A arte de navegar à vela latina e à vela de tercena, candidata a Património Cultural Imaterial da UNESCO

0

Foi apresentada a candidatura da arte de navegar à vela latina e à vela de tercena para integrar a Lista de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
A candidatura conta com o apoio de diversas entidades e países da região mediterrânica.

No passado dia 31 de março, seis países europeus, liderados pelo Ministério da Croácia, apresentaram uma candidatura para salvaguardar a prática da navegação em embarcações com vela latina e vela de tercena — um património de elevado valor identitário e cultural.

Esta candidatura conta com o apoio da Direção-Geral de Cultura Popular e de vários países membros da Associação de Museus Marítimos do Mediterrâneo (AMMM), entre os quais o Museu Marítimo de Barcelona.

Todos os museus colaboraram em coordenação para definir, numa fase inicial, os conteúdos da candidatura, sempre com o apoio das associações praticantes da navegação à vela latina.

A arte de navegar à vela latina e à vela de tercena engloba o conjunto de conhecimentos e competências que permite a uma pessoa navegar numa embarcação impulsionada por vela latina ou por velame com armamento latino. Este saber baseia-se na experiência, adquirida através da prática, e que tradicionalmente tem sido transmitido por via oral e prática, de geração em geração, ou entre indivíduos experientes e aprendizes.
A inclusão desta arte na lista de património cultural imaterial da UNESCO visa garantir a sua preservação, salvaguarda e transmissão às gerações futuras. Fonte: Museu Marítimo de Barcelona

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta