Muse 54

Novidades em destaque
Não podemos deixar de destacar a Rodman que apresentou em Barcelona o iate Muse 54 em estreia mundial e com design de Fulvio de Simoni. Segundo Jorge Alão da Náutica Riominho este modelo vem revolucionar toda a concepção e design dos barcos de cruzeiro. Quando Fulvio de Simoni aceitou o desafio de criar uma linha completamente nova para este estaleiro, fê-lo estando ciente dum facto muito importante o que quer que fosse criado tinha que ser completamente inovador e diferente. Penso que com este Muse 54 este objectivo foi conseguido. Desde o casco completamente arredondado até à disposição do layout interior estamos na presença dum novo conceito.
A Faeton renova a sua oferta com cerca de 5 novos modelos vocacionados para uma utilização em passeio e na pesca desportiva.
A Duarry apresentou uma nova bóia com uma pequena estação meteorológica que transmite diversa informação entre as quais a intensidade e direcção do vento.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta