Nauticampo 2007, Feira de Sonhos! – Em jeito de balanço

0

Fotos Copyright © Santos Almeida e Lobo do Mar.

Todos os anos os agentes económicos do sector da Náutica de Recreio em Portugal fazem um esforço humano e financeiro elevado para apresentarem aos seus clientes e potenciais o que de melhor têm para oferecer.

O que sobressaiu nesta edição do 40º aniversário da Nauticampo foi um empenho de profissionalismo que tem por finalidade apresentar as marcas com um maior prestígio. A atenção dada à imagem começa a ser uma constante até porque as marcas assim o impõem e na realidade quem beneficia é o visitante/utilizador.


No Pavilhão 1 pudemos encontrar os veleiros, catamarans, barcos a motor de maiores dimensões, no Pavilhão 2 foram os semi-rígidos, barcos a motor, motores, motos de água, electrónica e equipamentos de praticamente todas as marcas representadas em Portugal. Ainda de salientar o aspecto inovador de algumas das empresas representantes dos iates de maior dimensão terem optado por fazer uma exposição na água com possibilidade de saídas da Doca do Espanhol em Alcântara, foi o caso da Primeyates que tinha disponíveis modelos da Pershing e Ferretti. A Sea Way, representante dos Lagoon foi outra das empresas que apostou na mostra de barcos na água.


Aspecto da conferência subordinada ao tema: Turismo Náutico nas zonas ribeirinhas do rio Tejo

Pode ser que se a Marina do Parque das Nações for rapidamente viabilizada esta seja uma solução a adoptar no futuro por mais marcas de barcos.
A par e passo com esta exigência de profissionalismo de salientar, e ao jeito doutros certames internacionais, a organização de pequenas festas mais ou menos sofisticadas que também pautaram esta edição de aniversário da Nauticampo, nomeadamente o 50º aniversário da Jeanneau foi assinalado pela Marítima; a Ouro Iates apresentou a sua nova representada Astondoa; etc…


Francisco Lobato entrega ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa o Diário de Bordo

Existiu igualmente o mérito por parte da Organização do certame de trazer à Nauticampo algumas conferência de importância relevante nomeadamente a de Francisco Lobato com Marcelo Rebelo de Sousa, a conferência da associação Náutica da Marina do Parque das Nações com uma intervenção do Prof. Carvalho Rodrigues subordinada ao tema “Sonhar o baixo…!”

Também foi a oportunidade da Câmara Municipal de Portimão apresentar o Campeonato do Mundo Powerboat P1 que contou com a presença de Jackie Hunt a única mulher do mundo a ter conquistado o título máximo de Powerboat P1.
Sobre estes assuntos vamos dar destaque nas próximas edições da revista Náutica Press.


Nuvito

Quanto ao mergulho foram várias as conferência organizadas com relevância dada ás várias técnicas de mergulho e destinos de eleição. O Pavilhão 3 foi o palco para a exposição desta actividade, desde as escolas, associações, imprensa e vendedores de equipamentos.
Outro facto digno de nota foi a apresentação de algumas mascotes das marcas nomeadamente o Nuvito da Satsignal e o Plastiminho da Plastimo Portugal.

Quanto aos aspectos menos positivos deste certame serão certamente importantes de serem analisados e melhorados e estamos convictos que é no diálogo entre as partes intervenientes nomeadamente entre expositores e organização que será possível construir algo de positivo


para os certames futuros.
Quanto ao consumidor final que é o visitante da Nauticampo e é para ele que se faz a feira, esse estava satisfeito porque o leque de ofertas foi vasto e é sempre possível escolher em Portugal o equipamento ou barco que se pretende sem ter que ir lá fora.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta